Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Anibal confiante no sucesso

Melo Clemente - 26 de Setembro, 2014

O seleccionador nacional, Aníbal Moreira, mostrou-se satisfeito com o estágio pré-competitivo que o combinado nacional efectuou em Espanha

Fotografia: José Soares

Apesar de ter consentido oito derrotas contra duas vitórias nos jogos amistosos que efectuou em Espanha, Aníbal Moreira preferiu minimizar os desaires, tendo elogiado a evolução das suas pupilas.

"Penso que fizemos uma boa preparação em face do número de jogos que disputámos. A equipa evoluiu bastante nestas últimas três semanas de preparação e acredito que vamos fazer uma boa figura no campeonato do mundo", asseverou o antigo internacional angolano.

Apesar de reconhecer o potencial das selecções que figuram no grupo D, o técnico bicampeão africano está esperançado numa boa prestação do "cinco" nacional que amanhã mede forças com a Sérvia.

"Estamos num grupo bastante difícil. A Sérvia com quem jogamos durante o estágio pré-competitivo em Espanha, a par dos Estados Unidos da América e da China, são grandes potências a nível do mundo. Mas, ainda assim, vamos dar o nosso melhor porque pretendemos dignificar o basquetebol angolano em particular e o africano em geral", asseverou Aníbal Moreira.

O seleccionador nacional disse que vai aproveitar o Campeonato do Mundo para preparar o grupo, visando o Campeonato Africano das Nações, prova a decorrer em 2015, nos Camarões.

"Apesar de estarmos a preparar uma selecção que seja capaz de conquistar o Afrobasket de 2015, queremos igualmente fazer boa figura no Mundial da Turquia", concluiu Aníbal Moreira, quando fazia o balanço do estágio pré-competitivo em França e Espanha.
M.C


Selecção trabalha em Istambul

A Selecção Nacional sénior feminina de basquetebol efectua hoje duas sessões de treinos em Istambul, Turquia, na preparação para o jogo de amanhã, frente à Sérvia a contar para a primeira jornada do grupo D da fase preliminar da 17ª edição do Campeonato do Mundo da modalidade, prova a decorrer de 27 do mês em curso a 5 de Outubro.

A delegação angolana, chefiada por Gina de Carvalho, pisou o solo turco nas primeiras horas da noite de ontem, proveniente de Madrid, onde cumpriu um estágio pré-competitivo visando a competição que amanhã começa nas cidades de Ancara e Istambul.

O seleccionador nacional vai aproveitar as duas sessões de treinos de hoje para fazer a adaptação do piso que a partir de amanhã começa a acolher as partidas dos grupos C e D, em Istambul.

Depois de ter realizado toda a sua preparação na Europa, concretamente, em França e Espanha, as bicampeãs africanas que estão a menos de 48 horas da sua estreia numa fase final de um Campeonato do Mundo procuram a todo o custo ambientar-se ao palco da competição.

Com o trabalho praticamente feito, Aníbal Moreira vai aproveitar as duas sessões de hoje para o trabalho de recuperação, em face do desgaste da viagem e, amanhã, na sessão derradeira, antes da estreia diante da Sérvia, traçar as estratégias para tentar surpreender as adversárias.

Depois de ter defrontado a Sérvia durante o estágio pré-competitivo em terras espanholas, o seleccionador nacional vai procurar explorar os contra-ataques para poder contrariar o favoritismo da equipa europeia.

A 17ª edição do Campeonato do Mundo vai contar com a participação de dezasseis selecções subdivididas em quadro grupos de quatro selecções cada.
Angola e Moçambique são os embaixadores do continente africano na fase final do Campeonato do Mundo.

A Selecção Nacional defronta a Sérvia, amanhã, a partir das 19h15, na jornada inaugural do grupo D, que integra as selecções dos Estados Unidos da América, campeãs mundiais, e da República Popular da China.

A Turquia faz parte do grupo B, com o Canadá, França e Moçambique, outro embaixador do continente africano. Brasil, República Checa Japão e Espanha estão no grupo A, e a Austrália, Bielorrússia, Cuba e Coreia estão inseridas no grupo C.

Aníbal Moreira tem à sua disposição Nacissela Maurício, Nadir Manuel, Fineza Eusébio, Rosa Gala, Ngendula Filipe, Luísa Tomás, Ana Gonçalves, Artémis Afonso, Sónia Guadalupe, Angelina Golome, Elsa Eduardo e Helena Viegas.


Em Portugal
Falta de verbas
afasta juízes



A Associação de Juízes de Basquetebol de Portugal divulgou ontem um comunicado onde refere a indisponibilidade dos juízes para realizar jogos a partir de hoje. Em causa estão verbas em atraso por parte da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB).

“Não resta outra alternativa à direcção da ANJB que não seja manter a posição assumida no passado dia 14 de Setembro de 2014, isto é, a indisponibilidade dos juízes para realizar jogos a partir do dia 26 de Setembro”, refere o comunicado.

Contactado pelo jornal "Record", o director executivo da FPB, José Pinto Alberto, referiu que o organismo, “como sempre aconteceu, vai acertar as contas com os juízes”, acreditando que a situação vai ser normalizada dentro de tempo útil para não interferir com as provas oficiais, uma vez que para este fim de semana está agendada a Taça Vítor Hugo.

“ Os juízes estão tão interessados em solucionar a situação como todos nós”, referiu.
Fica assim por saber se a Taça Vítor Hugo (femininos) se vai disputar este fim de semana, e em que moldes, assim como a Taça António Pratas (masculinos) agendada para o fim de semana seguinte.


Mundial
Técnica sérvia
com três jovens


A seleccionadora da Sérvia, Marina Maljkovic, vai apostar em três caras novas para a disputa da 17ª edição do Campeonato do Mundo da Turquia, prova a decorrer de 27 do mês em curso a 5 de Outubro próximo.

Trata-se de Tijana Ajdukovic, Marina Markovic e Sanja Mandic.
Maljkovic decidiu manter no plantel nove jogadoras que conquistaram o quarto lugar na última edição do Eurobasket de 2013.

O novo trio vai ocupar os lugares deixados por Bojana Vulic, Ivanka Matic e Ines Ajanovic.

A Sérvia vai disputar a fase preliminar da 17ª edição do Campeonato do Mundo ao lado das selecções de Angola, China e EUA, no Grupo D.

Eis as eleitas da Sérvia para o Mundial da Turquia: Tamara Radocaj, Sanja Mandic, Milica Dabovic, Ana Dabovic, Dajana Butulija, Sasa Cadjo, Nevena Jovanovic, Marina Markovic, Jovana Rad, Jelena Milovanovic, Sara Krnjic, Tijana Ajduković.