Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Adeus aos triplos

Melo Clemente - 22 de Maio, 2014

As duas colectividades falharam o objectivo na presente época que passava pela conquista do título do campeonato

Fotografia: M. Machangomgo

Cai hoje o pano sobre a 36ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculino, com as formações do Atlético Petróleos de Luanda e do 1º de Agosto a centralizar as atenções da última jornada da quarta volta, desafio marcado para as 17h00, no Pavilhão Principal da Cidadela.
A ronda 12 encerra com o Recreativo  do Libolo, campeão nacional, a defrontar a equipa do Interclube, a partir das 19h00.

Sem qualquer implicância na tabela classificativa, as duas partidas referentes a série A vão servir apenas para  cumprimento de calendário.
Ainda assim, petrolíferos e militares vão bater-se pelo prestígio na partida de mais logo. Moralizada com o triunfo da ronda anterior, frente ao Recreativo do Libolo (101-84), equipa que destronou o 1º de Agosto do título nacional, a formação do Atlético Petróleos de Luanda vai procurar suplantar esta tarde o arqui-rival.

Lazare Adingono, técnico ao serviço da equipa do Eixo-viário, não escondeu o desejo de encerrar o BAI Basket com uma vitória diante do 1º de Agosto. Sem Leonel Paulo e Miguel Kiala, ambos lesionados, o comandante dos petrolíferos da capital vai seguramente apostar em Roberto Fortes, Paulo Santana, Valdelicio Joaquim, Domingos Bonifácio  e Roderick Nealy, atletas que têm estado em grande plano nesta ponta final do Campeonato Nacional.

Já os militares que na jornada anterior foram ao Pavilhão 28 de Fevereiro arrancar um triunfo diante do Grupo Desportivo Interclube, por 83-70, têm a pretensão de encerrarem a competição com uma vitória diante do arqui-rival. Paulo Macedo, técnico principal do 1º de Agosto, vai poder contar com todas as suas principais unidades para o desafio desta tarde, que está a ser aguardado com bastante expectativa.Armando Costa, Mário Correia, Reggie Moore, Felizardo Ambrósio, Joaquim Gomes "Kikas", Edmir Lucas entre outros, vão ter a missão de anular o jogo ofensivo dos petrolíferos da capital.

O equilíbrio vai seguramente marcar a partida de logo mais, entre petrolíferos e militares, a julgar pela qualidade dos dois plantéis.A entrada da última jornada do BAI Basket, a formação do 1º de Agosto ocupa o segundo posto da tabela classificativa, com 18 pontos, contra 16, do Atlético Petróleos de Luanda, na terceira posição. Libolo ocupa o primeiro lugar com 20 pontos.

BAI Basket
Polícias e libolenses encerram a jornada

As equipas do Grupo Desportivo Interclube e Recreativo do Libolo defrontam-se logo mais, a partir das 19h00, no Pavilhão Principal da Cidadela, desafio que marca o encerramento da 36ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculino. Depois de ter perdido na terça-feira, frente ao Atlético Petróleos de Luanda, por 84-101, em pleno Complexo do Dream Space, em Viana, o Recreativo do Libolo, conjunto  que  conquistou de forma antecipada o título da 36ª edição do BAI Basket, vai procurar despedir-se da competição com uma vitória.

Norberto Alves, técnico principal do Libolo, reconhece que é extremamente difícil manter os níveis motivacionais do grupo em alta, depois de ter conquistado de forma antecipada o título nacional."É difícil manter os níveis motivacionais em alta do grupo depois da conquista do título, mas ainda assim, tudo vamos  fazer para conseguirmos fechar a competição com uma vitória frente ao Interclube, equipa que normalmente  cria-nos  algumas dificuldades".

Norberto Alves vai aproveitar o desafio de logo mais para colocar em quadra os atletas que durante a época desportiva 2013/2014 foram pouco utilizados, designadamente, Filipe Abraão, António Monteiro, José Miguel e Edson Ferreira. Entretanto, o Interclube vai tentar alcançar hoje a sua segunda vitória na "Final Four", tarefa que Alberto Babo considera difícil mais não impossível. Apesar do mau momento que atravessam na "Final Four", os pupilos de Alberto Babo prometem tudo fazer no sentido de vencer esta noite, o campeão nacional.                               
M.C

Taça de Angola
Lusíada garante
acesso às meias 


A Universidade Lusíada garantiu terça-feira o apuramento às meias-finais da XXIV edição da Taça de Angola em basquetebol sénior feminino ao vencer, por 57-42, o Sporting de Benguela. Ao intervalo do jogo disputado no Pavilhão Joaquim Araújo, a agremiação universitária já vencia às anfitriãs, por 34-27.Flora Bernardo, da Universidade Lusíada, foi a melhor cestinha do encontro, ao anotar 22 pontos.

Ainda na terça-feira, na 1ª eliminatória disputada apenas a uma mão, o 1º de Agosto derrotou por expressivos 111-23 o Misto da Huíla. A equipa "militar" vencia já ao intervalo por 57-13. O Grupo Desportivo do Maculusso também se qualificou para as meias-finais da Taça após triunfo, por 74-22 (30-10), sobre o Sporting Petroléos do Bié.

As meias-finais disputam-se entre os dias 3 e 4 de Junho, em Luanda, com o seguinte emparceiramento: Interclube/Maculusso e 1º de Agosto/Lusíada (1ª mão). Maculusso/Interclube e Lusíada/1º de Agosto (2ª mão). Disputaram a 1ª eliminatória desta edição da Taça de Angola em basquetebol sénior feminino, em Benguela, as sete equipas inscritas. O Interclube ficou isento por ser o campeão em título.

NBA
LeBron James
lidera Miami Heat

O aparente estado de dormência de LeBron James na maior parte do encontro deve ter iludido os Indiana Pacers que, embalados nesse sonho, acabaram derrotados em casa pelos Miami Heat, por 87-83, no segundo jogo da final da Conferência Este (1-1), na madrugada de ontem. LeBron James, que marcou 12 dos seus 22 pontos no último período, juntou esforços com Dwyane Wade para reeditar uma fórmula que já salvou os campeões em título em muitas batalhas.

O base terminou com 23 pontos, combinando com o extremo para fazer os últimos 20 pontos da equipa, em 7m51s de jogo (marcaram mesmo 22 dos 25 pontos da equipa no derradeiro quarto) - Norris Cole 11 pontos, foi a par com esta dupla, o único elemento dos Heat com um registo na casa dos dois dígitos.Os Pacers, que vão agora fazer dois jogos em Miami, foram liderados por Lance Stephenso que somou 26 pontos, seis ressaltos e sete assistências.

George Hill marcou 13 pontos, Roy Hibbert registou um duplo-duplo (12 pontos e 13 ressaltos), enquanto Paul George e David West ficaram pelos 14 e dez pontos, respectivamente.