Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Selecção Nacional observa folga hoje

Silva Cacuti - 06 de Julho, 2016

Equipa de Felipe Cruz descansa no período da tarde

Fotografia: José Soares

No segundo dia de trabalho efectivo, a selecção nacional sénior feminina, que prepara a participação nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, observa hoje descanso no período da tarde. A folga constante do programa de preparação é a primeira de quatro previstas até ao dia 23, quando o conjunto encerrar o ciclo no país.

Durante o período da manhã, não há folgas. A próxima está prevista para a tarde do dia 9. Há ainda uma folga prevista para o dia 20 e a última no dia 23, que antecede o embarque para o palco da competição, previsto para o dia 24 de Julho.

A primeira sessão de hoje está agendada para trabalhos de campo, a partir das 6h30 no pavilhão principal da Cidadela Desportiva.
Nestes trabalhos de campo, o treinador Feklipe Cruz procura melhorar o aspecto defensivo e trabalhar na transição defesa -ataque, com o objectivo de levar a equipa a cometer o menor número de falhas técnicas.

O grupo começou ontem a preparar-se e conta com duas ausências. Trata-se da meia-distância central Vilma Nenganga, que disputa o campeonato mundial com a selecção nacional júnior feminina, e a guarda-redes Neide Barbosa, que está fora do país a efectuar exames médicos.

O resto do grupo apresentou-se ao trabalho e fez a dupla sessão do dia. A preparação começou no período da manhã com trabalho de ginásio no ex-RI20 e continuou à tarde com trabalho de campo no pavilhão da Cidadela Desportiva.

A selecção nacional prevê realizar alguns jogos no país com equipas juniores envolvidas no campeonato provincial de Luanda. Outros jogos, a outro nível, podem ser efectuados no Brasil, onde se espera interagir com outras equipas olímpicas.

O seleccionador nacional, Filipe Cruz, convocou as atletas Cristina Branco, Isabel Guialo, Lurdes Monteiro, Luísa Kiala, Wuta Dombaxe, Juliana Machado, Natália Bernardo, Albertina Cassoma e Liliana Venâncio (1º de Agosto). Teresa Almeida, Azenaide Carlos, Vilma Nenganga e Magda Cazanga (Petro de Luanda); Neide Barbosa e Janeth dos Santos (Progresso do Sambizanga).

A selecção nacional participa nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro depois de estrear-se em Atlanta'1996 e participações em Sidney'2000, Atenas'2004, Beijing'2008 e Londres'2012.