Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

1 de Agosto e Petro de Luanda animam amanh "Victorino Cunha"

Melo Clemente - 17 de Janeiro, 2019

Base norte-americano foi um dos elementos preponderantes na conquista do ttulo da edio passada

Fotografia: Contreiras Pipa/ Edies Novembro

As formações do 1º de Agosto e do Atlético Petróleos de Luanda defrontam-se amanhã, sexta-feira, a partir das 19h00, no Pavilhão Victorino Cunha, em partida de maior cartaz da ronda um da terceira volta da 41ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculino, vulgo Unitel Basket, clássico que ficará marcado pela estreia do base norte-americano, Emanuel Quezada, atleta que reintegrou a equipa militar à sensivelmente duas semanas.
Depois de terem terminado o segundo turno da competição em primeiro lugar da tabela classificativa, com 31 pontos, fruto de quinze (15) vitórias e apenas uma derrota, os comandados de Paulo Macedo tencionam manter-se de pedra e cal na liderança do Unitel Basket.
A entrada da terceira volta do Unitel Basket, as duas agremiações encontram-se igualadas a uma vitória cada, pelo que, o prélio de amanhã, servirá para se desfazer o embate, que se regista na presente época desportiva.
Entretanto, o base Emanuel Quezada, atleta que foi um dos elementos preponderantes para a conquista do título da 40ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculino, vai constar da lista de convocados de Paulo Macedo para o terceiro clássico da época desportiva 2018/2019.
Com a reintegração do base dominicano naturalizado norte-americano, o técnico do Clube Central das Forças Armadas Angolanas (1º de Agosto) viu aumentado o leque de opções na posição um, onde terá a concorrência dos internacionais angolanos, Armando Costa e Hermenegildo Santos, para além do jovem Carlos Cabral.
O base norte-americano integrou tardiamente os trabalhos da equipa rubro e negra, dada a demora que se verificou na transferência dos seus valores.
Sem ainda o ritmo competitivo desejado, Emanuel Quezada constitui, sem sombras de dúvidas, como a principal \"arma\" para o clássico dos clássicos de amanhã, no Pavilhão Victorino Cunha.
Se do lado militar, Paulo Macedo tem todas as suas unidades em prontidão, o mesmo já não se pode dizer do técnico Lazare Adingono, que estará desprovido do experiente base Domingos Bonifácio (ver peça a parte).
Apesar desta contrariedade, o técnico camaronês acredita que a sua rapaziada poderá contrariar o favoritismo caseiro do seu arqui-rival, líder incontestável da prova, com 31 pontos, contra 29 do Atlético Petróleos de Luanda, no segundo lugar do Unitel Basket.
Childe Dundão e Joaquim Pedro \"Quinzinho\", dois activos que se têm destacado no conjunto petrolífero, vão assumir a condução do jogo ofensiva da equipa do Eixo-viário, que está disposta em destronar o clube militar do título nacional.
Os amantes da \"bola ao cesto\" vão acorrer amanhã em massa, no Pavilhão Victorino Cunha, para testemunharem o primeiro clássico de 2019.
A primeira jornada da terceira volta do Unitel Basket abre amanhã, às 15h00, quando o Clube Desportivo Marinha de Guerra receber a similar da Academia Helmarc, no Pavilhão Victorino Cunha, numa partida onde os marinheiros são claramente favoritos. O Clube de Formação Desportivo Kwanza mede forças com o Futebol Clube Vila Clotilde, a partir das 16h00, no Pavilhão 28 de Fevereiro, ao passo que o Clube Desportivo Universidade Lusíada terá pela frente o Grupo Desportivo Interclube, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela, a partir das 16h00. 


Contrariedade
Domingos Bonifácio desfalca equipa petrolífera


O base principal da equipa sénior masculina de basquetebol do Atlético Petróleos de Luanda, Domingos Bonifácio, falha o clássico dos clássicos, agendado para amanhã, sexta-feira, às 19h00, no Pavilhão Victorino Cunha, diante do 1º de Agosto. O experiente jogador teve uma lesão muscular no nervo cervical do braço esquerdo e é baixa confirmada no conjunto orientado pelo camaronês Lazare Adingono.
Domingos Bonifácio já tinha falhado o desafio diante dos aviadores. O base continua entregue ao departamento médico dos tricolores e esta semana realizou novos exames. As sessões de fisioterapia decorrem no Centro de Reabilitação Física.
Entretanto, o extremo Leonel Paulo está de regresso às opções da equipa técnica, depois de falhar o desafio diante do Atlético Sport Aviação (ASA). O influente jogador juntou-se ao grupo de trabalho na segunda-feira e já retirou os pontos que tinha na testa. Lazare Adingono vê a posição três mais reforçada, com o enquadramento do extremo.
Para o embate de amanhã, Lazare Andingono deve utilizar os seguintes jogadores: Childe Dundão e Joaquim Pedro \"Quinzinho\", bases, os extremos Leonel Paulo, Olímpio Cipriano, José António, Gerson Gonçalves \"Lukeny\", Benvindo Quimbamba e Rafael Silva; os postes Aldimiro João \"Vander\", Divaldo Mbunga, Manda João e Aboubakar Gakou.
Juscelino da silva