Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angola luta pela melhoria do sexto lugar

Melo Clemente - 17 de Agosto, 2019

Ainda hoje, para as classificativas do stimo e oitavo lugares, jogam Egipto-Costa do Marfim. Nigria e Senegal decidem amanh, domingo, o ttulo da 24edio do Afrobasket. Moambique e Mali lutam pela medalha de bronnze.

As selecções de Angola e da República Democrática do Congo defrontam-se hoje, sábado, a partir das 17h00, no Pavilhão Arena de Dakar, em partida a contar para as classificativas do quinto e sexto lugares da 24ª edição do Campeonato Africano das Nações da \"bola ao cesto\", em seniores femininos, vulgo Afrobasket, competição que encerra amanhã, domingo, com a disputa da grande final.
Depois de ter falhado a qualificação para as meias-finais da aludida competição, ao perder diante da selecção anfitriã, Senegal, por expressivos 34 pontos de diferença (54-88), a Selecção Nacional venceu ontem a congénere do Egipto, por escassos dois pontos de diferença (68-66), para as classificativas do quinto ao oitavo lugares.
As duas selecções voltaram a cruzar, depois de se terem defrontado durante a fase preliminar, com o triunfo a sorrir para o combinado nacional, por 69-49.
Entretanto, ontem, diante das egípcias, as pupilas de Apolinário Paquete sentiram imensas dificuldades para levar de vencida a sua opositora, que apareceu na partida com a lição muito bem estudada.
 A vencer no parcial por 12-2, isto no quarto inicial, a Selecção Nacional, bicampeã africana, permitiu a igualdade a 23, quando restavam oito minutos para o intervalo maior.
A partir daí, o desafio começou a ser jogado sob o signo de equilíbrio, registando-se lideranças alternadas na marcha do marcador. As egípcias foram para o intervalo maior, a vencerem por cinco pontos de diferença (34-39).
Depois de vencer o primeiro quarto, por 22-20, as pupilas de Apolinário Paquete baquearam no segundo e terceiro período, por 12-19 e 11-20, respectivamente.
As angolanas tiveram que se agigantar no derradeiro período, vencendo no parcial por 23-7, período onde a Selecção Nacional foi impecável, não apenas na defesa, assim como no ataque.
A base Italee Lucas, com 14 pontos, quatro ressaltos e seis assistências, esteve em grande destaque no cinco nacional. A egípcia Raneem Elgedawy, com 20 pontos, foi a cestinha da partida. Já a República Democrática do Congo derrotou a Costa do Marfim, por 47-54.
Ainda hoje, para as classificativas do sétimo e oitavo lugares, jogam Egipto-Costa do Marfim. Nigéria e Senegal decidem amanhã, domingo, o título da 24ªedição do Afrobasket. Moçambique e Mali lutam pela medalha de bronnze.