Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angola aspira aos oitavos

Melo Clemente, em Las Palmas - 02 de Setembro, 2014

Angola aspira aos oitavos

Fotografia: Jornal dos Desportos

A Selecção Nacional defronta hoje a partir das 12h30 no Pavilhão Arena de Gran Canária, a congénere do México, com os olhos postos nos oitavos-de-final da 17ª edição do Campeonato do Mundo, em partida a contar para a terceira jornada da fase preliminar do grupo D da referida competição.A aproveitar a pausa que ontem se registou para a formação angolana, o seleccionador nacional  traçou  as estratégias a serem utilizadas pelo combinado nacional no desafio desta tarde  diante dos mexicanos, que à entrada da jornada número três somam já duas derrotas consecutivas.

Moralizados com a exibição realizada na partida do último domingo, frente à forte selecção da Lituânia, com quem perdeu por 62-75, a selecção angolana vai procurar alcançar esta tarde  o passe de acesso aos oitavos-de-final, onde já se encontram as seleções da Lituânia, medalha de bronze em 2010, no mundial da Turquia e da Eslovénia.No seio dos jogadores e da equipa técnica, o discurso está totalmente virado para a conquista da segunda vitória  na competição e consequentemente assegurar a passagem para a outra fase.

O seleccionador nacional, Paulo Macedo afirmou à comunicação social que já identificou os pontos fortes e fracos do adversário de mais logo, pelo que vai explorar as fragilidades do seu opositor a fim de garantir a passagem para a fase seguinte da competição. O técnico chamou mais uma vez a atenção sobre a necessidade de se melhorar os aspectos defensivos, sem descurar o ataque, porque em  seu entender, só desta forma é que a Selecção Nacional vai poder superar os adversários na competição.“Felizmente o grupo defensivamente frente à Lituânia  conseguiu cumprir com os princípios básicos defensivos de uma maneira geral. E se melhorarmos ainda mais, acredito que podemos surpreender os próximos adversários”, alertou o seleccionador nacional.

Entretanto, o extremo base Olímpio Cipriano constituiu a única preocupação. O atleta jogou limitado no domingo, em virtude de ter sofrido uma pancada no joelho esquerdo, na partida inaugural do Mundial frente à Coreia do Sul.Ontem, o extremo base do Recreativo do Libolo e da Selecção Nacional fez parte da única sessão de treino do dia, que serviu para traçar os diagramas defensivos e ofensivos por forma a suplantar os mexicanos que tencionam arrancar a sua primeira vitória. Ainda assim, Olímpio Cipriano constitui uma das opções do técnico Pauo Macedo para o embate desta tarde.Apesar de reconhecer o potencial do “cinco” nacional, o técnico espanhol ao serviço dos astecas, designação oficial da selecção do México, Sergio Valdeolmillos, também almeja atingir os oitavos-de-final da prova.

“Estamos numa situação extremamente delicada. Já consentimos duas derrotas e na partida frente a  forte selecção de Angola vamos dar o nosso melhor porque só a vitória nos interessa”, admitiu o técnico espanhol.Ainda hoje, para o Grupo D, a já qualificada Lituânia, líder do grupo, com quatro pontos, recebe no Pavilhão Arena de Gran Canária, a partir das 16h30, a selecção da Austrália, ao passo que no fecho da ronda três a também qualificada Eslovénia, com quatro pontos, defronta às 19h00 a Coreia do Sul, conjunto que soma duas derrotas consecutivas na competição.

CRENÇA
Jogadores assumem
luta pela qualificação


O rigor defensivo e a determinação nas acções ofensivas demonstradas na partida frente à selecção da Lituânia, no último domingo, em partida referente à segunda jornada do grupo D da fase preliminar da 17ª edição do Campeonato do Mundo de basquetebol em seniores, deve ser doravante a matriz do combinado nacional que busca a qualificação aos oitavos-de-final da referida competição.A revelação foi feita por Joaquim Gomes “Kikas” e Eduardo Mingas, capitão e sub-capital dos Campeões Africanos, logo após o desaire frente a Lituânia.


 Kikas que a par de Eduardo Mingas disputam o seu quarto Campeonato do Mundo, depois da estreia em 2002, em Indianápolis, Estados Unidos da América, afirmou que a postura deve ser mantida e se possível melhorá-la para os embates que se avizinham.“Penso que devemos manter e se possível melhorar a postura que tivemos frente à selecção da Lituânia, onde lutamos do principio até ao fim, apesar de termos enfrentado uma das candidatas ao título mundial. Creio que tudo podemos fazer para que essa determinação se mantenha até ao fim da competição”, disse.

O capitão do “cinco” nacional revelou que o grupo aproveitou a folga da tarde de ontem para rever o que esteve menos bem no desafio do último domingo, diante da Lituânia.“Como sabe ontem foi o nosso dia de folga apesar de termos trabalhado no período da manhã. A tarde aproveitamos para analisarmos o que esteve menos bem na partida frente à Lituânia. Hoje, frente ao México vamos procurar dar o nosso melhor a fim de garantirmos já a nossa qualificação para os oitavos-de-final”, prognosticou o internacional angolano que  estreou-se  na prova apenas no domingo.

Eduardo Mingas uma das unidades que se tem destacado, fundamentalmente, na luta debaixo das tabelas, assumiu de peito aberto a luta pela vitória, logo mais, frente a selecção do México que ostenta bons executantes ao nível dos lançamentos de longa distância.“Nós jogadores gostávamos  de vencer todas as partidas, mas  como devem compreender existem selecções que estão muito acima de nós. Ainda assim, temos dado boa resposta e a prova disso foi o jogo que fizemos frente à forte selecção da Lituânia que em 2010 conquistou a medalha de bronze. Frente ao México vamos lutar porque queremos vencer a partida e assegurar o apuramento à fase seguinte da competição”.
M.C

NÚMEROS
Cipriano lidera equipa nacional


À entrada da terceira jornada da fase preliminar da 17ª edição do Campeonato do Mundo de basquetebol em seniores, que decorre em quatro cidades espanholas (Sevilha, Granada, Bilbao e Gran Canária), o internacional angolano Olímpio Cipriano lidera a lista dos melhores marcadores do “cinco” nacional  com 29 pontos marcados ao cabo de dois jogos.Em duas partidas, o extremo base do Recreativo do Libolo e da Selecção Nacional foi utilizado durante 58 minutos e 65 segundos, é por isso o terceiro jogador com mais minutos em campo , antecedido do poste Eduardo Mingas conhecido nas lides da “bola ao cesto” como “cavalo de batalha”, com 67 minutos e 23 segundos, para além do base Armando Costa que já consumiu 59 minutos e 55 segundos nas duas partidas que disputou até aqui.

Eduardo Mingas é também o segundo melhor marcador dos Campeões Africanos, com 28 pontos, seguido de Reggie Moore, Yanick Moreira e Milton Barros, com 21, 18 e 16 pontos, respectivamente. Armando Costa, responsável pela condução das acções ofensivas do “cinco”  marcou 11 pontos.Moore consumiu já 42 minutos e 59 segundos em duas partidas, contra 28 m e 05s de Yanick Moreia, atleta que actua na Universidade Metodista dos Estados Unidos da América. Milton Barros está com 34m e 37s.

Hermenegildo Santos, campeão africano em 2013, ainda não jogou na presente edição mundial. Valdelício Joaquim ainda não explodiu e em duas partidas anotou apenas oito pontos, em 29m e 59s.Islando Manuel “Papa Ngulo”, foi utilizado durante 5m e 24s e não marcou qualquer ponto. Edson Ndoniema e Robertos Fortes marcaram dois e cinco pontos respectivamente, em 13m e 57s e 36m 32s.O capitão Joaquim Gomes “Kikas”, com 20 minutos e 28 segundos consumidos em apenas uma partida, anotou quatro pontos .                  
M.C

Senegal assegura oitavos-de-final
O Senegal é o  terceiro classificado da última edição do Campeonato Africano das Nações, prova disputada na Costa do Marfim, foi a primeira selecção do continente africano a garantir a passagem para os oitavos-de-final da 17ª edição do Campeonato Africano das Nações, ao derrotar ontem, no Pavilhão Arena de Sevilha, a similar da Croácia, por 75-77, em partida referente à terceira jornada da fase preliminar do grupo B.

Os senegaleses que na ronda anterior haviam suplantado a selecção do Porto Rico, por 82-72, confirmaram ontem a passagem para a fase seguinte da competição, mercê da vitória sobre a Croácia, esta que foi a primeira a carimbar o passaporte para os oitavos-de-final. O embaixador do contenete africano perdeu na primeira jornada do grupo B frente à Grécia, por 64-87. Hoje, o grupo B folga reata amanhã  com a disputa da quarta e penúltima jornada da fase preliminar, na qual o Senegal vai ter pela frente a Argentina.
Melo Clemente- Las Palmas

BREVE
Sporting supera
Benfica do Cunje


O campeonato provincial unificado sénior e júnior de basquetebol em masculino do Bié arrancou domingo com a vitória da equipa A do Sporting  no confronto que o opôs ao Benfica do Cunje, por 85-51. O duelo disputado no Pavilhão do Sporting do Bié, no Cuito, foi testemunhado por uma mole considerável de adeptos. Depois de passear toda a sua classe no torneio de abertura de basquetebol, cujas cortinas fecharam a 23 de Agosto, a formação A do Sporting demonstrou claramente, no duelo diante dos encarnados do Cunje que é um sério candidato ao título da prova.

Por essa razão, não constitui qualquer surpresa a vantagem no marcador nos quatro períodos de jogo. Ao intervalo a turma leonina já vencia por 37-21, depois de no primeiro quarto ter obtido uma vantagem de 20-12. Apesar do favoritismo que carregava neste duelo, que abriu as hostilidades da edição de 2014 do “Provincial” de basquetebol do Bié, a equipa leonina teve de carregar no acelerador ante o Benfica do Cunje  que procurou a todo custo estorvar as suas acções.

OUTROS JOGOS
Independentemente do Sporting do Bié A e do Benfica do Cunje terem já aberto a prova, vão evoluir ainda nesse certame as equipas sénior e de juniores do Jasck, Benfica do Andulo, Sporting de Catabola, Escola Superior Pedagógica, Núcleo Torres Gémeas, Desportivo do Cunhinga e bem assim como a formação B do Sporting.

Na reunião técnica realizada na sexta-feira 29 de Agosto, confirmaram ainda, para esta primeira jornada os jogos Benfica do Andulo – Sporting de Catabola, Sporting do Bié B – Jasck em juniores, Jasck em seniores – Desportivo do Cunhinga e Núcleo Torres Gémeas – Escola Superior e Pedagógica do Bié. Os jogos vão realizar-se todos no próximo sábado.
 SÉRGIO V. DIAS- CUITO