Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

1º de Agosto recebe Libolo no Victorino Cunha

Melo Clemente - 20 de Fevereiro, 2016

1º de Agosto lidera a competição com 26 pontos contra 23 da turma do Libolo no segundo posto da tabela classificativa

Fotografia: Jornal dos Desportos

As formações do 1º de Agosto e Recreativo do Libolo protagonizam hoje, a partir das 18h30, no Pavilhão Victorino Cunha, o duelo de maior cartaz da quarta jornada da segunda volta da fase regular da XXXVIII edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculino, vulgo BIC Basket. Os militares lideram a competição, com 26 pontos, contra 23 dos libolenses, na segunda posição da tabela classificativa.

Depois de ter vergado ontem o Atlético Sport Aviação (ASA), no seu reduto, por 93-65,a equipa rubro e negra vai procurar alcançar esta noite a sua décima quarta vitória consecutiva, a fim de manter o ciclo de triunfos na competição.

Com o extremo base Edmir Lucas afastado do grupo, alegadamente, por não estar a se empenhar nas sessões de treinos, o técnico espanhol Ricard Casas poderá contar já com os préstimos do extremo base, Cedrick Ison (americano), que falhou as últimas partidas da equipa militar, por conta de uma lesão.

Motivados com o triunfo da primeira volta, em pleno Pavilhão do Dream Space, por 94-84, aliado ao ciclo de vitórias no BIC Basket, os pupilos de Ricard Casas vão procurar o factor casa para alcançarem mais dois pontos na prova.

Ricard Casas, técnico espanhol contratado para reconquistar do título do BIC Basket, que na temporada passada foi ganho pelo Atlético Petróleos de Luanda, vai seguramente montar uma equipa que seja capaz de neutralizar as acções ofensivas da forte equipa do Recreativo do Libolo, que viu reforçado o seu plantel com a entrada do internacional angolano, Yanick Moreira. Apesar de reconhecer o potencial da formação do Recreativo do Libolo, no seio da equipa militar não se pensa noutro resultado senão no triunfo.

Jogadores como Joaquim Gomes "Kikas", Armando Costa, Felizardo Ambrósio "Miller", Edson Ndoniema, Francisco Sousa, Hermenegildo Santos, Tariq Kinte Kirksay, Mohamed Malick Cissé entre outros, serão chamados mais uma vez a liderarem, quer as acções defensivas, quer as acções ofensivas no desafio desta noite, que se espera bastante equilibrado, a julgar pelo potencial das duas agremiações, que são seguramente duas das principais candidatas a coroa doméstica. Identificados e corrigidos os erros cometidos no prélio da primeira volta, Norberto Alves, técnico português ao serviço da equipa do Libolo, mostra-se confiante num desfecho airoso da sua agremiação.

“Temos consciência que teremos pela frente uma grande equipa mas, tudo vamos fazer no sentido de conseguirmos uma vitória”, almejou o técnico luso.

Norberto Alves tem em prontidão as suas principais unidades. Olímpio Cipriano, Carlos Morais, Braúlio Morais, Eduardo Mingas, Valdelício Joaquim, Milton Barros, Roberto Fortes, Benvindo Quimbamba, Joanathan Wallace e Roderick Nealy vão ser os principais protagonistas da formação da vila de Calulo.

Entretanto, o núcleo duro da Selecção Nacional que este ano vai disputar o pré-olímpico de Belgrado, Sérvia, prova selectiva aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Brasil, vai estar em evidência no Pavilhão Victorino Cunha.

Contudo, a ronda quatro da segunda volta da fase regular do BIC Basket abre esta tarde com a formação do Clube Desportivo Universidade Lusíada a defrontar o Futebol Clube Vila Clotilde, às 16h00, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela, e Desportivo da marinha de Guerra a medir forças com Atlético Sport Aviação (ASA), às 16h00, no Pavilhão Victorino Cunha.

O Progresso Associação Sambizanga recebe a partir das 18h30 minutos, no Pavilhão número dois da Cidadela, o Atlético Petróleos de Luanda.


JOGOS OLÍMPICOS
Krzyzewski pode
falhar Rio2016 


O técnico da selecção masculina de basquetebol dos Estados Unidos, Mike Krzyzewski, corre o risco de ficar de fora da disputa dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. O treinador, que comanda também a equipa da Universidade de Duke na NCAA (liga universitária dos EUA), passa por problemas de saúde.

Krzyzewski ficou de fora de uma partida entre Duke e Georgia Tech e precisou ser hospitalizado, segundo o site da NBA. Jerry Colangelo, responsável pela USA Basketball, reconheceu a preocupação pública com o estado de saúde do treinador, e admite a ausência na Rio-2016, mas não deu detalhes a respeito do problema do comandante da selecção norte-americana.

"A saúde de Krzyzewski me preocupa. Falei a ele por telefone que não há nada mais importante que sua saúde. Nem Duke, nem a USA Basketball", disse Colangelo à NBATV. "Desejo e rezo para que 'Coach K' supere os seus problemas de saúde, esteja saudável e pronto para trabalhar", completou.

A entidade que comanda o básquete nos Estados Unidos já havia anunciado em Outubro que Krzyzewski seria sucedido no cargo por Gregg Popovich, técnico do San Antonio Spurs desde 1996. Popovich, porém, assumiria o posto apenas em 2017, deixando incerto o comando da selecção dos EUA no Rio de Janeiro – Jim Boeheim, técnico da equipa de Syracuse na NCAA, é o mais cotado.

A competição de básquete nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro será disputada entre 6 e 21 de Agosto. Caso participe do torneio, Mike Krzyzewski deve se aposentar logo após encerrar a sua passagem pelo Rio.


LeBron desequilibra
e Cavaliers verga Bulls


A pausa na NBA devido aos eventos do All Star Game no último final de semana chegou ao fim, e a partir da última quinta-feira, tiveram sequência os jogos válidos pela temporada regular.

Na Quicken Loans Arena, o Cleveland Cavaliers recebeu o Chicago Bulls, e contou com actuação brilhante da sua grande estrela, LeBron James, para sair com a vitória por 106-95. O triunfo dá aos Cavs a sua vitória de número 39 nesta temporada, e continua mantendo a franquia na liderança da Conferência Leste sem contestações. Os Bulls, que venceram 27 e conheceram a sua derrota número 26, ainda se mantém na zona de classificação aos play-offs, no entanto, o lugar ainda está ameaçada.

LeBron fez 25 pontos, 9 ressaltos e 9 assistências, desempenho que não lhe deu um triplo-duplo por detalhes. Os outros dois nomes mais badalados da franquia também se destacaram, com Kevin Love conseguindo 15 pontos e 15 ressaltos e Kyrie Irving anotando 19 pontos. Tristan Thompson, com 16 pontos e 10 ressaltos, também foi um dos atletas inspirados da noite.