Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Árbitros e oficiais actualizam conhecimentos

Melo Clemente - 07 de Novembro, 2014

Árbitros e oficiais actualizam conhecimentos

Fotografia: JAIMAGENS

Psicologia da arbitragem, situações de jogo, assim como o comportamento do árbitro são os temas que vão dominar hoje, a partir das 17h15, na Federação Angolana de Basquetebol (FAB), o segundo dia da acção de refrescamento levado a efeito pela Associação Nacional dos Juízes de Basquetebol de Angola (ANJBA), visando a nova época desportiva 2014-2015 que começa a 21 do mês em curso.

O "clinic" de formação e ascensão de categoria dirigido a comissários, oficiais de mesa, estatístico e aos homens do apito vai ter a duração de três dias.

Ontem, no primeiro dia da acção de refrescamento que conta com mais de uma centena e meia de formandos, foram aflorados temas como o trabalho dos juízes em campo, comissário e oficiais de mesa, as novas regras e relação dos árbitros com os oficiais de mesa. Amanhã são realizados testes físicos precedidos de um teste escrito.

António Bernardo, árbitro de categoria internacional e presidente da Associação Nacional dos Juízes de Basquetebol de Angola, mostrou-se satisfeito com o número de participantes.

"Penso que o número de participantes acaba por ser satisfatório. É evidente que gostávamos que estivessem aqui todas as províncias representadas. Creio que as matérias que estamos a aflorar nesta acção formativa vai permitir aos árbitros e oficiais de mesa desenvolverem bem o seu trabalho", asseverou António Bernardo. O campeonato nacional de basquetebol em seniores masculinos começa no dia 21 do mês em curso.