Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angola conhece adversrios do pr-olmpico

16 de Janeiro, 2016

Depois de perder no ltimo Afrobasket para a Nigria a Seleco Nacional tem segunda oportunidade para chegar aos Jogos Olmpicos

Fotografia: M.Machangongo

O sorteio do torneio pré-olímpico de basquetebol, em ambos os sexos, que conta com a participação da selecção masculina de Angola, realiza-se no dia 26 deste mês, em Mies, (Suíça), informou a FIBA.

A cerimónia está marcada para as 18h30 (hora de Angola), no House of Basketball, na localidade suíça de Mies, indica um comunicado da FIBA.

O órgão reitor do basquetebol no mundo, informa também que a cerimónia vai ser transmitida em directo pelo canal FIBA Youtube.O torneio pré-olímpico, é uma segunda oportunidade que a FIBA dá aos países para se qualificarem para os Jogos Olímpicos, que este ano vão reslizar-se no Rio de Janeiro (Brasil).

A prova apura três países, entre os 18, que falharam o  apuramento directo nas competições continentais.No caso do continente africano, além de Angola, foi a segunda colocada do Afrobasket2015, após derrota na final com a Nigéria, estão apuradas a Tunísia (terceira) e o Senegal (quarto).

Em feminino, a equipa nacional ficou em quarto, e por isso, excluída da prova de "repescagem".Esta vai ser a segunda vez que a selecção masculina vai disputar o pré-olímpico. A primeira, foi após a derrota em Madagáscar, no Afrobasket2011, ao perder a final com a Tunísia.

Na altura, a FIBA organizou o torneio na Venezuela e Angola falhou o apuramento para os Jogos de Londres2012.

Se falhar este apuramento, cujos moldes de disputa foram alterados, aumentam os graus de dificuldades, Angola assinala um momento histórico do seu basquetebol. Vai interromper uma participação regular, em torneios olímpicos, desde os Jogos de “Barcelona92”, evento de estreia.Desde então, o país não falhou um torneio olímpico da bola ao cesto. Esteve com os masculinos em Atlanta96, Sidney2000, Atenas2003, Beijing2008. Com a formação feminina disputou o torneio de Londres2012. De recordar a lista das equipas apuradas para o o torneio pré-olímpico:Europa (5) - França, Sérvia, Grécia, Itália, República Checa

Américas (3) - Canadá, México, Porto RicoÁfrica (3) - Angola, Tunísia, SenegalÁsia (3) - Filipinas, Irão, JapãoOceânia (1) - Nova Zelândia As três últimas selecções passam a ser conhecidas no dia 19, altura em que se anunciam os anfitriões desta competição, que se disputa num modelo diferente.Ao contrário da edição passada, o torneio deste ano é disputado em três grupos de seis, em três países diferentes.