Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angolanas carimbam passe para Bamako

Juscelino da Silva - 08 de Junho, 2019

Perfume do basquetebol angolano espreita Africano de Mali

Fotografia: DR

A selecção sénior feminina de basquetebol pode garantir hoje, em Harare, capital do Zimbabwe, o apuramento ao Afrobasket a decorrer em Agosto próximo em Bamako, Mali. O cinco nacional volta a defrontar às 16h00 o Zimbabwe. As comandadas de Apolinário Paquete venceram na jornada inaugural do Zonal de apuramento ao Afrobasket\'2019 as anfitriães por 99-53. Com a vitória, encurtaram o caminho para Bamako.

Mesmo com uma preparação deficiente em solo pátrio por razões financeiras, o cinco nacional deu a resposta à altura de uma bi-campeã continental. Venceu a primeira partida por uma margem folgada. O resultado espelha a superioridade das angolanas.

A selecção do Zimbabwe, se quiser complicar as contas das angolanas, terá de vencer a partida de hoje por uma margem de 47 pontos de diferença. É uma tarefa muito difícil de ser concretizada, dado ao poderio do cinco nacional.Angola é constituída por atletas com alguma experiência em provas internacionais e dispõe de um grupo melhor entrosado em todos os sectores que as anfitriães. 

Em declarações ao Jornal dos Desportos, o secretário-geral da Federação Angolana de Basquetebol, Nelson Sardinha, mostrou-se confiante na qualificação do combinado nacional a julgar pela grande exibição demonstrada no primeiro jogo."Podemos dizer que a qualificação para o Campeonato Africano de Bamako é já uma realidade. Só uma hecatombe nos pode retirar o apuramento. Os desníveis são por demais evidentes. Não se pode esperar outra coisa, senão a passagem da nossa selecção", rematou.

Com 20 minutos de jogo e 20 pontos convertidos, a base Rosimira Daniel foi a unidade mais produtiva do combinado nacional, seguida por Avelina Peso com 15 pontos em 25 minutos de jogos. A extremo Felizarda Jorge, com 13 pontos em 23 minutos de jogo, também contribuiu para a primeira vitória da selecção sénior feminina de basquetebol.

Para o embate de hoje, Apolinário Paquete deve sair com um cinco virado para o ataque e arrumar as contas do jogo nos primeiros períodos. Depois é só gerir a vantagem.Estão no palco da competição as jogadoras Rosimira Daniel, Joana António, Regina Pequeno, Érica Agostinho, Eduarda Gabriel, Emanuela Mateus, Felizarda Jorge, Elizabeth Mateus, Juda Quindanda, Rosa Gala e Avelina Peso.O cinco nacional pode  deixar ainda hoje a cidade de Harare com destino a Luanda.