Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angolanos encerram estgio na Coreia

Melo Clemente - 26 de Agosto, 2019

Seleccionador nacional vai aproveitar o dia de folga para fazer algumas correces

Fotografia: Dr

A Selecção Nacional de basquetebol em seniores masculinos encerra amanhã, terça-feira, na Coreia do Sul, o seu estágio pré-competitivo, visando a disputa da 18ª edição da Copa do Mundo da República Popular da China, competição a decorrer de 31 do mês em curso a 15 de Setembro próximo. Os hendecacampeões africanos que projectam a sua oitava presença num Mundial da \"bola ao cesto\" defrontam amanhã, a partir das 11h00, a similar da Coreia do Sul, no encerramento do torneio das quatro nações, prova que decorre naquele país asiático. Na abertura da derradeira jornada do torneio das quatro nações, Lituânia e República Checa vão brigar pelo título. Sábado, para a primeira jornada das quatro nações, o combinado nacional às ordens do técnico norte-americano, Will Voigt, perdeu com a forte selecção da República Checa, por 65-84, num desafio onde ficou uma vez mais evidenciado as fragilidades, quer defensiva, quer ofensiva da Selecção Nacional que procura os automatismos para a Copa do Mundo de 2019, competição que arranca já este sábado. Na outra partida, a Lituânia havia cilindrado a Coreia Sul, por 86-57.
E, para não variar, a Selecção Nacional voltou a tropeçar ontem, desta diante da poderosa Lituânia, por 56-91, partida a contar para a segunda jornada do torneio das quatro nações, prova de antecâmara a Copa do Mundo que vai presenciar o \"desfile\" de trinta e duas (32) nações, contra as vinte e quatro (24) das edições anteriores. A República Checa venceu a Coreia do Sul, por 97-89. Lituanos e checos lideram o torneio das quatro nações, ambos com quatro pontos, fruto de duas vitórias, seguido pelos coreanos e angolanos, com dois pontos cada. Depois de duas partidas consecutivas, o cinco nacional vai aproveitar o dia de folga de hoje, segunda-feira, para retemperar as energias, visando o último desafio, antes de deixar a Coreia do Sul, rumo à cidade de Foshan, palco do Grupo D da fase preliminar da 18ª edição da Copa do Mundo. O seleccionador nacional vai aproveitar a pausa colectiva de hoje, segunda-feira, para corrigir as debilidades que o cinco nacional apresentou  nas duas partidas, fundamentalmente, no capítulo defensivo. Em duas partidas realizadas no torneio das quatro nações, os hendecacampeões africanos sofreram nada mais, nada menos do que cento e setenta e cinco (175) pontos, o que representa uma média de 87, 5 pontos por cada partida, números que deixam preocupado o técnico norte-americano. No capítulo ofensivo, a Selecção Nacional mostrou igualmente algumas fragilidades, tendo marcado apenas cento e trinta pontos (130), obtendo uma média de 65 pontos anotados em cada desafio. A Selecção Nacional joga o Mundial na cidade de Foshan, e defronta, na primeira fase, as similares da Sérvia, com quem estreia, a 31 de Agosto, Itália, adversário da segunda jornada, dia 2 de Setembro, e Filipinas, no encerramento, isto no dia 4. Costa do Marfim, Polónia, Venezuela e China fazem parte do Grupo (A). Rússia, Argentina, Coreia do Sul e Nigéria (B); Espanha, Irão, Porto Rico e Tunísia (C); Turquia, República Checa, Estados Unidos e Japão (D); Grécia, Nova Zelândia, Brasil e Montenegro (F); República Dominicana, França, Alemanha e Jordânia (G) e Canadá, Senegal, Lituânia e Áustria (H). Trabalham sob batuta do técnico Will Voigt os seguintes atletas: Gerson Domingos, Leandro Conceição, Gerson Gonçalves \"Lukeny\", José António, Reggie Moore, Leonel Paulo, Yanick Moreira, Hermenegildo Mbunga, Olímpio Cipriano,  Carlos Morais, José António e Valdelício Joaquim.     
A 18ª edição da Copa do Mundo será disputada em oito cidades, designadamente,  Beijing, Nanjing, Wuhan, Foshan, Shenzhen, Dongguan, Guangzhou e Shanghai, respectivamente.