Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angola defronta Chade amanh para o Afrocan

Melo Clemente - 18 de Julho, 2019

Extremo poste Leonel Paulo falha operao Mali mas pode figurar na convocatria para a Copa do Mundo da China

Fotografia: Jornal dos Desportos

A Selecção Nacional de basquetebol sénior masculina (B) defronta amanhã, sexta-feira, no final do dia, no Palácio dos Desportos de  Salamatou Maiga de Bamako, no Mali, a similar do Chade, em partida referente a primeira jornada do Grupo C da fase preliminar da primeira edição do Afrocan, competição que encerra a 28 do mês em curso.
Depois de ter deixado ontem a capital do país, Luanda, com destino ao palco da competição, o combinado nacional às ordens de Paulo Jorge Morais Rebelo de Macedo vai efectuar na tarde de hoje, quinta-feira, o treino de adaptação ao piso do Palácio dos Desportos de Salamatou Maiga, recinto que vai albergar as partidas da primeira edição do Afrocan.
Em face das dificuldades financeiras, que tem assolado à direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), encabeçada por Hélder Martins da Cruz "Maneda", a Selecção Nacional B efectuou toda a sua preparação na capital do país, Luanda, à semelhança das demais selecções nacionais.
Durante, aproximadamente, três semanas, o trio de técnicos constituídos por Paulo Jorge Morais Rebelo de Macedo, Aníbal Moreira e Miguel Pontes Lutonda, aprimoraram a componente física, sem descurar os aspectos técnicos e tácticos, respectivamente.
Os jogos amistosos realizados pelo "Cinco Nacional", antes de partir para o palco da competição, vão dar outra rodagem competitiva aos pupilos de Paulo Jorge Morais Rebelo de Macedo.
Entretanto, amanhã, frente a similar do Chade, o combinado nacional apresenta-se com um ligeiro favoritismo, apesar da selecção chadiana ter estado a crescer gradualmente de rendimento.
O seleccionador nacional vai colocar na quadra, uma equipa que seja capaz de anular os pontos fortes do seu opositor, fundamentalmente no jogo exterior, para suplantar o Chade e conquistar os dois primeiros pontos, rumo a qualificação directa para os quartos-de-final.
ANGOLA encerra a fase preliminar do Grupo C da primeira edição do Afrocan no domingo, dia 21, quando medir forças com a forte selecção de Marrocos, num prélio de difícil prognóstico.
Ainda amanhã, sexta-feira, para o Grupo A, o país anfitrião, Mali, vai medir forças com a congénere da Argélia, numa partida onde os donos da casa vão sentir imensas dificuldades, a julgar pelo potencial dos argelinos.
Por seu lado, a Tunísia, actual campeã africana, terá pela frente a similar da Guiné, isto para o Grupo D, ao passo que a Nigéria, vice-campeã africana, vai defrontar o Quénia, desafio onde os nigerianos são claramente favoritos.
Os três primeiros classificados de cada grupo, transitam directamente para os quartos-de-final, ao passo que o segundo e terceiro classificados de cada grupo no sistema cruzado, vão lutar pelas outras quatro vagas dos quartos-de-final.
As selecções vencedoras dos quartos-de-final passam para as meias-finais, ao passo que as vencidas vão disputar as classificativas do quinto ao oito lugares, respectivamente.

Confiança
Macedo parte confiante para Bamako


Paulo Jorge Morais Rebelo de Macedo, seleccionador nacional B, partiu para Bamako, capital maliana, palco da realização da primeira edição do Afrocan, com os índices motivacionais em alta.
Em declarações à comunicação social, momentos antes da partida para a capital maliana, Bamako, o seleccionador nacional, que tem como adjuntos Aníbal Moreira e Miguel Pontes Lutonda, mostrou-se confiante numa participação airosa do "Cinco Nacional", que passa pela conquista do título da primeira edição do Afrocan.
"Angola vai para esta competição com responsabilidade acrescida, ou seja, vamos lutar no sentido de conquistarmos o título do Afrocan, apesar de reconhecermos a dificuldades que vamos encontrar, a julgar pela qualidade das selecções que vão disputar esta competição", reconheceu o antigo seleccionador nacional dos hendecacampeões africanos.
Chade e Marrocos são adversários do "Cinco Nacional", durante a fase preliminar do Afrocan que encerra domingo, dia 21.
Paulo Jorge Morais Rebelo de Macedo assegurou, por outro lado, que vão procurar qualificar-se directamente para os quartos-de-final da aludida competição.
"De acordo com os regulamentos desta competição, apenas o primeiro classificado passa directamente para os quartos-de-final. Portanto, tudo faremos no sentido de conseguirmos esta qualificação directa", augurou o antigo base da Selecção Nacional, hoje, nas vestes de seleccionador nacional B.
Eis a lista dos doze (12) que seguiram ontem viagem para o Mali: Hermenegildo Santos, Childe Dundão, Edson Ndoniema, Carlos Cabral, Jonatão Jungo, Alexandre Jungo, Ngombo Rogério, Jucelino Ricardo, Glofate Buiamba, Fidel Cabita, Jilson Bango e Mutu Fonseca.
O torneio é destinado a jogadores que actuam nos respectivos países, com abertura para dois que militam no exterior.                 

Susto
Ognjen Kuzmic sofre acidente


Ognjen Kuzmic, jogador da selecção de basquete da Sérvia e campeão da NBA com o Golden State Warriors em 2015, foi hospitalizado em estado grave, após sofrer domingo um sério acidente de aviação, informou em comunicado o seu clube actual, o Estrela Vermelha de Belgrado (Crvena Zvezda).
"Infelizmente, o Estrela Vermelha informa aos adeptos que, durante a manhã deste domingo, Ognjen Kuzmic sofreu um grave acidente", diz a nota.
O comunicado acrescenta que Kuzmic, de 29 anos, sofreu sérias fracturas na cabeça e no tórax e foi levado para um hospital. Segundo a polícia, o jogador foi internado no Centro Clínico Universitário de Banja Luka.
O portal "Sport-blic" dessa mesma cidade afirmou, que o poste sérvio está em coma induzido devido às fortes dores, mas a sua vida não corre perigo e ele será transferido para um hospital de Belgrado.
O acidente, no qual estiveram envolvidos dois veículos, aconteceu durante a madrugada, por volta das 5h local, na estrada que liga as cidades de Banja Luka e Prijedor, na Bósnia, segundo fontes policiais. A agência sérvia "B-92" afirma que Kuzmic conduzia um Porsche SUV.
Ambos os veículos ficaram destruídos e quatro pessoas ficaram feridas. Kuzmic, nascido em Doboj (Bósnia), voltou ao Estrela Vermelha depois de passar duas temporadas no Real Madrid (2017-2019), período no qual sofreu várias lesões que o mantiveram afastado das quadras por muito tempo. Além disso, o jogador foi o primeiro escolhido pelo Golden Stata Warriors no draft de 2012.