Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

1º de Agosto de pedra e cal

Juscelino da Silva - 12 de Fevereiro, 2018

1º de Agosto impôs-se ao Interclube e mantém as atenções no título do campeonato nacional

Fotografia: Mota Ambrósio | Edições Novembro

A equipa sénior masculina do 1º de Agosto continua na liderança da quadragésima edição do campeonato nacional sénior masculino de basquetebol, vulgo Unitel Basket.  A equipa de Paulo Macedo superou no sábado, no pavilhão do Kilamba, o Interclube, por 87-65, no  jogo de maior cartaz da nona jornada da segunda volta da competição.
Numa partida dominada pelo equilíbrio, em que as equipas apresentavam argumentos técnicos para levar a melhor, os rubro-negros foram mais consistentes no jogo interior, com o poste Eduardo Mingas a ser a unidade de maior destaque no desafio,
Os militares dominaram o primeiro período da partida, vencendo por 22-17. No segundo, o confronto a disputa manteve-se renhida com os polícias mais certeiros, chegando a igualar o marcador (35-35 ),  mas a falta de serenidade do seu sector ofensivo acabou por deixar escapar o resultado fixado em 39-35. No terceiro período,   os comandados de Paulo Macedo entraram dispostos a arrumar a historia do jogo, com o poste Eduardo Mingas a ser dono e senhor de baixo das tabelas, levando os militares para uma diferença de 11 pontos.
No último período, os policias ficaram sem argumentos para travar a avalanche ofensiva da turma do Rio Seco, fruto da pressão defensiva do adversário que soube anular as suas investidas, fixando o resultado final em 87-65. Eduardo Mingas, com 21 pontos e oito ressaltos foi o cestinha do jogo.
No final da partida, o técnico Paulo Macedo enalteceu  a prestação dos seus pupilos. \"Estão de parabéns os meus rapazes, souberam dominar a partida apesar de o adversário nos ter criado muitas dificuldades sobretudo no quarto inicial\", disse.
Do lado dos polícias, Manuel Sousa \"Necas\" começou por lamentar a falta de serenidade dos seus atletas mas era um homem conformado com o desfecho da partida. \"Em jogos desta magnitude devemos cumprir na íntegra com os princípios fundamentais,  o que deixamos de fazer nalguns momentos. Temos que aceitar que estamos um pouco fragilizados em função das lesões de alguns jogadores, o que certamente acaba por ser bastante penalizado para o grupo\", referiu.
Nas outras partidas referentes à mesma jornada, o Petro de Luanda derrotou o Cris Ngunza de Benguela por expressivos 122-74, tendo Domingos Bonifácio com 23 pontos sido o cestinha da partida. O Sport Libolo e Benfica venceu a Marinha de Guerra por 83-62.
O campeonato nacional \"Unitel Basket\" regista interregno de uma semana em função da disputa do All Star Game e retoma no dia 1 de Março. Antes o Interclube vai à Benguela defrontar o Cris Ngunza na quinta feira.


NA CIDADELA
Pura All Star Game disputa terceira edição


A terceira edição do Pura All Star Game, designado também como jogo das estrelas, disputa-se no próximo fim de semana no pavilhão principal da Cidadela, numa organização da Refriango com o suporte técnico da federação Angolana de Basquetebol (FAB).
O evento acontece durante dois dias (17 e 18), com início à partir das 17h00 e término às 22h00, devendo manter-se o seu figurino, ou seja, juntando os grandes nomes do desporto, da música, das artes (humoristas) e outras figuras públicas nacionais que se vão defrontar entre si.
Nesta edição a organização vai virar a sua atenção para o lado social,  com a entrega de donativos ao lar da terceira idade Beiral, conforme disse Axel Joca, director da prova. \"Temos que continuar a olhar pelos nossos idosos porque amanhã também seremos idosos, e vamos levar donativos ao Beiral\", disse.
Em relação a competição em si, o interlocutor do Jornal dos Desportos frisou que \"este ano, a nossa perspectiva é voltar a organizar jogos entre celebridades, Calado Show vs Fábio Dance, concursos de tríplos, skills challenge, shooting star entre outros atractivos. Este são condimentos para um bom espectáculo\", disse.
Os bilhetes estão a ser comercializados pelo preço único de 1.000,00 Kwanzas no Pavilhão da Cidadela, que terá ainda uma praça de restauração e o apoio da Policia Nacional e do INEMA.
Glofate Buimba, Milton Valente, Fábio Domingos, Gilson Bango, Délcio Sebastião, Wilson Ambrósio, Aldair Carlos, Wilson Cassav, Jonatão Jungo, Dilson Piedade, Keven Albino, Cândido Madureira, Pascoal Konde e Gelson Varada formam a equipa de Rookies, que tem como treinadores Manuel Silva (Gi) e Walter Costa.
Curtis Eugene Allen, Aldemiro João, Armando Costa ,Emmanuel Amauris Quezada, Mohamed Malick, Eduardo Mingas, Fidel Cabita, Manga Pitcho, Childe Dundão, José António, Leonel Paulo Pedro Bastos, André Harris e Reggie Moore formam a equipa de Paulo Macedo que tem como adjunto Manuel Silva (Pipas).
Lazare Andingo conta na sua equipa com os seguintes jogadores Edson Ndoniema, Sebastião Quicuambi, Islando Manuel, Mutau Fonseca, José Salvador, Alexandre Jungo, Gerson Gonçalves (Lukeny), Sekouba Conde, Aboubacar Gakou, Jakel Foster, Olímpio Cipriano, Teotónio Dó, Divaldo Mbunga, Benvindo Quimbamba, cujo adjunto é Osvaldo Fernandes.