Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angola fica com bronze em feminino

Melo Clemente - 20 de Agosto, 2018

A Selecção Nacional de basquetebol feminina na categoria de Sub-18 conquistou ontem, em Maputo, capital moçambicana, o terceiro lugar no Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket, ao vencer a similar do Rwanda, por 59-46, em partida para as classificativas do terceiro lugar da aludida competição, quando ao cabo dos primeiros 20 minutos, conservava uma vantagem mínima de cinco pontos (30-25).
Depois de ter falhado a qualificação para a final e, consequentemente, o passe de acesso para a fase final do Campeonato do Mundo de Sub-19, mercê da derrota sofrida nas meias-finais, diante do país anfitrião, Moçambique, com quem perdeu por 49-53, ontem, as pupilas de Aníbal Moreira que mais uma vez exibiram-se ao mais alto nível, superaram as rwandesas para as classificativas do terceiro lugar.
A Selecção Nacional entrou a \"matar\" no quarto inicial, fruto do maior rigor defensivo aliado a um ataque eficiente, tendo as angolanas vencido no parcial, por 18-12.
O combinado nacional claudicou no segundo período, fruto da desconcentração, fundamentalmente, no ataque, e as rwandesas acabaram por se superiorizar, vencendo no parcial, por 13-12, o que perfez 30-25, ao cabo dos primeiros 20 minutos à favor de Angola.
Nos quartos subsequentes as angolanas melhoraram o seu jogo ofensivo, assim como no capítulo defensivo e fixaram os parciais em 15-10 e 14-11, tendo o placar registado 59-46, ao cabo dos 40 minutos.
Alexia Dizeko, que havia brilhado na véspera, voltou a ser a melhor marcadora do cinco nacional, com 18 pontos, sete ressaltos e quatro assistências, respectivamente. A rwandesa Bella Murekatete, com 20 pontos, foi a melhor marcadora da partida.
Ainda ontem, para a final, a Mali superou a selecção caseira, Moçambique, ao passo que para as classificativas do quinto lugar, o Egipto derrotou a selecção de Cavo Verde, por 43-38, ao passo que a RDC vergou o Uganda, por 48-38.
Mali e Moçambique vão representar o continente africano no Campeonato do Mundo de Sub-19, em 2019.