Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Andigono critica actuao dos rbitros

Hlder Jeremias - 13 de Maio, 2013

Treinador petrolfero quer melhorias nos prximos jogos

Fotografia: Jornal dos Desportos

O técnico principal do Petro de Luanda, Lazare Andigono, mostrou-se indignado com a actuação do trio de arbitragem que ajuizou o jogo da segunda jornada da terceira volta da Final a quatro, do Bai Basket, frente ao Libolo. A equipa petrolífera perdeu por 109-95, sábado à noite, no anexo II da Cidadela Desportiva.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, momentos depois da partida, o técnico disse que o adversário venceu porque esteve melhor, mas sublinhou que o trabalho levado a cabo pelo trio Fernando Pacheco, Francisco Tando e Paulino Frederico deixou muito a dever ao nível de basquetebol praticado pelas duas formações.

O treinador aconselha os três homens do apito a mudarem de postura, pois, em seu dizer, pautaram-se por muitas imprecisões na análise de situações que, em grande medida, foram prejudiciais para o seu plantel. Por isso, é de opinião que a entidade de direito deve actuar de modo que o basquetebol nacional não seja prejudicado com casos idênticos.

“Temos que dar o mérito ao Libolo porque foi um digno vencedor, mas não podemos deixar passar despercebido o mau trabalho efectuado por este trio de arbitragem. Notámos que não havia capacidade de discernimento na análise de várias situações. Eles fizeram algo diferente daquilo que se espera no basquetebol, o que deve ser corrigido com a devida antecedência para não ter influência negativa no bom nível de basquetebol que se pratica em Angola”, desabafou.

Questionado se ainda acreditava na conquista do título, Lazare Andigono foi categórico em afirmar que o resultado faz parte do passado e que a equipa está confiante na luta pelo título, pois qualquer um dos concorrentes tem as mesmas hipóteses de vencer o campeonato, salientando que “este continua a ser a meta do Petro, depois da conquista da Taça de Angola”. Quanto ao jogo de amanhã diante do Interclube, o técnico avançou que a sua equipa vai para a casa do adversário ciente de que encontra uma equipa com vontade de vencer.

“Por isso vamos preparar-nos da melhor forma e procurar obter o resultado a nosso favor”, disse. Por seu turno, o técnico-adjunto do Recreativo do Libolo, Ricardo Rodrigues, felicitou os seus atletas pela forma como se têm empenhado e frisou que mantêm o sentimento de equipa para o jogo de amanhã frente ao 1º de Agosto.