Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angola sempre vai ao Pr- Olmpico

Melo Clemente - 12 de Dezembro, 2019

Fotografia: Edies Novembro

A Selecção Nacional de basquetebol em seniores masculino vai disputar o Torneio Pré- Olímpico, prova selectiva aos Jogos Olímpicos de Tóquio, Japão, prova a decorrer de 23 a 28 de Junho de 2020, em Kaunas, Lituânia.
O facto foi reconfirmado ontem pela Comissão de Gestão "ad hoc", liderada por Gustavo Dias Vaz da Conceição, durante um encontro que manteve com a comunicação social, numa das salas de reuniões da Federação Angolana de Basquetebol (FAB).
Ontem, a Comissão de Gestão "ad hoc", que já está em funções a sensivelmente uma semana, chamou a imprensa para abordar os problemas que afligem a modalidade e definir o rumo a tomar, para se inverter o actual quadro considerado de desolador. Dentro das limitações financeiras que o país atravessa, o número um da Comissão de Gestão "ad hoh", Gustavo Dias Vaz da Conceição, ladeado por António Celestino Sofrimento Manuel, António Bi-figueiredo e Brendau Júnior "Dinho", reconfirmou a presença dos hendecacampeões africanos no Torneio Pré-Olímpico de Kaunas. "Entramos em funções a pouco menos de uma semana, mas tudo faremos para que possamos tirar a modalidade do buraco em que se encontra e desde já posso assegurar, que vamos procurar cumprir com todos os nossos compromissos internacionais independentemente das limitações financeiras que o país atravessa . Para tal, queremos contar com a colaboração de todos, inclusive da comunicação social", apelou o antigo homem forte da Federação Angolana de Basquetebol (FAB). A Selecção Nacional de basquetebol em seniores masculino, vai defrontar na fase preliminar do Torneio Pré-olímpico, as similares da Polónia e da Eslovénia para o Grupo B. No Grupo A está o país anfitrião, Lituânia, Coreia e Venezuela. Quatro cidades vão albergar o Torneio Pré-Olímpico, competição que vai apurar os últimas quatro selecções para os Jogos Olímpicos de Tóquio, Japão, em 2020. Tratam-se Belgrado, Sérvia, Kaunas, Lituânia, Split, Croácia e Victoria, Canadá, respectivamente. Em Belgrado estarão as selecções da República Dominicana, Nova Zelândia e Sérvia, isto para o Grupo A, ao passo que no Grupo B, estão as selecções do Porto Rico, Itália, Senegal. Alemanha, Rússia e México fazem parte do Grupo A, com palco em Split, Croácia, enquanto no Grupo B estão as selecções de Tunísia, Croácia e Brasil. Já na cidade de Victoria, Canadá, estão as selecções da Grécia, China e Canadá, no Grupo A, ao passo que República Checa, Uruguai e Turquia estão inseridos no Grupo B.
Apuradas directamente para Tóquio 2020, estão as selecções da Argentina, Austrália, França, Nigéria, Irão, Espanha, Estados Unidos da América e Japão, este último como país anfitrião.