Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angola vence Marrocos

Melo Clemente - 23 de Agosto, 2015

Armando Costa mostrou classe na condução do jogo ofensivo da Selecção Nacional que continua imbatível na prova

Fotografia: M.Machangongo

A Selecção Nacional de basquetebol sénior masculina alcançou ontem a sua segunda vitória, ao derrotar de forma apertada a congénere de Marrocos, por 67-68, em partida referente a segunda jornada do Grupo B da fase preliminar da 28ª edição do Campeonato Africano das Nações, quando ao cabo dos primeiros vinte minutos perdia por escassos dois pontos de diferença (33-35).

Apesar de ter entrado determinado na partida, violado primeiro o cesto do seu adversário, por intermédio de extremo poste, Leonel Paulo, o combinado nacional não conseguiu manter o ritmo, tendo quebrado logo nos minutos subsequentes.

Fruto da apatia demonstrada pelos hendecacampeões africanos, os marroquinos terminaram o primeiro quarto com uma vantagem de oito pontos (15-23).

No segundo quarto, os angolanos melhoraram significativamente a sua defesa, privilegiando a defesa zona dois três, situação que causou grandes embaraços nas acções ofensivas do seu opositor.

Aliás, os campeões africanos conseguiram um parcial de 18-12 no segundo período, o que perfez 33-35, a favor da selecção de Marrocos.

A Selecção Nacional voltou a sentir imensas dificuldades no terceiro período, ao contrário do seu adversário que se mostrava bastante sereno na abordagem  ao jogo. Neste etapa, os marroquinos conseguiram um parcial de 20-17, fixando o placard em 50-55, no fim do terceiro quarto.

Edson Ndoniema convidado a entrar para a quadra, não defraudou a aposta do seleccionador  nacional, tendo conseguido dois lançamentos a longa distância. O extremo do 1º de Agosto e Selecção Nacional voltou a estar em grande plano no quarto derradeiro.

Armando Costa, responsável pela condução do jogo ofensivo do cinco nacional, com um lançamento a longa distância restabeleceu a igualdade a 63 pontos, quando restavam pouco mais de três minutos para o termo da partida. O extremo poste, Leonel Paulo, também contribuiu de forma decisiva para a reviravolta do cinco nacional. A determinação dos angolanos nos minutos finais, acabou a força de vontade dos marroquinos que já se preparavam para festejar a vitória, em virtude de terem controlado praticamente o desafio.

Angola e Senegal partilham a liderança do Grupo B, ambos com quatro pontos, fruto de duas vitórias. Entretanto, a Selecção Nacional volta a estar em cena amanhã, segunda-feira, quando defrontar a forte selecção do Senegal, partida que vai marcar o encerramento do Grupo B da fase preliminar da 28ª edição do Afrobasket.


NA PROVA
Moçambique
mantém jejum


A formação de Moçambique continua sem ganhar na fase preliminar da 28ª edição do Campeonato Africano das Nações. Ontem, para a segunda jornada do Grupo, os irmãos do Índico consentiram mais um desaire, desta frente a poderosa selecção do Senegal, com quem perderam, por 76-86.

Senegal que está fortemente engajado na conquista do troféu, não deu facilidades ao seu adversário, apesar do equilíbrio ter prevalecido em algumas etapas do desafio.

Na estreia, os moçambicanos perderam diante dos campeões africanos em título (Angola), por 72-84.

CABO VERDE
LIDERA GRUPO


A selecção de Cabo Verde assumiu a liderança do Grupo D da fase preliminar da 28ª edição do Campeonato Africano das Nações, com quatro pontos, ao derrotar ontem a similar da Argélia, por 69-78, partida que marcou o encerramento da segunda jornada do referido grupo.

Depois de ter superado na jornada inaugural a Costa do Marfim, a quem venceu por 76-56, os cabo-verdianos deixaram "cair" mais um forte candidato ao título.

Contra todas as expectativas, os pupilos de Luís Magalhães voltaram a proporcionar uma boa partida de basquetebol, tendo assegurado a segunda vitória na competição.                                                                                                      
M.C



Grupo A
Tunísia e Nigéria
lutam pela liderança

As selecções da Tunísia e da Nigéria defrontam-se hoje, a partir das 21h00, no Pavilhão de Radés, em partida a contar para a terceira e última jornada do Grupo A da fase preliminar da 28ª edição do Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket.

Tunísia, país anfitrião, e Nigéria partilham a liderança do Grupo A, com quatro pontos cada, fruto de duas vitórias.

Apesar do favoritismo caseiro, perspectiva-se uma partida extremamente equilibrada, a julgar pela qualidade dos dois planteis.

O público vai seguramente lotar o Pavilhão de Radés para galvanizar a selecção, que apesar das duas vitórias que obteve até aqui, as exibições estiveram muito aquém do esperado.

A ronda três do Grupo A, abre com República Centro Africana e defrontar Uganda, a partir das 16h00, partida onde os centros africanos são claramente favoritos à conquista dos dois pontos.

Entretanto, o Grupo C  também faz disputar hoje a terceira jornada. A selecção dos Camarões mede forças com a frágil selecção do Gabão, que em duas partidas somou igual número de derrotas. Egipto, penta campeão africano, e líder incontestável do Grupo C, com quatro pontos, defronta a partir das 18h30 minutos, a similar do Mali.             
M.C


ALEGRIA
Costa do Marfim
alcança 1ª vitória


A Costa Marfim alcançou a sua primeira vitória no Afrobasket2015, ao vencer ontem o Zimbabwe, por 64-52, após ter sido surpreendida por Cabo Verde na estreia.

Os marcadores do jogo foram o ivoirense Diabate e o zimbabweano Chikoko, com 17 pontos cada. Em ressaltos os melhores foram o ivoirense Tape e o zimbabweano Chikoko com 10 cada.

Nas assistências, o melhor foi Diabate com oito, enquanto o melhor do Zimbabwe foi Maturure com três.

Na última jornada deste grupo D, marcado para Segunda-feira, a Costa do Marfim defronta a Argélia e o Zimbabwe bate-se com Cabo Verde.