Agostinho Matamba defende Maneda

Presidente demissionário da Mesa da Assembleia pede união à família de basquetebol
Fotografia: Eduardo Pedro
O ex-presidente da Mesa da Assembleia Geral da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Agostinho José Matamba, defendeu na terça-feira a continuidade do actual presidente de direcção, Hélder Martins da Cruz “Maneda , na gestão da FAB. O antigo basquetebolista justifica que Maneda entrou para a FAB num momento difícil do contexto financeiro do país, contrariamente ao antecessor, Paulo Madeira, que ainda conseguiu obter alguns patrocínios.
O presidente Maneda é uma pessoa idónea e responsável para continuar a dirigir os destinos da Federação Angolana de Basquetebol. Se existem falhas, é normal. Também aconteceu com os outros presidentes.
Todos tiveram dificuldades, justificou.Agostinho José Matamba sustenta que há condições para Maneda continuar porquanto, na vida, existem momentos bons e maus".O antigo basquetebolista afirmou que toda a gente sabe da transformação por que passa Angola em todos os aspectos. Agora, é necessário que as pessoas envolvidas na gestão da FAB façam uma reflexão sobre o estado actual da modalidade e corrigir o que está mal
.O antigo médico da selecção nacional asseverou que gerir o basquetebol actualmente não é tarefa fácil face às dificuldades financeiras. A FAB enfrenta contrariedades para adquirir as divisas e há falta de patrocínios.
Deixem o elenco de Maneda trabalhar. Não é fácil assumir esta responsabilidade. Os associados devem ter a calma. As coisas podem melhorar mais, mas para isso, temos de estar unidos por uma só causa, disse.A título de exemplo, Agostinho José Matamba citou o Atlético Sport Aviação, um clube com história no país.(O ASA) veio ao público anunciar a possível desistência do campeonato.
Isso só mostra que as coisas não estão fácil para ninguém. E as pessoas sabem qual é o valor do ASA no desporto nacional, frisou.Para sustentar a sua posição, José Matamba revelou os pontos positivos da actual equipa da FAB, mas que não é do conhecimento público.Num momento sem mais patrocínios para as selecções nacionais, presenciei muitas vezes o presidente (Maneda) tirar (dinheiro) do seu bolso para acudir várias situações dentro da Federação Angolana de Basquetebol. Será que os associados sabem disso?, questiona o médico.
Para o antigo basquetebolista, até a prova em contrário, Maneda sempre deu o máximo ao basquetebol quer no ponto de vista emocional, quer financeiro .Agora, temos de chamar os associados para sentarmos à mesma mesa para analisar o que está mal no basquetebol e continuarmos a apoiar o projecto que termina em 2021. Não devemos fazer a guerra para retirar o senhor (Maneda) da Federação Angolana de Basquetebol. Vamos unir-nos e levantar o basquetebol, frisou.Agostinho Matamba é uma figura de destaque nas lides desportivas e académica em Angola. Assumiu no passado recente as funções de chefe de Departamento de Ensino e Investigação de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto. Actualmente, é Director Geral do Hospital Américo Boavida.
edição impressa
subscreverversão impressa
tempo

Max:32ºC Min:25ºC

Max:30ºC Min:25ºC
inquérito
O que acha da escolha da Selecção A?
Você e o Jornal dos desportos
Cartas dos leitores
Participe, escreva ao Jornal dos Desportos