Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angola defronta hoje Senegal

Melo Clemente - 24 de Setembro, 2015

Angolanas e senegalesas voltam a jogar depois de se terem encontrado em duas ocasiões nos Jogos Africanos de Brazzaville

Fotografia: Paulo Mulaza

A Selecção Nacional de basquetebol sénior feminina defronta hoje, a partir das 21h30minutos, a similar do Senegal, em partida referente à primeira jornada do Grupo B da fase preliminar da 24ª edição do Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket, com palco em Yaoundé, Camarões, prova selectiva aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Brasil, em 2016.

Angolanas e senegalesas voltam a duelar hoje, desta para o encerramento da primeira jornada do Grupo B da fase preliminar do Afrobasket/2015, depois de se terem defrontado recentemente, nos XI Jogos Africanos de Brazzaville. Depois de se terem defrontado em duas ocasiões nos XI Jogos Africanos de Brazzaville, com uma vitória para cada selecção, a partida de mais logo, servirá de acerto de contas.

Na fase preliminar dos XI Jogos Africanos de Brazzaville, a Selecção Nacional, perdeu por 52-63,  e para a atribuição da medalha de bronze, o combinado nacional venceu a formação do Senegal, por 45-42.

Aliás, durante a disputa dos XI Jogos Africanos, competição que encerrou no  sábado, a Selecção Nacional teve a primazia de enfrentar as selecções da Argélia e da Nigéria, também adversários do cinco nacional para a fase preliminar da 24ª edição do Afrobasket dos Camarões, prova que vai apurar a representante do continente africano aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

A partida de mais logo, entre angolanas e senegalesas, é de difícil prognóstico, a julgar pelo potencial das duas selecções apontadas como candidatas à conquista do ceptro africano. Entretanto, a capitã Nacissela Maurício pode desfalcar o combinado nacional, em virtude de não ter recuperado totalmente das fortes dores que sente no peito,  resultante de uma queda que sofreu no Congo -Brazzaville, no prélio das meias-finais, frente à congénere da Nigéria.

Apesar desta contrariedade, o seleccionador nacional, Jaime Covilhã, acredita num desfecho positivo do cinco nacional que vai em busca do tricampeonato africano e consequentemente, o apuramentos aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Já a extremo poste, Felizarda Jorge, está recuperada da mazela que a afligia e pode ser uma das opções para o cinco inicial de mais logo. Embora reconheçam o potencial das bicampeãs africanas, as senegalesas estão dispostas a vencer mais uma vez a Selecção Nacional. As selecções do Gabão e do Uganda, integrantes do Grupo A, abrem as hostilidades da 24ª edição do Afrobasket/2015, às 9h30 minutos..

AFROBASKET
Nigéria joga com Guiné


A selecção da Nigéria tem hoje tarefa facilitada, quando defrontar a partir das 13h30 minutos, a congénere da Guiné Conakry, em partida referente à primeira jornada do Grupo B da fase preliminar da 24ª edição do Campeonato Africano das Nações. Nigéria que a par de Angola, Senegal, Moçambique, Camarões e Mali é apontada como uma das candidatas à conquista do título africano, com maior ou menor dificuldade vai seguramente derrotar a congénere da Guiné Conakry.

Com uma selecção forte, onde se destaca o jogo colectivo, as nigerianas não vão encontrar muita resistência, ante uma equipa que procura afirmar-se no contexto das grandes noções a nível da "bola ao cesto". O seleccionador nigeriano vai aproveitar a partida desta tarde, para rodar o plantel, com vista os próximos desafios de elevado grau de dificuldades. Entretanto, as guineenses, apesar de reconhecerem as potencialidades das nigerianas, tudo vão fazer para contrapor o favoritismo da sua adversária.

Perspectiva-se uma boa partida, entre nigerianos e guineense, integrantes do Grupo B da fase preliminar do Afrobasket/2015. Ainda hoje, para o Grupo B, a selecção do Egipto que beneficiou do Will Card (convite) da Fiba -Afrique para disputar a edição 24 do Afrobasket dos Camarões, em virtude de ter falhado o apuramento para a aludida competição, defronta a similar da Argélia, num duelo magrebino que promete fortes emoções.
M.C

GRUPO A
Camarões e Moçambique
centralizam  atenções


As selecções dos Camarões e de Moçambique vão centralizar hoje, às 17h30 minutos, as atenções da primeiro jornada do Grupo A, da fase preliminar da 24ª edição do Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket. Os Camarões que organizam a prova, com o propósito de conquistar o título africano e, consequentemente, assegurar o passe para os Jogos Olímpicos do Rio do Janeiro em 2016, a sua selecção vai medir forças com as vice-campeãs africanas.

O duelo entre camaronesas e moçambicanas promete um despique interessante, a julgar pela qualidade dos dois planteis. A jogar em casa, a selecção dos Camarões é à priori, a principal favorita à conquista dos dois pontos em disputa. O equilíbrio vai seguramente marcar o desafio desta tarde, a selecção que souber explorar convenientemente os erros da  adversária, deve chamar a si, a conquista dos dois pontos.-

Por sua vez, a selecção do Mali, medalha de ouro dos recém -terminados XI Jogos Africanos de  Brazzaville, vai ter pela frente a selecção da África do Sul, num prélio onde as malianas são claramente favoritas. Depois de bater na final a similar da Nigéria, arrebatando a medalha de ouro dos XI Jogos Africanos de Brazzaville, as malianas estão apostadas em conquistar o título da 24ª edição do Campeonato Africano das Nações, prova selectiva aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Brasi, em 2016.
M.C