Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angolanas procuram passe para o Afrobasket

Melo Clemente - 28 de Maio, 2015

Angolanas apresentaram-se com elevado índice competitivo na prova africana

Fotografia: M.Machangongo

A Selecção Nacional de basquetebol feminino, na categoria de sub-16 alcançou ontem no Botswana,  a sua segunda vitória no zonal de apuramento ao Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket,  a decorrer este ano em Madagáscar, ao derrotar a sua similar da África do Sul, por 82-61, em partida referente à segunda jornada da aludida competição.

 Depois de  vencer na estreia a selecção da Zâmbia, por expressivos 109-32, as angolanas às ordens do técnico  Fernando Figueiredo “Sapalo” não tiveram dificuldades em despachar ontem a congénere sul-africana, na segunda jornada do zonal VI de apuramento ao Campeonato Africana das Nações.

Hoje, a competição prossegue com a disputa da terceira jornada. A África do Sul defronta a partir das 10h00, a selecção da Zâmbia, isto em feminino, ao passo que em masculino, a selecção de Moçambique vai ter pela frente a similar da África do Sul, partida agendada para  as 12h00. Botswana, país anfitrião, mede forças a partir das 14h00, com o seleccionado do Zimbabwe, em feminino, ao passo que no encerramento da jornada três, em masculino, a selecção da casa vai defrontar o Zimbabwe, às 16h00.

As selecções de Angola, em feminino, e  da Zâmbia, em masculino, folgam por imperativo de calendário.

O seleccionador nacional, Fernando Figueiredo “Sapalo”, vai aproveitar a folga de hoje, a fim de retemperar as energias, tendo em vista a disputa amanhã da quarta e penúltima jornada das eliminatórias aos Afrobasket da categoria, a decorrer este ano em Madagáscar.

A Selecção Nacional defronta amanhã, a partir das 14h00, a similar do Botswana, ronda que abre com a selecção da África do Sul a medir forças com Zimbabwe, a partir das 10h00, isto em feminino.  A África do Sul e  a Zâmbia defrontam-se a partir das 12h00, isto em feminino. A jornada encerra com Botswana, em masculino, a medir forças com Moçambique, às 16h00.

Zimbabwe e Zâmbia, em masculino e feminino respectivamente, folgam por imperativo de calendário. Amanhã, a competição tem agendada a última jornada. Em masculino, Angola tem já assegurado a qualificação, em virtude de ter vencido o Campeonato Africano das Nações de 2013. O Afrobasket no sector masculino vai decorrer no Mali, de 30 Julho a 8 de Agosto do ano em curso.