Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

1 de Agosto do Petro de Luanda disputam Supertaa

Melo Clemento - 10 de Outubro, 2019

Homens do apito do ultimato direco da federao angolana da modalidade

Fotografia: Jos Cola, Edies Novembro

As formações do 1º de Agosto do Petro de Luanda defrontam-se amanhã, sexta-feira, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, a partir das 18h30 minutos, para a decisão da final da Supertaça Wlademiro Romero de basquetebol em seniores masculinos, competição que abre a época desportiva 2019/2020.
Apesar da direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) não ter pago as suas dívidas para com os homens do apito, os juízes decidiram que a final Supertaça Wlademiro Romero fosse disputada, estando por isso, o arranque do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos condicionado, ao pagamentos de todos os prémios referente a temporada passada, segundo apurou o Jornal dos Desportos junto de uma fonte próxima da Associação Nacional de Juízes de Basquetebol de Angola (ANJBA).
Os homens do apito estiveram reunidos na terça-feira, sob comando de Wilson Boaventura, presidente da Associação Nacional de Juízes de Basquetebol de Angola, tendo a questão dos pagamentos das dívidas dominado o conclave dos juízes, que estão fortemente apostados em não arrancar com o "Nacional", caso a direcção da FAB, encabeçada por Hélder Martins da Cruz "Maneda", não pague os pendentes que tem para com os árbitros.
"Nós vamos apitar a Supertaça Wlademiro Romero, cuja final está marcada para sexta-feira. Portanto, se a direcção da Federação Angolana de Basquetebol não honrar com a sua promessa, vamos condicionar o arranque do campeonato nacional", revelou a nossa fonte.
Entretanto, com o asseguramento da disputa da Supertça Wlademiro Romero, militares e petrolíferos fazem os últimos acertos, tendo em vista a disputa do primeiro troféu referente a época desportiva 2019/2020.
Depois de ter arrebato o referido troféu a época passada, o Clube Central das Forças Armadas Angolanas (1º de Agosto) sob comando do técnico angolano, Paulo Macedo, pretende reconquistar o ceptro, elevando para 14 o número de troféus conquistados, a nível da Supertaça Wlademiro Romero.
O base dominicano naturalizado norte-americano, Emanuel Quezada, pode falhar a final da Supertaça, uma vez que até ao dia de ontem, quarta-feira, não tinha ainda escalado a capital do país, Luanda, a fim de integrar os trabalhos de preparação da sua equipa, que já começou a projectar a época desportiva 2019/2020, a sensivelmente dois meses e meio.
Deste modo, o experiente base, Armando Costa, vai assumir a condução do jogo ofensivo da equipa rubro e negra, auxiliado por Hermenegildo Santos e Carlos Cabral, respectivamente.
Por seu lado, Lazare Adingono, técnico camaronês ao serviço do Petro de Luanda, não poderá contar com os préstimos do internacional angolano, Olímpio Cipriano, que se encontra em Portugal, onde vai acompanhar a intervenção cirúrgica da sua esposa.
Valdelício Joaquim, poste contratado recentemente pelo Petro de Luanda, pode ser a grande atracão da formação petrolífera que pretende homenagear mais uma vez o malogrado técnico Wlademiro Romero, com a conquista do referido troféu. Jone Pedro (poste) poderá reencontrar os seus antigos companheiros do Clube Central das Forças Armadas Angolanas.David Manuel, M´bunga Pedro e Paulo Luvati foram os juízes escolhidos para apitar a final da Supertaça.

Palmarés
D´Agosto domina


Com 13 troféus conquistados, a formação do 1º de Agosto domina o ranking, a nível da Supertaça Wlademiro Romero. O seu arqui-rival, Petro de Luanda, conta no seu palmarés com seis conquistas, contra três do Atlético Sport Aviação (ASA) e da extinta equipa do Recreativo do Libolo. O Grupo Desportivo Interclube conta um troféu arrebado, sob comando do técnico português Alberto Babo.

ANO    VENCEDOR


1993--- Petro de Luanda
1994----Petro de Luanda
1995----Petro de Luanda
1996- ---Petro de Luanda
1997---AtléticoSport Aviação(ASA)
1998---AtléticoSport Aviação(ASA)
1999---AtléticoSport Aviação(ASA)
2000---- 1º de Agosto
2001- ---1º de Agosto
2002- ---1º de Agosto
2003 ----1º de Agosto
2004- ---1º de Agosto
2005- ---1º de Agosto
2006- ---Petro de Luanda
2007- ---1º de Agosto
2008- ---1º de Agosto
2009---- 1º de Agosto
2010---- 1º de Agosto
2011- ---Recreativo do Libolo
2012- ---1º de Agosto
2013---- 1º de Agosto
2014---- Petro de Luanda     
2015----Recreativo do Libolo
2016----Recreativo do Libolo
2017----Interclube
2018 --- 1º de Agosto
2019- --?????????