Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Treinadores abordam qualidade técnica

07 de Maio, 2017

Treinadores estão preocupados com a qualidade técnica dos atletas e vão abordar o assunto em fórum durante dois dias sob égide do Faand

Fotografia: Kindala Manuel

Preocupados com a qualidade técnica do andebol no país, os treinadores das principais equipas reúnem nos dias 12 e 13 do corrente, no designado \"Fórum de Treinadores\", organizado pela coordenação Técnica da Federação Angolana de Andebol (Faand).

\"É um encontro de trabalho que vai tratar de regulamentos pedagógicos para a melhoria da performance dos atletas no futuro\", disse Vivaldo Eduardo, membro da coordenação técnica da Faand. Para o encontro foram chamados técnicos de Luanda e de Benguela e alguns árbitros, segundo o nosso interlocutor.\"A ideia é que as resoluções deste fórum sejam submetidas à apreciação da Assembleia-geral da Faand para a sua aprovação e consequente implementação\", sustentou.

Entre as contribuições para a melhoria da qualidade técnica a serem abordadas, constam o \"ajuste das idades das competições nacionais às das competições internacionais\". Os treinadores vão também avaliar \"a possibilidade da redução do número de anos de diferença entre as categorias  de competição, dos actuais quatro anos, para dois\".

A implementação do mini andebol, do andebol total e a proibição da marcação individual exclusiva aos praticantes mais evoluídos antes dos 17 anos são outros aspectos a serem abordados. A realização do fórum está inserida nas actividades que visam saudar o 20 de Maio, dia nacional do andebol, quadro em que se insere também a realização da Assembleia-geral da Faand a 26 do corrente. As associações provinciais estão orientadas para liderarem, localmente, a realização de actividades que visam a celebração do dia nacional do andebol.