Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angola procura primeira vitória

Francisco Carvalho - 04 de Julho, 2017

Selecção Nacional de basquetebol de Sub-19 defronta hoje o Irão

Fotografia: Jornal dos Desportos

Depois de duas derrotas diante da Itália (66-70) e dos Estados Unidos da América (68-109), Angola tem a probabilidade de fechar com vitória na primeira fase. Liderados por Sílvio Sousa, o jovem do IMG Academy dos Estados Unidos América, Angola apresenta mais coeficiente ofensivo em relação ao Irão. Nas duas primeiras partidas, com os mesmos adversários, Angola atingiu a casa dos 60 pontos, contra os 40 dos iranianos.

O indicador é garantia de que o assalto dos angolanos, na tabela iraniana, pode resultar em vitória se não houver facilidades na defesa. Rui Duarte está ciente de que deve evitar resultados desastrosos diante de um adversário com fraco pendor ofensivo, o contra-ataque rápido e a defesa cerrada como condimentos de tranquilidade.

A vaidade não deve subir à cabeça de Sílvio Sousa. A principal unidade angolana no ataque à cesta adversária, deve adoptar por uma postura de humildade e abnegação. São valores importantes na gestão da força e da técnica individual. Raul Duarte é chamado a adoptar uma estratégia de jogo colectivo, depois do merecido descanso de ontem.

Em outra partida do grupo D, os Estados Unidos da América vão provar as razões que levam a coleccionar os seis títulos mundiais. Diante da Itália, moralizada com duas vitórias, os EUA têm o primeiro teste sério no mundial de Sub-19. A facilidade de penetração encontrada nos dois jogos anteriores, são coisas do passado. Os italianos aparecem na competição como bons lançadores de dois pontos.