Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angola defronta Seychelles no zonal

Melo Clemente - 26 de Fevereiro, 2015

Hendecacampeões africanos estão a duas vitórias de conseguirem o pleno no torneio de Bulawayo

Fotografia: José Soares

A Selecção Nacional de basquetebol em seniores masculinos defronta no final da tarde de hoje as Seychelles, em partida referente à segunda jornada da segunda volta do torneio de apuramento aos Jogos Africanos do Congo Brazzaville, competição que decorre em Bulawayo, Zimbabwe, e termina a 28 do mês em curso.

Depois de ter vencido as Seychelles por expressivos 117-55, na segunda jornada da primeira volta do torneio, que apura apenas o primeiro classificado para os Jogos Africanos do Congo Brazzaville, prova marcada para o mês de Setembro do ano em curso, o combinado nacional, sob orientação da dupla técnica Emanuel Trovoada e Manuel da Silva "Gi", vai em busca da sua quinta vitória consecutiva no certame.

Inserido no Grupo I, ao lado das congéneres do Zimbabwe, país anfitrião, África do Sul e Seychelles, a Selecção Nacional, que a partir do dia 31 de Maio próximo começa a ser dirigida pelo técnico espanhol Ramón López Suárez "Moncho López", tem passeado toda a sua classe na prova, a julgar pelo nível dos seus adversários,   de longe inferior ao dos  hendecacampeões africanos.

Hoje, frente às Seychelles, o "cinco" nacional vai procurar alcançar mais uma chapa 100, a fim de manter o ciclo de triunfos na competição.
Reconhecendo as qualidades técnicas dos integrantes da Selecção Nacional, o técnico das Seychelles vai procurar montar uma equipa que seja capaz de dificultar ao máximo as acções ofensivas dos angolanos.

O base Armando Costa e o poste Eduardo Mingas têm sido as unidades em grande destaque no "cinco" nacional, sem desprimor para os demais integrantes do grupo, com particular realce para os estreantes Carlos Cabral, Pedro Bastos e Afonso Rodrigues. A Selecção Nacional lidera o torneio de apuramento aos Jogos Africanos, com oito pontos, mercê de quatro vitórias em igual número de jogos.

Ontem, o combinado nacional que amanhã, sexta-feira, volta a medir forças com o Zimbabwe, país anfitrião, voltou a derrotar a África do Sul, em partida referente à primeira jornada da segunda volta do torneio de apuramento aos Jogos do Congo Brazzaville.Apesar da ausência de Carlos Morais, Olímpio Cipriano, Milton Barros, Hermenegildo Santos, Yanick Moreira e Joaquim Gomes "Kikas", atletas que fazem parte do núcleo duro, a Selecção Nacional continua a evidenciar classe, quer em termos ofensivos quer defensivos.

Entretanto, o combinado nacional tem este ano a missão de conseguir o passe de apuramento aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, quando disputar de 19 a 30 de Agosto do ano em curso, na Tunísia, a fase final do Campeonato Africanos das Nações, Afrobasket.

BIC Basket
Libolo quer fechar
fase regular no pódio


A ultrapassar o mau momento no  BIC Basket, o Recreativo do Libolo procura alcançar o terceiro lugar da classificação, o melhor que lhe resta a três jornadas do fim da fase regular do campeonato, e reencontrar-se nas etapas sequentes na luta pela revalidação do título nacional. Com cinco derrotas em 15 jogos, das quais uma diante da Universidade Lusíada (considerada "de outro campeonato"), a formação do Cuanza Sul tem alternado as suas prestações na prova, num momento em que se vê afectada por uma “onda” de lesões, e nem os estatutos de campeão africano de clubes e nacional em título a têm ajudado.

A equipa ocupa a quinta posição com 25 pontos e ainda que vença os restantes encontros, o que é provável face à capacidade técnica do seu plantel em relação aos adversários (Sporting de Benguela e Marinha), vai totalizar somente 31 pontos, insuficientes para alcançar o líder 1.º de Agosto (35) e o Petro de Luanda (33), que já concluíram os  18 jogos da primeira fase.

Nos dias 6 e 7 de Março, o Libolo defronta o Sporting de Benguela, no terreno deste último, fechando a primeira fase a 13 do mesmo mês frente à Marinha de Guerra, no Pavilhão Victorino Cunha. Antes devem jogar, amanhã, Vila Clotilde-Universidade Lusíada, no Pavilhão Anexo da Cidadela Desportiva. Classificação actual: 1. 1º de Agosto 35 pontos 18, 2. Petro 33, 3. Interclube 29, 4. ASA 27, 5. Libolo 25, 6. Sporting Benguela 23, 7. Progresso 22, 8. Vila Clotilde 22, 9. Lusíada 21, 10. Marinha 19.