Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angola encerra participao

16 de Agosto, 2014

Grcia ou Argentina podem defrontar o combinado nacional hoje no adeus ao Campeonato do Mundo prova onde Angola esteve em grande plano

Fotografia: Jos Cola

Ontem, frente à selecção da Itália, para as classificativas do nono ao décimo segundo lugares, os pupilos de Manuel da Silva perderam por 71-77, quando ao intervalo venciam por 59-57.

A Selecção Nacional entrou melhor no desafio, tendo dominado os dois primeiros quartos, altura em que o base Eric Amândio tinha já anotado 23 pontos.

Mais uma vez, a ineficácia nos lançamentos livre acabou por ser determinante nas contas finais, em que os italianos saíram a vencer por 77-71.

O base Eric Amândio voltou a estar em grande plano, ao anotar 26 pontos, sendo por isso o cestinha da partida, para além das quatro assistências. O base do Atlético Petróleos de Luanda também tinha sido o marcador no desafio frente ao Emirados Árabes Unidos, com 24 pontos.

Por seu lado, Bruno Fernandes, do Clube Central das Forças Armadas Angolanas, foi o melhor ressaltador, com 16 ressaltos capturados. 

Apesar do desaire, a Selecção Nacional, que marca a sua estreia numa competição do género, depois de ter vencido o Campeonato Africano das Nações de Sub-16, prova disputada em Antananarivo, capital de Madagáscar, conseguiu cumprir  o seu objectivo, ao posicionar-se entre as doze melhores selecções, num universo de 16 participantes.

O seleccionador nacional, Manuel da Silva "Gi", deu os parabéns à  equipa pela bravura que demonstrou durante a competição que hoje encerra as  cortinas.

"Senti que este grupo podia dar muito mais nesta competição mas penso que fizemos uma campanha que acabou por superar as nossas expectativas. Conseguimos estabelecer a melhor classificação de todos os tempos de representantes do continente africano, facto que nos deixa regozijados", começou por dizer o seleccionador nacional.

Para o técnico, a ansiedade na ponta final na partida de ontem, frente à selecção da Itália, acabou por ditar o desfecho da partida.

"Começámos bem mas, infelizmente, não conseguimos manter os níveis de concentração até ao apito final. Mais, reitero que estou orgulhoso com a prestação destes rapazes que precisam de ser acompanhados não pela direcção da federação mas também pela própria sociedade", alertou o seleccionador nacional.

Entretanto, ainda ontem, para as classificativas do quinto ao oitavo lugares, o Canadá bateu a República Popular da China, por 92-81. Já para as classificativas do décimo terceiro ao décimo sexto lugares, o Japão venceu o Dubai, por 91-42.


Sub-18  
Hilário Filipe orienta selecção feminina


O técnico do Sporting de Benguela, Hilário Filipe, vai dirigir a Selecção Nacional de basquetebol feminina de Sub-18 no Campeonato Africano da categoria, prova a decorrer de 18 a 27 de Setembro do ano em curso, no Cairo, Egipto.

O líder da formação do Sporting de Benguela vai ter como adjunta Jacqueline Francisca, antiga internacional angolana.

Para a "operação Cairo", a dupla técnica convocou  20 atletas, sendo seis da formação do Grupo Desportivo Interclube, quatro do Interclube Clube de Benguela e três do Sporting de Benguela. A formação do 1º de Agosto forneceu apenas duas jogadoras, contra uma do Grupo Desportivo O Maculusso.  

De acordo com a convocatória a que tivemos acesso, as comandadas de Hilário Filipe concentram-se na próxima segunda-feira, a partir das 10h00, numa das salas de reuniões da Federação Angolana de Basquetebol, sita no Complexo da Cidadela Desportiva.
No encontro de segunda-feira, a equipa técnica vai apresentar o plano de preparação às convocadas para o Campeonato Africano das Nações em Sub-18.

Apesar das várias frentes internacionais, a direcção da Federação Angolana de Basquetebol esmera-se na criação de condições de trabalho para proporcionar ao grupo uma preparação sem grandes sobressaltos.

Lista completa das jogadoras chamadas para o Afrobasket do Cairo: Cristiana Correia e Joana Benje (1º de Agosto), Ruth Paim (Grupo Desportivo O Maculusso), Esperança Nunda, Madalena da Silva e Amélia Caculo (Sporting de Benguela), Joana Antónia, Erica Guilherme, Emanuela Mateus, Domilda António, Jane Leite e Eduarda Gabriel (Interclube), Eliane dos Santos, Mariana Manuel, Elsa Fabiana e Jéssica Malage (Interclube de Benguela), Tatiana Jamba (Benfica da Huíla), Adriana Manuel (Sporting do Bié), Leopoldina Emídio (Universidade Lusíada), Mafalda Barcelos (Portugal).   
M.C


Torneio
Festival infantil
anima Lubango


 O primeiro festival infanto-juvenil em basquetebol que vai movimentar jovens com idades compreendidas entre 14 e 16 anos, em ambos os sexos, promovido pela associação local da modalidade, realiza-se hoje a partir das 9h00, no Pavilhão Multiusos de Nossa Senhora do Monte, na cidade do Lubango, Província da Huíla.

O objectivo da realização do festival, disse Diogo Rodrigues Gomes, secretário-geral da Associação Provincial de Basquetebol da Huíla (APBH) é incentivar a prática da modalidade no seio das camadas mais jovens, assim como detectar novos talentos.

Diogo Rodrigues Gomes esclareceu que o evento estava inicialmente marcado para as 14h00 de hoje, porém, devido ao volume de jogos que as formações envolvidas têm, acertou-se o calendário para as 9h00, com o propósito de haver mais ritmo competitivo.

 Em entrevista, ontem, ao Jornal dos Desportos Diogo Rodrigues Gomes destacou que neste primeiro festiva  vão participar apenas atletas das categorias de iniciados e cadetes em masculinos e femininos.

Diogo Rodrigues Gomes confirmou que para o êxito do festival foram mobilizadas as direcções dos clubes que movimentam a modalidade na província, atletas e treinadores. Por isso, apelou aos amantes da modalidade a afluírem em massa ao recinto de jogo.

 Referiu que as condições técnicas e administrativas, estão criadas para que tudo decorra de acordo com o preconizado pela organização do certame.
  “Que os aficionados da bola ao cesto apareçam em massa para festejarmos mais uma edição das festas de Nossa Senhora do Monte, padroeira da cidade, para que os atletas se sintam motivados a praticar a modalidade”, ressaltou.
Gaudêncio Hamelay, no Lubango


Juniores
Heja Spor e Tchioco
jogam final do torneio 


As formações do Heja Spor Clube e o Desportivo do Tchioco, em juniores masculinos, disputam hoje a final do torneio de basquetebol, inserido nas Festas de Nossa Senhora do Monte, que decorre na cidade do Lubango.

 A equipa do Heja Spor Clube conseguiu tal proeza ao derrotar o Clube Desportivo da Huila, por 82-66, enquanto o Desportivo do Tchioco infligiu uma pesada derrota ao Sporting Clube do Lubango, por 155-38.

Para o terceiro lugar, o Sporting Clube do Lubango mede forças com o Clube Desportivo da Huila (CDH).

O secretário-geral da Associação de Basquetebol da Huíla, Diogo Gomes, disse que a duas equipas que disputam a final estão a competir no escalão sénior não obstante o campeonato em curso nestas paragens estar a ser disputado em unificados.  
G.H