Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angola disputa terceiro lugar

Juscelino da Silva - 27 de Julho, 2019

Seleco Nacional perdeu com Democrtica do Congo nos quartos -de -finais

Fotografia: Vigas da Purificao | Edies Novembro

A Selecção Nacional de basquetebol sénior masculina defronta hoje, às 16h00, no Palácio dos Desportos, em Bamako, capital do Mali,  a selecção de Marrocos,  em partida a contar para as classificativas do terceiro e quarto lugares da primeira edição do Afrocan, prova reservada aos atletas que actuam nos campeonatos nacionais. O combinado nacional está obrigada a vencer o embate para garantir o último lugar do pódio.

Liderada tecnicamente por Paulo Macedo e os adjuntos Aníbal Moreira e Miguel Pontes Lutonda, a Selecção Nacional perdeu nos quartos-de-finais com a República Democrática do Congo por 78-84 e deitou fora a oportunidade de garantir um lugar na final do Campeonato Africano.

Para o desafio de hoje, o timoneiro deve entrar com um cinco virado para o ataque. O base Childe Dundão, que foi relegado para o banco de suplentes, deve voltar ao cinco inicial para dar mais rapidez ao jogo ofensivo. O jovem atleta é, até ao momento, a maior unidade com um ataque demolidor. O "pequeno -grande' base tem na conta pessoal 46 pontos marcados, uma média de 15,3 pontos por jogo. O embate de hoje é o segundo entre as duas selecções. Os angolanos levaram a melhor no primeiro jogo  na fase regular e venceram por 68-58. 

A Selecção Nacional efectuou até ao momento quatro partidas. Venceu três os jogos diante de Marrocos (68-58), Algéria (89-62) e Chade (95-83) e os pupilos de Paulo Macedo perderam com Congo Democrático (78-84). O jogo registou o domínio total dos congoleses. Angola vencia ao intervalo por 32-30, mas os congoleses foram mais eficientes no último período da partida e  superiorizaram-se no terceiro e quarto períodos do jogo. O sistema ofensivo deixou a equipa técnica do cinco nacional sem soluções para contrariar o favoritismo dos adversários.

A final entre o Congo Democrático e o Quénia está marcada para hoje, às 18h30. Antes, Angola disputa o terceiro lugar com Marrocos. Mali e Chade defrontam-se para o quinto posto, enquanto Argélia e Tunísia para o sétimo lugar. Esta é a primeira edição do Afrocan, campeonato africano das nações em basquetebol sénior masculino, reservado a atletas que actuam no continente.