Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Troféu Unitel prossegue animado

01 de Setembro, 2014

Federação Angolana de Andebol procedeu no sábado à cerimónia de abertura da prova que decorre no Pavilhão Multiuso do Kilamba

Fotografia: Jornal dos Desportos

Hoje fica definido o quadro para os quartos-de-final do campeonato nacional feminino de andebol, designado "Troféu Unitel", que Luanda acolhe no pavilhão multiusos do Kilamba, desde 28 do corrente.Todas as oito equipas envolvidas na disputa do campeonato passam para a outra fase da prova, mas, após a disputa da jornada de hoje, fica-se a saber os emparceiramentos para a nova fase do campeonato. O 1º de Agosto, campeão nacional, e o Petro de Luanda, vice-campeão, vão terminar nas lideranças dos grupos B e A, respectivamente, uma vez que, à entrada da derradeira jornada, seguem invictos. Nos quartos-de-final, o 1º classificado de um grupo defronta o último do outro, enquanto o 2º mede forças com o 3º do grupo contrário.

Os dois grupos preliminares disputam simultaneamente hoje as derradeiras jornadas. No grupo A, o líder, Petro de Luanda, recebe às 11h00 a equipa da Marinha de Guerra que tem os mesmos seis pontos na segunda posição. As petrolíferas, sob comando de Vivaldo Eduardo, têm razões para o favoritismo que se lhes atribui. Tal vem de um plantel reconhecidamente superior ao das antagonistas e também de um historial de vitórias único a nível continental.Para abrir a ronda, às 9h00, as equipas lobitangas do Electro e da Casa do Pessoal do Porto do Lobito defrontam-se, para apurar a que fica com a lanterna vermelha do grupo. No grupo B, onde o 1º de Agosto dita regras, as comandadas de Victor Chikoulaev jogam, às 15h00, diante da regressada equipa do Kabuscorp do Palanca.

As palanquinas vão esforçar-se em minimizar os números da goleada, enquanto para as campeãs nacionais é mais um jogo para projectar a fase seguinte da prova. No jogo de maior interesse, o Progresso do Sambizanga e Asa decidem quem fica com o segundo lugar do grupo. O favoritismo recai para a turma sambila, embora as aviadoras tenham jogo suficiente para contrariar.

MASCULINOS
FECHAM PRIMEIRA VOLTA


Com o líder da primeira volta, 1º de Agosto, a cumprir dia de folga, a derradeira ronda do campeonato nacional masculino de andebol "Troféu Unitel" não traz jogos com alto grau de competitividade. Nas duas partidas previstas, há um claro vencedor pré-definido.Quando descerem ao piso do pavilhão multiusos do Kilamba, atletas, adeptos e dirigentes do Petro de Luanda já estão convictos de que só a ocorrência de factos extraordinários pode impedir a sua vitória ante o inexperiente Progresso da Lunda Sul.

Com uma pequena variação na correlação de forças, o que foi dito sobre o Progresso serve para descrever a actuação que se espera da equipa da Marinha de Guerra Nacional. Os marinheiros de João Florêncio Júnior não podem ombrear com os polícias que almejam o título nacional.Tony Costa, timoneiro dos polícias, sabe que para chegar ao título não pode permitir veleidades de adversários da estirpe da Marinha de Guerra. O campeonato masculino disputa-se em pole única, a duas voltas. O 1º de Agosto é o campeão nacional.

No sábado, à margem da disputa dos jogos calendarizados, a Federação Angolana de Andebol (FAAND) procedeu à cerimónia de abertura da prova, em acto que contou com a presença do director nacional dos Desportos, António Gomes, em representação do ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, presidentes dos clubes participantes e representantes das entidades patrocinadoras da FAAND.