Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Sérgio Lopes entre os artilheiros

Silva Cacuti - 27 de Janeiro, 2017

Atleta do 1º de Agosto foi a melhor unidade da Selecção Nacional

Fotografia: Jornal dos Desportos

Há dois dias da final do 25º Campeonato Mundial de andebol sénior masculino em que a Selecção Nacional acabou na última posição, o seu principal jogador, Sérgio Lopes, figura entre os goleadores da competição. O jogador do 1º de Agosto é o segundo da lista com 47 golos, atrás do macedónio Lazarov Kiril que apontou 50 golos.

Atrás de si está o tunisino Bannour Amine que marcou 45 vezes, mas tal como Sérgio, nenhum dos quatro primeiros da lista (integra também o sueco Ekberg Niclas, 43 golos) está em competição.

O jogador angolano, que em França fez a sua terceira presença em campeonatos do mundo, apresenta uma eficiência de 53 por cento, enquanto o sueco, quarto da lista, tem 72 por cento.  A Selecção Nacional fez sete jogos sem qualquer vitória e o seu meia-distância logrou uma média superior a seis golos por jogo. À saída da selecção para o estágio, o atleta tinha prometido fazer recurso à sua experiência para ajudar o grupo na busca da melhor prestação possível.

A prestação da Selecção Nacional, comandada por Alexandre Machado, ficou marcada por uma má preparação, consubstanciada em poucos dias de trabalho no país em difíceis condições. A essa situação junta-se um estágio em Portugal, em que efectuou quatro jogos em dias seguidos. Para agravar a prestação soma-se ainda a lesão de algumas peças fundamentais do plantel, como Show Baby e Giovani Muachissengue.

Na sua última participação, há 10 anos, Angola tinha-se quedado na 21ª posição.

Hoje, o Campeonato Mundial vai definir o segundo finalista que vai sair do encontro entre a surpreendente Croácia e a Noruega, às 20h45. Ontem, para a primeira meia-final, jogaram a anfitriã França e a Eslovénia.

Amanhã está agendado para as 21h00 a partida de atribuição do terceiro lugar. A grande final joga-se no domingo, às 17h30.