Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Arena do Kilamba acolhe festival de mini-basket

Juscelino da Silva - 01 de Junho, 2019

Fotografia: Jornal dos Desportos

A Mark Sport, empresa de gestão desportiva e agenciamento de atletas, realiza hoje e amanhã, no pavilhão Arena do Kilamba, a quarta edição do Torneio 1 de Junho, alusivo ao mês da criança.
O festival terá inicio às 9h00 e contará com a participação de catorze clubes da capital do país, nomeadamente Interclube, Atlético Sport Aviação (ASA), Petro de Luanda, 1ºde Agosto, Vila Clotilde, Kilamba Basquete, Progresso, Maculusso, Ferrovia, Formiguinhas do Cazenga, Clube Desportivo da Banca, Amigos de Viana e Escorpião. Um total de 144 meninas e 288 rapazes, divididos nos escalões de Sub-14 e Sub-16, vão desfilar hoje e amanhã no maior pavilhão do país.
O torneio será disputado no sistema de todos contra todos a uma volta, apurando-se as quatro equipas, que vão disputar amanhã o primeiro lugar. O torneio terá um total de 24 jogos, repartidos entre 20 para os rapazes e quatro para as meninas. As partidas terão início as 9h00 e terminam às 15h30, sendo realizados em três quadras em simultâneo. Nicolau Daniel, director nacional dos Desportos, e Hélder Cruz "Maneda", presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), farão a abertura da prova.
Lazare Adingono e Paulo Macedo vão orientar as suas respectivas equipas e o poste da selecção nacional, Yanick Moreira, foi convidado para apadrinhar o torneio. O mesmo vai ainda realizar um "Clinic" para os petizes.
Por seu turno, José Pedro, responsável e proprietário da empresa Mark Sport, assegurou ao Jornal dos Desportos, que tem tudo acautelado para o êxito do evento, que vai já na sua quarta edição. \"Temos tudo acautelado para o arranque da quarta edição do torneio. Esperamos que os meninos possam aparecer hoje, para juntos fazermos uma festa bonita. O mês é deles, por isso será indispensável a presença deles. Temos o apoio da federação angolana de basquetebol, e esperamos que corra tudo bem\", disse.
Por outro lado, o antigo extremo da selecção nacional, Herlânder Coimbra, foi convidado para emprestar o seu saber aos mais novos. Os lanches e a transportação dos meninos, estão acautelados para o efeito.

CONTRATAÇÃO
A direcção do Petro de Luanda, liderada por Tomás Faria, está na eminência de garantir, nos próximos dias, os préstimos do base norte-americano James Justice Jr, de 1,78 de altura, 30 anos de idade, e 90 kg.
O base esteve, recentemente, no país a disputar a AfroLiga pela equipa do Smouha do Egipto, tendo sido o atleta mais valioso da sua equipa. James Justice Jr está em final de contrato com a equipa egípcia e pode rumar ao clube do eixo-viário nos próximos dias.
O presidente do Petro de Luanda, Tomás Faria, garantiu ao Jornal dos Desportos, na sede do clube, que a direcção vai reforçar a equipa sénior masculino de basquetebol, de formas a conquistar todas as competições da próxima época.
O número um do eixo-viário assegurou, por outro lado, a continuidade do treinador Lazaré Adingono, a frente dos destinos da equipa campeã nacional da época recém terminada 2018/19. De saída está o poste de nacionalidade norte-americana Kendrall Gray. O poste Aldemiro João "Vander" e o extremo Rafael Silva podem deixar a equipa campeã nacional, por estarem em final de contrato.