Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Africano de Andebol força cancelamento do BIC Basket

Melo Clemente - 26 de Novembro, 2016

Pupilos de Elvino Dias querem superar universitários no Pavilhão 28 de Fevereiro

Fotografia: kindala Manuel

A 39ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol,  seniores masculino, vulgo BIC Basket, vai sofrer um interregno, de aproximadamente três semanas, devido a disputa no país da 22ª edição do Campeonato Africano das Nações de andebol sénior feminino, que arranca na segunda-feira , no Pavilhão Arena do Kilamba, em Luanda, e termina a 08 de Dezembro, assim como os Jogos da SADC, respectivamente.

De acordo com um comunicado a que o Jornal dos Desportos teve acesso, proveniente  da FAB, as partidas agendadas para amanhã, domingo, referentes à sexta jornada da primeira volta da fase regular da 39ª edição do BIC Basket ficam adiadas sine die.

Segundo o referido comunicado, as emoções da "bola ao cesto" regressam depois do termo dos Jogos da Comunidade dos Países da África Austral (SADC), competição que vai decorrer em Luanda, na primeira quinzena do mês de Dezembro.

Dos quatro jogos previstos para o dia de ontem, apenas dois foram realizados, nomeadamente, Clube Desportivo Universidade Lusíada -Atlético Sport Aviação (ASA) e Progresso Associação do Sambizanga - Atlético Petróleos de Luanda.

As partidas 1º de Agosto -Futebol Clube Vila Clotilde e Clube Grupo Desportivo Marinha de Guerra -Recreativo do Libolo foram adiadas sine- die, por força dos compromissos internacionais que projectam na Europa, a fase final da Taça dos Clubes Campeões Africano da "bola ao cesto", que vai decorrer no Cairo, de 07 a 17 de Dezembro.

Entretanto, a equipa do Grupo Desportivo Interclube folgou na quinta jornada por imperativo de calendário.
Hoje, sábado, disputa-se apenas uma partida referente à sexta jornada da primeira volta da fase regular da 39ª edição do BIC Basket.
Às 16h00, a formação do Futebol Clube Vila Clotilde recebe no Pavilhão 28 de Fevereiro, a sua similar do Clube Desportivo Universidade Lusíada, um prélio em que o Vila é claramente favorito à conquista dos dois pontos em disputa.

A formação do Progresso Associação do Sambizanga,  comandada por Alberto de Carvalho "Ginguba", lidera a tabela classificativa do Campeonato Nacional de basquetebol, seniores masculino, agora com oito pontos.

A equipa do 1º de Agosto que segue viagem hoje para Lisboa, (ver peça a parte), é o actual detentora da coroa doméstica.