Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

1º de Agosto perde para Interclube

Hélder Jeremias - 28 de Abril, 2013

Militares do Rio Seco não teve forças para superar a cavalgada dos polícias

Fotografia: Jornal dos Desportos

O 1º de Agosto deu um passo atrás na corrida pelo título da maior competição doméstica da “bola ao cesto”, ao perder ontem, à noite, no pavilhão do Rio Seco, por 90-93, para o Interclube, em partida referente à segunda jornada da “Final Four” da XXXV edição do Campeonato Nacional de basquetebol sénior masculino. Ao intervalo, a equipa militar já perdia por dois pontos (46-48).
Uma partida em que,
Na condição de dono de casa, o 1º de Agosto tinha tudo para levar de vencida a partida, mas Paulo Macedo subestimou o adversário, sobretudo, no terceiro quarto. A formação orientada por Alberto de Carvalho “Ginguba” aproveitou o momento e adiantou-se no marcador. Na recta final, procurou defender o resultado com muito esmero.

Não obstante a derrota caseira, o extremo base Armando Costa mostrou estar de regresso a boa forma desportiva. O base militar revelou ser a unidade mais influente na distribuição do jogo, ao converter-se 19 pontos, menos seis que o extremo-poste norte-americano Reggie Moore, cestinha da partida, com a safra de 25.
Do lado do Interclube, Milton Barros foi o “homem da situação” e mostrou-se bem esclarecido quer do ponto de vista físico quer técnico. O extremo-base da equipa da Polícia Nacional converteu 12 pontos, mas efectuou a maior parte das assistências para Rederick Nealy, que converteu 20 pontos e para Eduardao Mingas, que converteu 18. 

Apesar da derrota, os militares às ordens de Paulo Macedo continuam a liderar a tabela classificativa, agora, com quatro pontos, seguidos do Atlético Petróleos de Luanda, que ontem, à mesma hora, no pavilhão anexo números II da Cidadela Desportiva, somou três pontos ao bater o Clube Desportivo Recreativo do Libolo por 95-81.
No final da partida, Alberto de Carvalho “Ginguba” reconheceu que o 1º de Agosto esteve melhor no jogo, mas felicitou os seus atletas “por saberem aproveitar as falhas do adversário, postura que devem manter em todas as partidas que restam para o final do campeonato”.
A terceira jornada está marcada para a próxima terça-feira, com o 1º de Agosto jogar diante do Recreativo do Libolo, no pavilhão do Rio Seco, e o Petro de Luanda a medir forças com o Interclube, no anexo II da Cidadela Desportiva.
Marcha do marcador: 25-23, 46-48, 71-60 e 90-93.


NBA 
Spurs e Knicks perto das “meias”

San Antonio Spurs e New York Knicks venceram ontem, respectivamente, LA Lakers (120-89) e Boston Celtics (90-76) e aumentaram para 3-0 a vantagem na primeira ronda dos play off da NBA.
A reacção dos Lakers no primeiro jogo da eliminatória em Los Angeles falhou devido às ausências de Steve Nash e, principalmente, de Kobe Bryant e nem o duplo-duplo de Dwight Howard (25 pontos e 11 ressaltos) evitou aquela que foi a pior derrota (31 pontos) caseira da história da equipa nos play off.

Tim Duncan (26 pontos) e Tony Parker (20) lideraram esta terceira vitória dos Spurs que podem, em caso de vitória, hoje, carimbar o passaporte para as meias-finais da Conferência Oeste.
Na mesma condição, mas na Conferência Este, estão os New York Knicks, que venceram o terceiro jogo com os Celtics, o primeiro em Boston, sempre com Carmelo Anthony (26 pts) em destaque.
Os Golden State Warriors, depois de terem empatado (1-1) a eliminatória em Denver, venceram os Nuggets, por 110-108, no primeiro jogo em casa com Stephen Curry (29 pts, 11assistências) a liderar a vitória da equipa de Oakland. Ty Lawson (35pts), dos Nuggets, foi o melhor marcador dos Nuggets.

O pivô espanhol Marc Gasol, do Memphis Grizzlies, foi eleito na última semana melhor defensor da temporada 2012-2013 da NBA. Primeiro jogador da história da equipa de Memphis a levar o prémio, o irmão caçula de Pau Gasol obteve 212 pontos, somando 30 votos de primeiro lugar entre os 121 jornalistas americanos e canadianos que participam na votação.
O astro LeBron James, do actual campeão da NBA, Miami Heat, ficou em segundo com 149 pontos e 18 votos de primeiro lugar. 'King' James não deve ficar de mãos vazias, já que é fortíssimo candidato ao prémio de jogador mais valioso (MVP).

Gasol foi fundamental na classificação do Grizzlies para os play off, com média de 14,1 pontos, 7,8 rebotes, quatro assistências e 1,7 tocos nas 80 partidas que disputou na temporada regular.
A sua equipa está numa situação delicada na primeira jornada da fase de mata-mata, já que perdeu os dois primeiros jogos da série contra o Los Angeles Clippers.