Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Zaire reaparece em provas nacionais

Silva Cacuti - 13 de Dezembro, 2014

Os nacionais de andebol disputam-se em Janeiro na cidade do Lubango e o Zaire vai aparecer novamente a competir ao mais alto nível

Fotografia: Nuno Flash

Perde-se  na memória do tempo a última representação daquela província  numa competição organizada pela Federação Angolana de Andebol (Faand). De acordo com um comunicado da Faand chegado à nossa redacção, 32 equipas vão disputar a prova, divididas em 17 femininas e 15 masculinas.

Findas as inscrições, a cinco do mês corrente, registava-se um atraso por parte das equipas e a Faand, deu uma moratória que permitiu que se chegassem às 17 equipas femininas, mesmo número do ano passado e 15 equipas masculinas, mais sete que no mesmo período.

O maior número de equipas tem a ver com as aparições do Zaire, com uma equipa, Huambo, com duas, Huíla, Kuando Kubango, duas equipas e Cunene, com uma equipa.

As províncias de Luanda, Benguela, Namibe, Moxico, Uíge e Lunda Sul já estiveram representadas na prova passada.

A prova de juvenis vai ser disputada  numa primeira fase, em que as equipas vão estar  agrupadas em séries, (3). A segunda fase, quartos de final, vai ser disputada por oito equipas,  as duas primeiras de cada série, mais as duas melhores terceiras classificadas. Segue-se, depois, a disputa da meia-final e final. Há ainda a disputa de classificativas.O Asa é campeão em título em juvenis feminino, enquanto o 1º de Agosto detém o título masculino.

JUNIORES
A prova de juniores quebrou as quotas de participação definidas pela última Assembleia da Federação Angolana de Andebol (Faand) que definiu, para Luanda um máximo de quatro equipas e Benguela três equipas.A quebra das quotas tem a ver com a autorização pela direcção da Federação de inscrição das equipas campeãs nacionais em título e a atribuição à província de Benguela, na condição de anfitriã, a inscrição de mais uma equipa masculina e outra feminina.

Luanda inscreve assim cinco equipas femininas e outras tantas msculinas. A província de Benguela inscreveu quatro equipas femininas, mas apenas duas masculinas.Nesta classe, a novidade é a inscrição das equipas do Progresso da Lunda Sul, em feminino, e Construtores do Uíge, em masculino. O 4 de Abril da Lunda Sul que tinha disputado a prova masculina e feminina no ano passado vai ser o grande ausente.

O Marítimo de Benguela reaparece, em feminino e em masculino, a província anfitriã inscreve o Inter de Benguela e os Amigos do Lobito.

A XXXV edição dos campeonatos nacionais disputa-se em Benguela de 18 a 31 de Janeiro de 2015.  O 1º de Agosto é campeão nacional masculino e feminino.