Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Agentes FAB realizam Segundo Encontro Nacional

Melo Clemente - 15 de Março, 2014

Agentes desportivos abordam a formação

Fotografia: Jornal dos Desportos

Durante o encontro vão ser aflorados temas, como: Perspectiva de desenvolvimento da prática do basquetebol para além de Luanda, responsabilidade dos agentes da modalidade nas várias regiões, ilegibilidade, controlo de idades, ensaio da defesa e valorização dos profissionais e dos atletas resultantes da formação.

 O secretário de Estado dos Desportos, Albino da Conceição José, vai proferir o discurso de abertura do segundo Encontro Nacional do Basquetebol.
Depois de ter realizado o primeiro Encontro Nacional da «bola ao cesto», na província de Benguela em 2011, ainda sob liderança de Gustavo Vaz Dias da Conceição, o actual elenco, agora comandado por Paulo Alexandre Madeira, vai dar seguimento aos encontros nacionais.

Os participantes ao segundo encontro nacional vão visualizar o filme que serviu de suporte à candidatura de Angola à realização dos Campeonatos Africanos da Nações da «bola ao cesto», em ambas as classes, competições  que foram entregues à Tunísia e aos Camarões respectivamente. 


ASSEMBLEIA-GERAL
Associados aprovam contas


As associações provinciais de basquetebol aprovaram por unanimidade o relatórios de actividades e de contas do exercício do segundo semestre de 2012 e 2013, durante a Assembleia-geral Ordinária da Federação Angolana da modalidade, realizada ontem no anfiteatro da Escola Nacional da Administração.

Os delegados à Assembleia-geral aprovaram igualmente por unanimidade a reintegração do Conselho de Disciplina nos Estatutos da Federação, assim como a profissionalização da figura do secretário-geral.

A profissionalização do secretário-geral da Federação Angolana de Basquetebol foi dos temas que mereceram acesos debates durante o conclave que consumiu as primeira horas da manhã e mais de metade da tarde do dia de ontem.

Depois de várias intervenções, com principal destaque para a do vice-presidente para o basquetebol do Interclube, António Camulogi, que não concordava com a permanência do secretário por um período de dez anos, a proposta da profissionalização foi aprovada por unanimidade.

Entre os ausentes, destaque para a Associação Provincial de Basquetebol de Luanda, que incompreensivelmente não se fez presente ao acto.

ANGOLA CONHECE
ADVERSÁRIOS HOJE

A Selecção Nacional feminina de basquetebol conhece hoje a partir das 17h30 os adversários da fase preliminar do Campeonato do Mundo, quando o organismo que tutela a modalidade no mundo efectuar em Istambul, Turquia, o sorteio da competição. Aníbal Moreira, que se encontra em Istambul, acompanhado de Eurico Araújo Boneco, vice-presidente da Federação, além de Tony Sofrimento, director das Relações Internacionais, aguarda com grande expectativa os adversários da fase preliminar do Campeonato do Mundo.

Para o Campeonato do Mundo da Turquia, a decorrer de 27 Setembro a 5 de Outubro, estão apuradas 16 selecções.  
 MC