Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Arena do Kilamba alberga torneio

Melo Clemente - 20 de Julho, 2017

Primeira edição do torneio internacional de basquetebol para veteranos

Fotografia: Nuno Flash |Edições Novembro

O Pavilhão Arena do Kilamba acolhe a partir de hoje, quinta-feira, com início marcado às 15h00, até ao dia 22 do mês em curso, a primeira edição do torneio internacional de basquetebol para veteranos, em ambas as classes, prova inserida nos festejos do primeiro aniversário da Prudencial Seguros, que se assinala a 22 de Julho , uma seguradora de direito angolano.

 A prova vai contar com a participação de Benguela, Huíla, Luanda, Malanje, para além dos representantes de Moçambique.

Em masculinos estarão o Grémio de Malanje, Benguela, Vila Morioka, Huíla, Malanje e Banco BIC, ao passo que no sector feminino a prova contará com a presença de Malanje, Misto das Acácias (Benguela), Huíla, Rádio Nacional de Angola A, Rádio Nacional de Angola B, Fundação Sol e Moçambique, respectivamente.

As equipas serão divididas em duas séries (A e B). O torneio será disputado no sistema de todos contra todos a uma volta, apurando-se para as meias-finais as duas primeiras de cada série.

Entretanto, os jogos serão realizados sem paragens de cronómetros e divididos em quatro períodos de dez minutos cada, com intervalos de um minuto e de cinco minutos entre o segundo e o terceiro período, observando-se sempre a regra dos 24 segundos do ataque.

Em cada um dos três primeiros períodos, cada equipa terá o direito de um minuto de desconto de tempo sem paragem do cronómetro. No quarto período cada equipa terá direito a um minuto de desconto de tempo com paragem do cronómetro. Se o jogo terminar empatado, serão realizados prolongamentos de dois minutos com observância da regra dos 24 segundos, com paragem de cronómetro sempre que houver interrupção e sem pedidos de descontos de tempo, até se encontrar  um vencedor.

Ainda de acordo com os regulamentos da competição, havendo empate entre duas ou mais equipas na fase de apuramento da classificação final, serão aplicados critérios de acordo com os regulamentos da Fiba-Mundo.

O torneio tem com objectivo, criar um ponto de reencontro entre os antigos praticantes da modalidade, incentivar a prática do desporto em geral e em particular do basquetebol a todas as classes sociais e idades, para além de promover e fortalecer a marca junto do mercado de seguros.

Eis o emparceiramento para o primeiro dia de competição: Série A, masculinos: Grémio de Malanje-Huíla (16h00), Benguela-C.T.T (1700), Moçambique-Huíla (18h00), Benguela-Grémio (19h00) e C.T.T-Moçambque (20h00).

Já a série B faz disputar hoje, quinta-feira, apenas duas partidas, designadamente, Malanje-Banco BIC (16h00) e Vila Morioka-ABS (17h00).

Em femininos teremos as seguintes partidas: Série A- Moçambique RNA A (16h00), Benguela-Moçambique (17h00), Benguela-Malanje (19h00) e Malanje- RNA A (21h00). Na série B estão reservado apenas duas partidas: RNA B-Huíla (18h00) e Banco Sol- RNA B (20h00).
Amanhã, sexta-feira, disputam-se as meias-finais e final, em ambas as classes