Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

1 de Agosto e Dolphins decidem a liderana

Melo Clemente - 02 de Dezembro, 2015

Equipa militar quer terminar a fase preliminar invicta

Fotografia: Jos Cola

As formações do 1º de Agosto e do Dolphins da Nigéria defrontam-se hoje a partir das 18h00, no Pavilhão Multiusos do Kilamba, em partida referente à quinta e última jornada da fase preliminar do Grupo A da XXI edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos, desafio que define o primeiro classificado do grupo.

As duas equipas partilham  a liderança do Grupo A, com oito pontos, fruto de quatro vitórias, em igual número de partidas.Depois de enfrentar equipas menos cotadas nas primeiras quatro jornadas, a equipa rubro - negra que persegue o segundo anel continental, vai ter esta noite o verdadeiro teste diante da formação do Dolphins da Nigéria.

Jaime Covilhã, técnico principal do Clube Central das Forças Armadas Angolanas, espera que as suas pupilas apresentem-se hoje ao mais alto nível, a fim de suplantarem as nigerianas e conquistarem o primeiro lugar da tabela classificativa do Grupo A da fase preliminar da XXI edição da Taça dos Clubes Campeões da "bola ao cesto".

A veterana Nacissela Maurício tem passado ao lado da competição, ao contrário da Leia Dongue, moçambicana, Ana Gonçalves, internacional angolana, para além da senegalesa Maimouna Diarra. As três atletas têm sido as principais figuras da formação militar que está fortemente apostada na conquista do título da XXI edição da Taça do Clubes Campeões Africanos da "bola ao cesto", depois de ter arrebatado o seu primeiro anel continental em 2006, prova disputada no Gabão.

Entretanto, embora possua um troféu continental, a formação do Rio Seco conta  com sete finais nesta competição. Fineza Eusébio vai ser mais uma vez chamada a assumir a condução das acções ofensivas do 1º de Agosto, a par da veterana Isabel Francisco que tem estado igualmente em bom plano nesta fase da competição.

A equipa militar está proibida de cometer erros, sob pena de ser vencida pelas nigerianas que apresentam um conjunto coeso, para além da eficácia nos lançamentos à longa distância.

A formação do Dolphins da Nigéria vai seguramente contrariar o favoritismo da formação militar. Em declarações ontem à comunicação social, o técnico principal da formação nigeriana, Ochuko Okworogun, reconheceu que vão ter pela frente uma forte equipa, mas tudo vão fazer para ultrapassar a equipa angolana.

"Estamos conscientes que amanhã (hoje) vamos enfrentar uma forte equipa. Creio que vai ser uma partida de desfecho imprevisível, a julgar pela qualidade das duas equipas", prognosticou o técnico nigeriano.Perspectiva-se uma boa partida, a equipa que souber explorar convenientemente os erros do  adversário, deve chamar a si a conquista dos dois pontos em disputa.

Claque da Boa Fé
participa da festa

A claque do 1º de Agosto da Boa Fé  tem participado de forma activa na festa da XXI edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos, prova que hoje tem agendada a quinta e última jornada da fase preliminar dos grupos A e B. Cerca de cinco dezenas de jovens, provenientes do município de Viana, mais concretamente do bairro da Boa Fé têm marcado sistematicamente presença no Pavilhão Multiusos do Kilamba, com o propósito de apoiar a equipa sénior feminina do 1º de Agosto.

Aliás, das 12 formações que disputam a XXI edição da Taça dos Clubes campeões Africanos, as formações do 1º de Agosto e do Grupo Desportivo Interclube são as únicas que contam com uma avalanche considerável de apoiantes. Neste particular, a formação do  Clube Central das Forças Armadas Angolanas tem estado melhor representada com a claque da Boa Fé.

Os cânticos e batucadas  da claque do 1º de Agosto da Boa Fé, têm dado outro aspecto ao Pavilhão Multiusos do Kilamba que continua "órfão" de adeptos amantes da "bola ao cesto".

TAÇA DOS CAMPEÕES
Resultado da Fase Preliminar

                                            Dia 27

Barco Star – Maculusso --------- (61-67)
INSS da RDC – Interclube ------  (44-56)
USIU do Quénia - Ferroviário --- (64-69)

                                                Dia 28
INSS –First Bank da Nigéria ----(74-80)
USIU – KCCA -----------------------(47-57)
 Maculusso –Dolphins --------------(58-85)
 Interclube- Ferroviário-------------(63-64)
 Barco Star – 1º de Agosto-------- (25-119)

                                                Dia 29
Ferroviário – KCCA----------(62-47)
Barco Star – Radi -----------(41-69)
INSS - USIU ------------------(85-80)
Dolphins –INJS---------------(56-46)
First Bank – Interclube------(66-70)
1º de Agosto-Maculusso------(58-37)

                                                Dia 30
Radi- Dolphins -----------–(57-68)
KCCA- First Bank-----------(71-87)
INJS -1º de Agosto--------(40-58)

                               Dia 1 de Dez
Dolphins- Barco Star----(105-75)
First Bank- USIU----------(89-63)
Maculusso- INJS----------(51-55)
Ferroviário- INSS---------(68-57)
1º de Agosto-Radi-------(82-36)

                                    Dia 2 de Dez
INSS- Barco Star--------
KCCA-INSS--------------
Maculusso-Radi------
First Bank- Ferroviário---
1º de Agosto- Dolphins---
Interclube-- USIU--------


Grupo B
Ferroviário e First Bank
centralizam as atenções


As equipas do Ferroviário de Maputo e  do First Bank da Nigéria jogam hoje a partir das 16h00, no Pavilhão Multiusos do Kilamba, a partida de maior destaque da quinta e última jornada do Grupo B da fase preliminar da XXI edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos. A equipa moçambicana lidera o Grupo B, com oito pontos, resultante de quatro vitórias, em igual número de partidas, seguida pelas formações do Interclube e do First Bank da Nigéria, ambas com sete pontos cada.

Motivadas com o triunfo obtido frente ao Grupo Desportivo Interclube, a actual campeã africana, as moçambicanas vão lutar para vencer esta tarde as nigerianas, para  terminarem a fase preliminar de forma invicta.

O First Bank conta  com uma derrota na fase preliminar, diante do Interclube, com quem perdeu por 66-70, vai tudo fazer para evitar um segundo desaire nesta etapa da competição.As duas equipas têm estado a exibir-se em alto nível, pelo que, perspectiva-se uma partida equilibrada, logo mais.Transitam para a fase seguinte, as quatro primeiras classificadas de cada grupo, que no sistema cruzado, o primeiro com o quarto, disputam os quartos-de-final.
M.C

JOGO FACIL
Formação do Interclube em dia relaxe

A formação do Grupo Desportivo Interclube tem hoje tarefa facilitada, quando defrontar a partir das 20h00, no Pavilhão Multiusos do Kilamba, a similar do USIU do Quénia, em partida referente a quinta e última jornada do Grupo B da fase preliminar da XXI edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos.

A equipa adstrita a Polícia Nacional que partilha o segundo lugar do grupo com o First Bak da Nigéria, ambas com sete pontos, vai procurar terminar a fase de grupos de forma vitoriosa. Aliás, a USIU do Quénia é uma das formações mais fraca deste grupo, pelo que, o triunfo das comandadas de Manuel Sousa "Necas" não vai estar seguramente em causa.

Com um plantel recheado de valores individuais, onde se destacam as norte-americanas Italee Lucas e  Sequoia Holmes, para além das internacionais angolanas Catarina Camufal, Merecia Fernandes, Rosemira Daniel, Ângela Cardoso, Nadir Manuel, Angelina Golome e Ngiendula Filipe, as polícias se apresentam como principais favoritos à conquista dos dois pontos em disputa.

Com maior ou menor dificuldade a formação do Interclube vai conseguir a sua quarta vitória na fase de grupos. Já o Grupo Desportivo O Maculusso que ontem forçou o prolongamento, diante do INJS dos Camarões, com quem perdeu por 51-55, quando ao cabo dos 40 minutos registava-se uma igualdade a 49 pontos, vai defrontar  o Radi da República Democrática do Congo.

As emoções da "bola ao cesto" começam às 10h00, quando o INJS dos Camarões defrontar o Berco Stars do Burundi, para a quinta jornada do Grupo A. Duas horas mais tarde, o KCCA do Uganda recebe o INSS da República Democrática do Congo, em partida referente a quinta jornada do Grupo B.
Amanhã, para o acerto de calendário, o Radi da RDC defronta o INJS dos Camarões a partir das 11h00, no Pavilhão Multiusos do Kilamba.M.C

IMBATÍVEIS
Militares cilindram Radi

A equipa sénior feminina do 1º de Agosto consolidou o primeiro lugar do Grupo A, ao derrotar ontem, no Pavilhão Multiusos do Kilamba, a similar do Radi da República Democrática do Congo, por expressivos 82-36, em partida referente a quarta jornada da fase preliminar da XXI edição da Taça dos Clubes Campeões da "bola ao cesto".

Ao cabo dos primeiros 20 minutos, as pupilas de Jaime Covilhã, venciam já por uma margem confortável de 28 pontos (43-15). Mais esclarecidas quer a atacar, quer a defender, a equipa rubro e negra não encontrou qualquer resistência por parte da sua opositora, que rendeu-se a superioridade da formação angolana. O resultado final (82-36), atesta perfeitamente a supremacia evidenciada pela equipa militar que mantém o sonho de conquistar pela segunda vez o anel continental.

A formação congolesa somou a sua segunda derrota na competição. Ainda ontem, o Dolphins da Nigéria bateu o Berco Stars do Burundi, por 105-75, ao passo que o First Bank derrotou o USIU do Quénia, por 89-63. O Grupo Desportivo Interclube cilindrou ontem o KCCA do Uganda, por expressivos 87-32.

Maculusso força 
prolongamento

A equipa do Grupo Desportivo O Maculusso consentiu a sua terceira derrota consecutiva na prova, ao perder ontem diante do INJS dos Camarões, no Pavilhão Multiusos do Kilamba, por 51-55, após prolongamento, desafio que contou para quarta jornada do Grupo A da fase preliminar da XXI edição da Taça dos Clubes campeões Africanos.

Ao cabo do tempo regulamentar, as duas equipas encontravam-se igualadas a 49 pontos. A falta de concentração nos minutos finais do prolongamento ditou a terceira derrota das pupilas de Fernando Sapalo, técnico que ainda sonha com a qualificação para os quartos-de-final.
M.C