Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angola mantm ranking

Melo Clemente - 07 de Julho, 2018

Fiba-Mundo actualizou o ranking aps a disputa da terceira janela de qualificao para a Copa do Mundo

Fotografia: FIBA AFRICA

A Selecção Nacional de basquetebol em seniores masculinos, mantém-se na trigésima sétima posição do ranking mundial, com 201, 9 pontos, de acordo com a actualização feita terça-feira última, pela Fiba-Mundo, depois da conclusão da terceira janela de qualificação para a Copa do Mundo da China, prova a decorrer de 31 de Agosto a 15 de Setembro de 2019.
Apesar da campanha menos boa que patenteou, quer durante a disputa da primeira janela de qualificação zona africana, prova realizada em Novembro último, em Luanda, quer na terceira janela, torneio disputado recentemente no Cairo, Egipto, os hendecacampeões africanos conseguiram manter a posição número 37, ranking que continua a ser liderado pelos Estados Unidos da América, com 748, 1 pontos.
Espanha e França estão nas posições imediatas, com 706, 7 e 647, 7 pontos, respectivamente. Completam o quinteto, as selecções da Sérvia e Argentina, com 643, 6  e 622 pontos.  Em menos de dois anos, a Selecção Nacional, onze vezes campeã africana, caiu nada mais, nada menos, do que vinte um lugares no ranking da Fiba-Mundo, ocupando o trigésimo  sétimo lugar, sendo por isso, a pior classificação de todos os tempos.
O décimo segundo lugar, foi a melhor classificação obtida pela Selecção Nacional da \"bola ao cesto\".
Já sob liderança de Helder Martins da Cruz \"Maneda\", Angola saiu da posição número 16 do ranking, para o lugar 37, numa queda jamais vista na história o basquetebol angolano.
A nível do continente africano, os hendecacampeões africanos mantiveram também o terceiro lugar, atrás da Nigéria e Senegal, que ocupam as duas primeiras posições.
A Nigéria, continua a ser a nação africana melhor posicionada no ranking, ao ocupar o lugar 32, com 236, 2 pontos, contra 208, 8, do Senegal, que está na posição número 36. Os senegaleses baixaram um degrau, comparativamente a penúltima actualização do órgão reitor da modalidade a nível mundial.
Egipto, Tunísia, Marrocos e Camarões, adversários directos do combinado nacional, na luta pelo apuramento à fase final da Copa do Mundo da República Popular da China, ocupam os lugares 51, 52, 64 e 54, respectivamente.Líbia e Mauritânia desceram 13 lugares cada, e ocupam os lugares 157 e 158, contra 159 do Malawi, que baixou 12 lugares.
Entretanto, a Guyana, país da América do Sul, cuja capital é Georgetown, foi a nação que mais degraus subiu, com 17, ocupando neste momento o lugar 95. Malta (14), Gibraltar (13) e Sri Lanka (13) também subiram alguns degraus no ranking mundial.


Mundial
Rafaela Henriques pode reforçar selecção

A base Rafaela Herinques, que actua no Benfica do Montejo, Portugal, pode desembarcar amanhã, na capital do país, Luanda, para reforçar a pré-selecção nacional de basquetebol feminino de sub-17, que vai disputar de 21 a 29 do mês em curso, o Campeonato do Mundo da categoria, prova a decorrer na cidade de Minsk, na Bielorrússia.
A informação foi avançada ontem, ao Jornal dos Desportos, pela seleccionadora nacional, Elisa Pires, no final do jogo treino que o combinado nacional realizou diante da equipa do Interclube, a quem venceu por 55-45.
A número um do combinado nacional, realçou a entrega das atletas, tendo valorizado os jogos amistosos disputados até aqui. \"O grupo está bem, tirando os casos clínicos. Temos três jogadoras tocadas, fora disso o grupo está bem. Para a semana vamos definir as doze jogadoras, que vão para competição. Neste momento estamos a espera da Rafaela Henriques, que será uma mais-valia, a par da extremo Aleixa Dizeco, atleta do Sion da Suíça, que já trabalha com o grupo. Queríamos ter um estágio no exterior, mas, infelizmente, não foi possivel. Só nos resta trabalhar, para dignificar as cores do nosso país\", garantiu.Entretanto, o secretário-geral da Federação Angolana de Basquetebol, Nelson Sardinha, garantiu ao Jornal dos Desportos, que está tudo pronto para o embarque da selecção no próximo ndia 18.
\"Temos tudo pronto, para que o embarque da selecção aconteça no dia 18 do mês em curso\", assegurou o antigo internacional angolano.                   
Juscelino da Silva