Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

1 de Agosto e Petro concentram atenes

Melo Clemente - 15 de Março, 2014

Armando Costa vai ter a misso de conduzir as aces ofensivas do Clube das Foras Armadas

Fotografia: Santos Pedro

A formação do 1º de Agosto recebe esta noite, a partir das 18h00, no Pavilhão Victorino Cunha, o arqui-rival Atlético Petróleos de Luanda, em desafio referente à segunda jornada do Grupo A do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculino.

Sem um dos seus principais bases, Hermenegildo Santos, ainda sob cuidados médicos, o Clube militar pode tomar de assalto a liderança do Grupo A, isto em caso de triunfo logo mais, frente aos petrolíferos da capital que ontem defrontaram a equipa do Grupo Desportivo Interclube.

Depois de terem derrotado ontem, o Clube Universidade Lusíadas, no arranque da fase de grupos, os comandados de Paulo Macedo estão com o moral em alta e dispostos a derrubarem esta noite os arqui-rivais, que estão igualmente desprovidos do poste Miguel Kiala, que recentemente foi submetido a uma intervenção cirúrgica ao joelho esquerdo.

 O extremo base Edmir Lucas está totalmente recuperado da mazela que o apoquentava e deve fazer parte das opções do técnico Paulo Macedo.
A equipa militar vai procurar alcançar a segunda vitória na presente edição do BAI Basket, cuja meta passa pela reconquista do Campeonato Nacional da «bola ao cesto».

As duas equipas estão igualadas em termos de vitórias. A formação rubro- negra perdeu na primeira volta da fase regular (93-88) mas, ganhou os dois pontos na secretária, devido a má inscrição de Roberto Fortes, ao passo que os militares na segunda volta venceram os petrolíferos da capital, por 94-88, partida disputada no Multiusos do Kilamba.

Para o desafio desta noite Paulo Macedo pode convocar os seguintes atletas: Armando Costa, Adilson Baza, Cedric Ison, Mário Coreia, Edson N´doniema, Islando Manuel, Joaquim Gomes «Kikas», Felizardo Ambrósio «Miller», Reggie Moore, Edmir Lucas, Mutu Fonseca e Carlos Almeida.

Já os petrolíferos que ontem defrontaram os polícias na primeira jornada estão dispostos a surpreender o seu opositor logo mais. Depois do esforço empreendido no desafio de ontem, Lazare Adingono, tem praticamente o grupo recuperado e disposto a lutar de igual para igual com o 1º de Agosto.

Com o poste Valdelício Joaquim em grande forma, a turma do Eixo-viário vai procurar ganhar a equipa militar.
O Pavilhão Victorino Cunha vai seguramente registar mais uma enchente, dado que vão estar em quadra duas das melhores equipas da actualidade a nível da «bola ao cesto».


No Dream Space
Libolo enfrenta hoje o Interclube


Depois de ter folgado por imperativo de calendário, o Recreativo do Libolo entra hoje em cena, para receber a partir das 18h00, no Complexo do Dream Space, em Viana, a formação do Grupo Desportivo Interclube, em desafio referente à segunda jornada da primeira volta do Grupo A da 36ª edição do BAI Basket.

Vencedor da fase regular do Campeonato Nacional, o representante da vila de Calulo, orientado por Norberto Alves, vai aproveitar o factor casa para levar de vencida a turma da Polícia.

O internacional angolano Carlos Morais esteve sob cuidados médicos, devido a uma lesão no ombro direito, pode constar no lote dos convocados do técnico Norberto Alves.

O MVP (Jogador Mais Valioso) da última edição do Campeonato Africano das Nações disputada na Costa do Marfim, falhou as derradeiras jornadas da segunda volta da fase regular do BAI Basket.

Superiores em termos de valores individuais em que se destacam a presença de Eduardo Mingas, Olímpio Cipriano, Carlos Morais, Moses Sonko entre outros, os libolenses apresentam-se como principais favoritos à conquista da vitória.

Por seu turno, os comandados de Alberto Babo vão tentar dificultar ao máximo os intentos dos vice-campeões nacionais em título.

No Grupo, o Sporting de Benguela recebe a visita do Progresso Associação Sambizanga, às 18h30 m, ao passo que o Futebol Clube Vila Clotilde defronta a partir das 16h00, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela, o Atlético Sport Aviação (ASA).

Neste confronto, a turma do aeroporto é claramente favorita à conquista dos dois pontos em disputa. A fase de grupos vai ser disputada no sistema de todos contra todos a duas voltas. 
 M.C