Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angolanas jogam CAN em Dakar

Juscelino da Silva - 10 de Junho, 2019

Fotografia: Jornal dos Desportos

A selecção nacional sénior feminina vai disputar o Campeonato Africano das Nações Dakar '2019, após lograr o passe de acesso em Harare. A equipa de Apolinário Paquete venceu o Zimbabwe nas duas partidas de qualificação por 99-53 e 90-64.
Mesmo com as dificuldades vividas em solo pátrio, as angolanas mostraram as razões de ostentarem os títulos de 2011 e 2015. As bicampeãs africanas entraram na segunda partida com vantagem de 46 pontos, uma diferença abismal para as caseiras.
A qualidade técnica do "cinco" nacional está muito acima das zimbabweanas. Paquete montou uma equipa virada para o ataque ante a fraca competitividade patenteada pelas donas da casa. Mesmo com o apoio do público presente no pavilhão,  as angolanas passearam classe nos dois jogos. No jogo de encerramento, as meninas de paquete venceram os três primeiros quartos com parciais de 20-14, 28-14 e 48-28.
A nota de realce aconteceu no terceiro quarto. As donas da casa correram atrás do resultado e puxaram dos galões o oxigénio que precisavam para contrariar o favoritismo das angolanas. O esforço foi infrutífero. Encontravam um grupo bem arrumado pelo treinador angolano Apolinário Paquete.
À entrada do  último período, a extremo Felizarda Jorge e a base Rosa Gala eram as grandes responsáveis pelo jogo ofensivo das angolanas. Felizarda Jorge terminou a partida com 15 pontos e a base Rosa Gala anotou 12.
De recordar que o técnico angolano Apolinário Paquete levou para o Zimbabwe as jogadoras Rosimira Daniel, Filizarda Jorge, Joana António, Regina Pequeno, Erica Agostinho, Eduarda Gabriel, Emanuela Mateus, Elizabeth Mateus, Juda Quindanda, Rosa Gala e  Avelina Peso.
A selecção nacional regressou ao país, ontem, às 17h00. Além de Angola e Moçambique, Cabo Verde é a terceira selecção lusófona a marcar presença na fase final do Afrobasket feminino. As cabo-verdianas venceram a eliminatória da Zona II.