Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Senhoras intensificam preparao na Hungria

Silva Cacuti - 21 de Novembro, 2013

As campes africanas voltam a defrontar as brasileiras cinco meses depois do torneio realizado no ms de Julho no Brasil

Fotografia: Jornal dos Desportos

A Selecção Nacional Sénior feminino de andebol e a Selecção do Brasil efectuam esta semana um treino conjunto, no âmbito da preparação para o XXI Campeonato do Mundo, que se disputa na Sérvia de 6 a 22 de Dezembro. As duas equipas estão na Hungria em estágio para a prova mundial, além do treino conjunto, vão efectuar também um jogo particular.O Seleccionador Nacional, Vivaldo Eduardo disse ao Jornal dos Desportos, que o treino conjunto está marcado para o dia 24 do corrente, e no dia seguinte as duas formações defrontam-se.

Angola e Brasil únicas equipas lusófonas, que marcam presença regular em campeonatos mundiais, têm boas relações, que resultam em parcerias como o treino conjunto.Lembrar, que em Julho passado a Selecção Nacional foi ao Brasil disputar três jogos particulares, a convite da Confederação Brasileira de andebol, já inseridos na preparação para o campeonato mundial da Sérvia.

Antes da actividade programada com a selecção do Brasil, a Selecção Nacional vai defrontar a equipa eslovena do Krim, no primeiro jogo amigável previsto neste estágio. De 29 do corrente a 1 de Dezembro, o “sete” nacional vai participar num mini-torneio em que participam as selecções da Sérvia, Croácia e Tunísia. De recordar que Natália Bernardo, Albertina Cassoma, Marta dos Santos e Maria Pedro vão integrar o grupo a tempo de disputar o torneio.

A Selecção Nacional estagia na Hungria, integra as atletas: Cristina Branco e Teresa Almeida (guarda-redes); Isabel Guialo, Lurdes Monteiro, Rossana Kitongo, Luísa Kiala, Magda Cazanga, Marcelina Kiala, Liliana da Paixão e Lisandra Salvador (meias-distâncias), Joelma Viegas e Iracelma Silva (pontas) e a  pivô Anastásia Sibo.

A Selecção Nacional vai jogar a primeira fase do campeonato mundial inserida no grupo C, cuja sede é a cidade de Zrejanin. Integram o grupo C as selecções de Angola, Espanha, Noruega, Argentina, Paraguai e Polónia. O grupo A é composto pelas selecções de Montenegro, Holanda, França, Coreia do Sul, Congo Democrático e República Dominicana. As equipas da Dinamarca, Brasil, Sérvia, China, Japão e Argélia jogam no grupo B, ao passo que o grupo D é composto pelas selecções da Hungria, Alemanha, Roménia, República Checa, Tunísia e Austrália. Na XX edição do Campeonato Mundial, disputada no Brasil, a Selecção Nacional ficou na oitava posição.

PREPARAÇÃO
Augusto Dinzeia integra Selecção Nacional


O pivô do 1º de Agosto, Augusto Pedro Dinzeia “Gugú” integra hoje o grupo da pré-selecção nacional sénior masculino de andebol, que desde segunda-feira projecta, em Luanda, a participação no campeonato africano de Argel. O atleta tinha sido dispensado para tratar de assuntos pessoais na Europa, já está no país, e hoje deve engrossar o grupo dos convocados pelo seleccionador nacional Filipe Cruz.

O guarda-redes Edmilson Gonçalves, por razões académicas, ainda não se apresentou aos trabalhos da pré-selecção, tal como Liliano Pedro a contas com uma lesão, e Elias António a evoluir na Europa deve apresentar-se no próximo mês.A Selecção Nacional trabalha no país até finais de Dezembro, segue depois para Banja Kalunga, na Sérvia, onde vai cumprir estágio pré-competitivo, durante o qual prevê realizar seis jogos, entre os dias 4 e 13 de Janeiro.

A Selecção Nacional sétima classificada da última edição do campeonato africano, vai à Argélia com o objectivo de ficar na quarta posição, de acordo com a deliberação saída da reunião entre dirigentes da Federação Angolana de Andebol (Faand), atletas e membros da equipa técnica, na última segunda-feira.Angola vai jogar a primeira fase do africano inserida no grupo B, com a equipa da casa, Argélia, Marrocos, Congo, RDC e Nigéria. No grupo A estão as formações da Tunísia, campeã africana em título, Egipto, Senegal, Camarões, Gabão e Líbia.

Filipe Cruz fez uma convocatória em que mistura a experiência dos veteranos com a euforia da juventude. Na convocatória com 19 nomes, o realce vai para as inclusões de Edmilson Gonçalves, guarda-redes da Marinha de Guerra, e a ponta Edgar Abreu, do Petro de Luanda. Felipe Cruz trabalha com guarda-redes: Giovany Muachissengue (1º de Agosto), Edmilson Gonçalves (Marinha de Guerra) e Custódio Gouveia (Interclube); meia-distâncias: Adelino Pestana, Sérgio Lopes e Yuri Fernandes (Interclube), Edvaldo Ferreira, Romeu Hebo e Manuel Nascimento (1º de Agosto); pivôs: Augusto Pedro e Gabriel teca (1º de Agosto), Fernando Teca (Interclube); pontas: Elsemar Pedro, Adilson Maneco, Belchior Kamuanga (1º de Agosto), Liliano Pedro (Interclube de Benguela), Osvaldo Mulenessa (Kabuscorp do Palanca), Elias António (FC Porto) e Edgar Abreu (Petro de Luanda).