Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angola ficou no Grupo D

Melo Clemente - 04 de Fevereiro, 2014

Director desportivo da FIBA-Mundo Lubomir Kotleba (ao centro) dirigiu ontem a cerimónia do sorteio da Copa do Mundo de Espanha

Fotografia: AFP



A Selecção Nacional de basquetebol em seniores masculinos vai disputar a fase preliminar da XVII do Campeonato do Mundo, competição que doravante vai se chamar Copa do Mundo, no Grupo D, ao lado das selecções da Lituânia, Coreia, Eslovénia, México e Austrália, segundo ditou o sorteio efectuado ontem, em Barcelona.

Os Estados Unidos da América, actuais campeões mundiais, fazem parte do Grupo C, juntamente com as congéneres da Finlândia, Nova Zelândia, Ucrânia, Turquia e República Dominica.A Espanha, segunda classificada do ranking mundial, com 885 pontos, comanda o Grupo A, ao lado das selecções do Egipto, vice-campeão africano, Irão, Sérvia, Brasil e França, actual campeã europeia.Argentina, medalha de bronze da última edição figura no Grupo B, juntamente com o Senegal Filipinas, Croácia, Porto Rico e Grécia.
 M.C



BASQUETEBOL MUNDIAL
"Ginguba" satisfeito com o sorteio


O ex-seleccionador nacional de basquetebol em seniores masculinos, Alberto de Carvalho "Ginguba" considerou acessível o grupo - D-  da Selecção Nacional que vai disputar à fase preliminar da Copa do Mundo da "bola ao cesto", ao lado das selecções da Lituânia, Coreia do Sul, Eslovénia, México e Austrália, segundo dito o sorteio efectuado ontem, em Barcelona.

De acordo com Alberto de Carvalho "Ginguna", técnico que conseguiu a melhor classificação de todos os tempos (nono lugar) numa fase final de uma Copa do Mundo, feito obtido em 2006, no Japão, o cinco nacional tem uma grande oportunidade de realizar uma fase regular sem grandes sobressaltos, em função dos adversários que vai defrontar na etapa preliminar do Grupo D.

"Devo aqui dizer que estou completamente satisfeito com o sorteio. Acredito que calhamos num grupo acessível, excepção seja feita a Lituânia que no mundial da Turquia ocupou o quarto lugar. Penso que à passagem para outra fase vai ser um facto consumado", asseverou Alberto de Carvalho "Ginguba", técnico que no mundial do Japão fez história com o cinco nacional.

O ex-seleccionador nacional alertou sobre a necessidade de se conseguir um bom estágio para a Selecção Nacional que pelo segundo ano consecutivo vai ser dirigido pelo técnico Paulo Macedo, que em 2013, na Costa do Marfim, conquistou o título perdido em 2011.

"Penso uma boa campanha da Selecção Nacional na Copa do Mundo de Espanha passará como é evidente por um bom estágio no exterior do país. Se nos preparamos convenientemente não tenho dúvidas que faremos uma boa figura na prova".

Questionado sobre uma eventual melhoria do nono lugar, feito conseguido no Campeonato do Mundo do Japão, em 2006, Alberto de Carvalho "Ginguba" afirmou "que tudo depende dos adversários que nos calhar na fase seguinte. Acredito que vamos cruzar com as selecções do Grupo C e obviamente aí vai depender do estado anímico em que nos encontrarmos no dia do jogo", disse.

Lituânia, quarto classificado do ranking, com 432 pontos, é seguramente a selecção favorita para alcançar o primeiro lugar do Grupo D da fase preliminar. Angola ocupa actualmente a décima quinta posição do ranking, com 143 pontos, contra nono lugar e 13º da Austrália e da Eslovénia, 234 e 158 pontos respectivamente.

A selecção Nacional vai disputar a fase preliminar da Copa do Mundo no Grupo D, com sede em Grande Canária. Assistiram ao sorteio, Paulo Macedo, seleccionador nacional, e Paulo Madeira, presidente da Federação Angolana de Basquetebol, ao passo que Jean Jacques da Conceição, antigo internacional angolano, foi um dos convidas vips da FIBA-Mundo.

Bilbao, Granada, Sevilha e Grande Canária recebem os jogos da fase preliminar, ao passo que Madrid e Barcelona acolhem as partidas da segunda fase.Angola defronta na primeira jornada a similar da Coreia do Sul. A Copa do Mundo disputa-se de 30 de Agosto a 14 de Setembro do ano em curso.

BAI Basket
Militares trabalham em pleno feriado


Com o pensamento virado para o embate deste sábado em pleno Pavilhão Arena do Kilamba, frente ao Petro de Luanda, a formação do 1º de Agosto realiza esta manhã a partir das 10h00, no Pavilhão Victorino Cunha mais uma sessão de treinos.Sem a presença do técnico Paulo Macedo, que ontem presenciou o sorteio da XVII edição do Campeonato do Mundo de Espanha, as sessões de treinos são dirigidas por Walter Costa, um dos adjuntos do Clube Central das Forças Armadas Angolanas.

Em pleno feriado (4 de Fevereiro), os comandados de Paulo Macedo arregaçam as mangas para o embate deste sábado frente ao arqui-rival Petro de Luanda. Transições rápidas defesa ataque, circulação da bola em todas as áreas de jogo assim como lançamentos à curta e longa distância vão seguramente marcar a sessão de treinos desta manhã. Amanhã, provavelmente já com a integração do técnico Paulo Macedo, a equipa militar volta a trabalhar no seu «quartel-general», em sessão bi-diária.

Clinicamente a equipa rubra e negra respira saúde, pelo que, a equipa técnica militar pode contar no sábado com todas as suas unidades para enfrentar o arqui-rival. A XXXVI edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculino é liderado pelo Recreativo do Libolo, com 20 pontos, seguido do 1º de Agosto, com 19.Entretanto, os libolenses detêm a invencibilidade na prova. Em dez jogos disputados, o grémio de Calulo somou igual número de vitórias.                 
M.C