Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

1 de Agosto campeo da fase regular

Juscelino da Silva - 01 de Abril, 2019

O 1 de Agosto venceu a fase regular do Unitel Basket

Fotografia: Edies Novembro

Com a vitória de sábado diante do Vila Clotilde por 99-55, o 1º de Agosto venceu a fase regular do Unitel Basket 2018/2019. A equipa de Paulo Macedo, desde cedo, demonstrou ser a mais regular da competição. Os resultados obtidos justificam a posição na tabela de classificação.

Em trinta e dois jogos, os militares conseguiram 29 vitórias, número que deixa satisfeito a equipa técnica liderada por Paulo Macedo, Aníbal Moreira e Miguel Lutonda. O 1º de Agosto anotou 3.157 pontos e sofreu 2.238. A equipa do Rio Seco tem ainda um cesto positivo de 919 pontos. Os militares vão motivados para os play-off. Paulo Macedo e a rapaziada mantêm o objectivo de revalidar o título de campeão nacional. Para lograrem o feito, a direcção de Raul Hedrick reforçou a equipa sénior masculino com a entrada do extremo-poste norte-americano Andres Harris. 

Por sua vez, o Petro de Luanda vai cimentar a segunda posição da prova com 60 pontos, caso vença amanhã o Interclube no pavilhão principal da Cidadela Desportiva. Na sexta-feira, na abertura da nona jornada e última jornada, os petrolíferos visitaram e venceram o Atlético Sport Aviação por 114-100. Lazare Adingono defrontou um ASA sem o treinador principal Carlos Dinis e o adjunto Cesaltino Reis. A orientação da equipa ficou a cargo do poste Reggi Moore e do base Milton Barros, que conciliavam o campo e orientação da equipa. A equipa aviadora conseguiu marcar cem pontos aos petrolíferos, numa clara demonstração de falta de defesa na equipa orientada pelo camarones Lazare Adingono.

Noutras partidas, o 1º de Agosto derrotou o Interclube por (79-73), ao passo que a Universidade Lusíadas recebeu e venceu a Academia Helmarc por 97-94, a Marinha de Guerra derrotou o Futebol Clube Vila Clotilde por 96-87. No cumprimento da nona jornada, o 1º de Agosto venceu o Vila Clotilde por 90-55.Classificação: 1º de Agosto (61), Petro de Luanda (58), Interclube (52), ASA (50), Marinha de Guerra (48), Lusíadas (46), Vila Clotilde (41), Helmarc Academia (39) e Desportivo Kwanza (33). 

             
TORNEIO
Maculusso conquista \"street basket\" 



A equipa de basquetebol de rua o Maculusso conquistou, ontem, no pavilhão principal da Cidadela Desportiva, a primeira edição do Torneio Amigos do Basquetebol. Os rapazes do bairro Maculusso derrotaram na final os do bairro do Jumbo por 65-63.O equilíbrio pintou todo o jogo. A equipa do Jumbo liderou o primeiro e o segundo quarto com o placard a exibir 27-16 e 37-33. 

No reatamento, os meninos do Jumbo entraram melhor na partida e obrigaram os do Maculusso a mudar de estratégias de jogo de forma a anular as investidas. Mesmo com a pressão, os do Jumbo conseguiram reduzir a desvantagem de 36-43 para 48 - 49, resultado com que terminou o terceiro quarto. 

No quarto e último período, o equilíbrio foi a tónica dominante. O Maculusso tirou proveito dos erros de finalização do Jumbo e fugia no placard. Quando faltavam dois minutos para o final da partida, o Jumbo aproximou-se do resultado e levou os adeptos das duas equipas ao delírio. O Jumbo tentou de várias formas passar à frente do marcador e vencer a partida, mas foi o Maculusso que levou a melhor, fruto da boa dinâmica ofensiva. No final, o placard registou 65-63, vitória do Maculusso.

Alguns adeptos insurgiram-se com a dupla de arbitragem composto por David Manuel e António Samuel. O poste do Maculusso, Edson Hilukilwa, foi o cestinha da partida com 17 pontos, seguido por Gerson Fernandes, do Jumbo, com 12.O Vila Alice logrou o terceiro lugar da competição ao derrotar a Centralidade do Kilamba por 105-110.

 

FEMININO

Em regime experimental, os Amigos do Basquetebol também inseriu, em paralelo, um torneio feminino disputado por quatro equipas no sistema de todos contra a todos a uma volta. A equipa de Ex-Praticantes conquistou o torneio, seguido das Amigas da Vila Alice, Malta e Academia de Malanje.No último jogo disputado ontem, no pavilhão da Cidadela Desportiva, as Ex-Praticantes derrotaram as Amigas da Vila Alice por 66-47 e a Malta cilindrou a Academia de Malanje por 59-33.A organização do torneio Amigos do Basquetebol, às expensas do Maculusso e com apoio técnico da Associação Provincial de Basquetebol de Luanda, ofereceu medalhas e certificados de mérito às equipas participantes.