Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

1ºde Agosto acerta detalhes

Melo Clemente - 01 de Março, 2017

Clube militar volta a trabalhar hoje no Pavilhão Victorino Cunha

Fotografia: João Gomes

A formação do 1º de Agosto volta a trabalhar hoje, quarta-feira, no Pavilhão Victorino Cunha, com vista a disputa da fase de Grupos da 39ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol seniores masculino, que arranca na sexta-feira, nos mais diversos campos da capital do país.

Ontem, em pleno feriado, devido ao desfile do acto central do carnaval, o técnico espanhol, Ricard Casas, que está ao ao serviço do Clube Central das Forças Armadas Angolanas, submeteu a sua rapaziada a mais uma sessão de treinos, que serviu para acertar os últimos detalhes, antes do início da fase de grupos.

Hoje, os actuais campeões nacionais realizam duas sessões de treino, uma no período matinal e outra, no período vespertino.As transições rápidas defesa ataque, dando sempre a primazia à circulação da bola em todas as zonas de jogo, vão seguramente dominar as duas sessões de treinos dos pupilos de Ricard Casas.

Depois de ter ocupar o segundo lugar na fase regular da 39ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculino, Vulgo BIC Basket, a equipa militar tenciona começar a fase com vitória.

Durante a semana que antecede o arranque da fase de Grupos, o técnico espanhol tem trabalhado mais a componente táctica, sem colocar de parte os aspectos físicos, a fim de terminar em grande, mais uma etapa do BIC Basket.Depois de ter falhado  a conquista dos principais títulos, designadamente, Taça dos Clubes Campeões Africanos e Supertaça Wladimiro Romero, a equipa rubro e negra está  apostada na reconquista do anel doméstico.

A integração do poste angolano, Johne Pedro, atleta que esteve durante largos meses aos cuidados do departamento médico, veio reforçar o jogo interior da equipa rubro e negra, depois do extremo poste francês, Tariq Kirksay,  ter abandonado a formação militar.

Entretanto, a fase de grupos arranca na saxta-feira, com a disputa da primeira jornada dos grupos A e B, a ser jogada no sistema todos contra todos a duas voltas.

As quatro primeiras classificadas do Grupo A,  disputam o título da 39ª edição do BIC Basket, ao passo que as últimas duas classificadas da mesma série, juntam-se as três formações do grupo B, a fim de discutir as classificativas do quinto ao nono lugares, respectivamente.

A formação do 1º de Agosto recebe na sexta-feira, o Grupo Desportivo Interclube e, no sábado vai defrontar no se reduto, o arqui-rival, Atlético Petróleos de Luanda, no destaque da jornada número dois do Grupo A.

Ainda na sexta-feira, para o Grupo A, o Recreativo do Libolo, vencedor da fase regular da aludida competição, vai receber no Pavilhão do Dream Space, em Viana, a similar do Progresso Associação do Sambizanga, ao passo que os petrolíferos da capital vão enfrentar os marinheiros.

Reforço
Cleveland Cavaliers assegura Deron Williams


Com um dos melhores elencos da NBA, o Cleveland Cavaliers assinou o contrato com mais um grande nome do basquetebol norte-americano. Trata-se de Deron Williams, base dispensado pelo Dallas Mavericks na quinta-feira, e a terceira escolha do draft de 2005. O anúncio de chegada do reforço foi feito através do director da equipa, David Griffin, na segunda-feira.

Chegando como reserva imediato para Kyrie Irving, um dos melhores bases da actualidade no basquetebol da NBA, Williams surge como um “pedido” pessoal de LeBron James, ídolo da equipa e grande símbolo do título da última temporada, o primeiro da franquia.O base de 32 anos faz a sua 12ª temporada na NBA. Além do Utah Jazz, equipa pela qual jogou até 2011, Deron também defendeu o Brooklyn Nets (2011 a 2015) e actuava no Dallas Mavericks nas últimas duas temporadas.

Na carreira, o jogador tem uma média de 16.6 pontos, 3.1 ressaltos e 8.2 assistências por jogo, em mais de 821 partidas na NBA. O base aparece na 19ª colocação do ranking de assistências da história da competição, com 6,733 passes para cesta.Bicampeão olímpico, com a seleção dos Estados Unidos em Pequim 2008 e Londres 2012, Williams foi draftado pelo Utah Jazz no mesmo ano de Andrew Boggut, poste ex-Golden State e que também  veicula como alvo dos Cavs, e Chris Paul, base do Los Angeles Clippers.

Deron agora  junta-se ao elenco actual do campeão da NBA, que conta com duas primeiras escolhas de Draft, Lebron James (2003) e Kyrie Irving (2011), uma segunda escolha, Derrick Williams (2011), uma quarta escolha, Tristan Thompson (2011) e uma quinta, Kevin Love (2008). A equipa  conta com outros top 10, como Channing Frye, e top 20, como JR Smith e Iman Shumpert.

NBA
Indiana Pacers
vence Rockets


O Houston Rockets foi surpreendido na noite de segunda-feira, no Toyota Center, e foi derrotado pelo Indiana Pacers, por 117- 108, para a temporada 2016-2017 da NBA.Mesmo com o revés, os Rockets terminaram com o cestinha, que foi Lou Williams, com 28 pontos.

Outro destaque da equipa foi James Harden, com um duplo-duplo, marcou 25 pontos e 12 assistências. O brasileiro Nené Hilário também fez uma boa partida, actuou por 19min20, fez 15 pontos, sete ressaltos e uma assistência.

Pelo lado dos Pacers, que venceram pela 31ª vez na temporada, os principais nomes foram Jeff Teague e Rodney Stuckey, com 25 e 17 pontos, respectivamente.

No American Airlines Center, o Dallas Mavericks recebeu o Miami Heat e venceu o confronto por 96-89.Seth Curry, dos Mavs, foi o cestinha da noite com 29 pontos. Pelo lado do Heat, destaque foi para  Hassan Whiteside, com um duplo-duplo, fez 19 pontos e 19 ressaltos.

Com um duplo-duplo de Karl-Anthony Towns, o Minnesota Timberwolves derrotou o Sacramento Kings, no Golden 1 Center, por 102-88.O poste dos Wolves fez 29 pontos e 17 ressaltos, terminou o jogo como cestinha. Nos Kings, o destaque foi Kosta Koufos, também com um duplo-duplo, fez 14 pontos e 11 ressaltos.