Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

1º de Agosto defronta hoje ES Rades

15 de Dezembro, 2014

O Club African e Sporting têm quatro pontos cada, mas os sportinguistas estão com um jogo a menos, a mesma situação em que se encontra o Malabo King da Guiné Equatorial (três pontos).

Fotografia: Nuno Flash

Com o apuramento garantido para os quartos de finais, o 1º de Agosto defronta hoje o anfitrião ES Rades, em partida da quinta jornada da Taça de Clubes Campeões Africanos, que decorre em Tunis, Tunísia. Os angolanos entram em jogo como líder do Grupo B e favoritos à vitória. Paulo Macedo está ciente das dificuldades que pode enfrentar, mas a perspicácia e a destreza dos seus atletas dão garantias de fazerem o pleno. Os apupos provenientes das bancadas são os principais adversários, com que vão enfrentar.

O mesmo não se pode falar de Recreativo de Libolo. Depois de perder na estreia com a equipa Malabo King, da Guiné Equatorial, a equipa de Norberto Alves teve de socorrer do prolongamento para evitar a segunda derrota na competição. Na partida de amanhã, os campeões de Angola defrontam o Sporting de Alexandria, do Egipto.

Na partida de sábado, o extremo norte-americano Eric Coleman foi preponderante na vitória do Libolo sobre Club African da Tunísia por 78-70. Com 15 pontos e 11 ressaltos, Coleman ajudou, em 38min10s em campo, a consumação da segunda vitória da equipa angolana.

Eric Coleman ficou agressivo e revelou a experiência nos últimos minutos de jogo, quando a sua equipa perdia. A 11 segundos do apito, recebeu uma assistência de Milton Barros debaixo da cesta, elevou-se e acertou na tabela adversária, empatou a partida em 62 pontos. No prolongamento forçado, Coleman viu o esforço “premiado”. No tempo extra, o norte-americano destacou-se com seis dos 16 pontos da equipa do Cuanza Sul, contra oito do adversário, que consentiu a segunda derrota em casa.

O Libolo esteve em desvantagem durante a maior parte do jogo. O Club Africano entrou melhor e com quatro triplos seguidos, além de outros, detinha 16 pontos de avanço (3-19) no quarto inicial. Os angolanos conseguiram a maior aproximação no placar (33-35) no terceiro período. A sua recuperação começou no segundo quarto, que venceu por 18-13, apesar de ter saído para o intervalo em desvantagem de 30-35.

Foi notório o sentido de responsabilidade e capacidade dos comandados de Norberto Alves. Os atletas suportaram toda a adversidade das bancadas, como apupos constantes. O Libolo volta a jogar, amanhã, com o Sporting de Alexandria, do Egipto. O Club African e Sporting têm quatro pontos cada, mas os sportinguistas estão com um jogo a menos, a mesma situação em que se encontra o Malabo King da Guiné Equatorial (três pontos).

ARMANDO COSTA
Angolano comanda
assistências em Tunis

O base do 1º de Agosto Armando Costa lidera a lista das assistências da 29ª edição da Liga Africana dos Clubes Campeões, em basquetebol, que decorre desde o dia 11 deste mês, na capital tunisina, com a média de 8,5 passes privilegiados por jogo, após três jornadas. O torneio, que prossegue hoje, depois de interregno de ontem, contabiliza também MIlton Barros, do Recreativo do Libolo (quarto com média de 4,5 assistências), enquanto o seu compatriota e companheiro de clube, Valdelício Joaquim, é quarto entre os cinco melhores ressaltadores com sete de média. O norte-americano Gadson Carlyle, do Etoil Sportif da Tunísia, lidera o top-5 com média 24 por jogos, seguido de Stephane Konate (20), do ABC, e de Nsue Santiago, do Malabo King, com 18.