Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angola em Sub-19 joga classificativas

Melo Clemente - 06 de Julho, 2017

Cinco nacional esteve à beira de protagonizar um feito inédito que passava pela qualificação aos quartos-de-final

Fotografia: Jornal dos Desportos

A Selecção Nacional de basquetebol masculino de Sub-19 falhou o apuramento aos quartos-de-final da 13ª edição do Campeonato do Mundo da categoria, ao perder ontem de forma copiosa, no Pavilhão Arena do Cairo, Egipto, diante da congénere do Canadá, por 65-87, na primeira partida dos dezasseis-avos de final da aludida competição, quando ao intervalo registava-se uma igualdade a 42 pontos.

A má exibição patenteada nos últimos  dois quartos, acabou por manchar completamente a excelente prestação evidenciada pelo cinco nacional nos primeiros 20 minutos, com particular realce para o segundo quarto, onde os pupilos de Raul Fragoso Ferreira Duarte conseguiram vencer no parcial por 19-12.

Com Childe Dundão e Eric Amândia a liderarem as acções ofensivas, Angola conseguiu colocar em sentido a forte selecção do Canadá, conjunto que tem no jogo exterior, uma das suas principais \"armas\".

A perder por sete pontos de diferença no primeiro período (23-30), a Selecção Nacional apareceu completamente transfigurada no segundo quarto, principalmente, no capítulo defensivo, aliado a um ataque que quase funcionou na plenitude.

Aliás, a vitória no parcial (19-12) atesta perfeitamente a excelente postura evidenciada pela Selecção Nacional, que se deixou empatar a 42 pontos, no soar do apito para o intervalo maior.

Incompreensivelmente, o cinco nacional quebrou de rendimento no terceiro período, facto que foi muito bem aproveitado pela selecção do Canadá, que venceu no parcial por 22-8.

Em face da pressão exercida pelos canadianos, fundamentalmente, no capítulo defensivo, forçou o cinco nacional a apostar sistematicamente e sem sucesso nos lançamentos à longa distância.

Dos 27 lançamentos à longa distância tentados, os pupilos de Raul Fragoso Ferreira Duarte converteram apenas seis, o que representa uma média de 22, 2 por cento.

Entretanto, a  vencer por 14 pontos de diferença a entrada do derradeiro quarto (50-64), os canadianos entraram mais motivados, ao contrário dos angolanos que se mostravam bastante apáticos, quer a atacar, quer a defender.

A reacção da Selecção Nacional surgiu apenas quando restavam pouco menos de cinco minutos para terminar a partida.

Nesta etapa, os angolanos marcaram 15 pontos, contra 23 dos canadianos, que fixaram o resultado final em 87-65.

Sílvio Sousa 18 pontos, Geraldo Santos (15) e Geraldo Santos (10) foram os melhores marcadores da Selecção Nacional. Sílvio Sousa foi ainda o melhor ressaltador do cinco nacional, com nove, sendo dois defensivos e sete ofensivos, para além de ter conseguido ainda quatro assistências.

Do lado canadiano, D. Djuricic, com 22 pontos, foi o cestinha da partida, seguido pelo seu companheiro de equipa, R. Barrett, com 18 pontos.
Com este triunfo, os canadianos vão medir forças nos quartos-de-final com os franceses, ao passo que o cinco nacional vai disputar as classificativas do nono ao décimo sexto lugares, respectivamente, frente ao Porto Rico.

Ainda ontem, os Estados Unidos da América cilindrou o Mali, outro representante do continente africano, por 117-69, ao passo que a Espanha bateu o Irão, por 70-50. Já a Itália sentiu imensas dificuldades para derrotar o Japão, por 57-55.


Descanso
Campeonato do Mundo
regista segunda pausa

A 13ª edição do Campeonato do Mundo de basquetebol masculino de Sub-19, prova que decorre desde o pretérito dia 01 na cidade de Cairo, capital política do Egipto, regista hoje, quinta-feira, a sua segunda pausa colectiva, depois do primeiro interregno verificado na segunda-feira.

A competição que conta com a participação de 16 selecções, reata amanhã, sexta-feira, com a disputa de quatro partidas referentes aos quartos-de-final, igual número de jogos a contar para as classificativas do nono ao décimo sexto lugares, respectivamente.

As 16 selecções, nomeadamente, ANGOLA, Estados Unidos da América, Canadá, França, Lituânia, Espanha, Argentina, Porto Rico, Mali, Egipto, Japão, Alemanha, Coreia do Sul, Irão, Itália e Nova Zelândia, vão aproveitar o dia de hoje para retemperar as energias, para o regresso às emoções da \"bola ao cesto\".

Entretanto, o seleccionador nacional, Raul Fragoso Ferreira Duarte, vai aproveitar o dia de hoje para ensaiar as estratégias a serem utilizadas amanhã, frente ao Porto Rico, partida a contar para as classificativas do nono ao décimo sexto lugares, depois de ter falhado a qualificação inédita para os quartos-de-final da 13ª edição do Campeonato do Mundo da categoria, prova que encerra domingo, dia nove.

Apesar do poderio do Porto Rico, Raul Fragoso Ferreira Duarte espera que a sua rapaziada entre amanhã, com os índices de concentração em alta, para contrapor o favoritismo dos porto-riquenhos.

Ainda para as classificativas do nono ao décimo sexto lugares, o Japão terá pela frente a similar da Coreia do Sul.

Já a Itália vai defrontar amanhã, quinta-feira, a Lituânia para os quartos-de-final. Os Estados Unidos da América vai enfrentar a Alemanha.
M.C

 




Classificativas
Selecção Nacional
defronta Porto Rico


A Selecção Nacional de basquetebol de Sub-19 defronta amanhã, sexta-feira, a congénere do Porto Rico, em partida a contar para as classificativas do nono e décimo sexto lugares, respectivamente, da 13ª edição do Campeonato do Mundo da categoria, prova que decorre no Cairo, capital política do Egipto.

Depois de ter falhado qualificação inédita para os quartos-de-final da edição número 13 do Campeonato do Mundo, competição que encerra domingo com a disputa da grande final, a Selecção Nacional vai procurar amanhã, surpreender a forte selecção do Porto Rico.

Em caso de vitória amanhã, frente ao Porto Rico, os pupilos de Raul Fragoso Ferreira Duarte, vão disputar as classificativas do nono ao décimo segundo lugares, respectivamente.

A Selecção Nacional vai em busca da melhoria do décimo quarto lugar alcançado na edição passada.

POSTE SÍLVIO
LIDERA LISTA

O extremo poste, Sílvio Sousa, continua a liderar a lista dos melhores marcadores da Selecção Nacional de basquetebol de Sub-19, agora com 68 pontos, sendo por isso, o único atleta angolano que figura na lista dos melhores marcadores do Campeonato do Mundo.