Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Armando Costa e Cipriano falham pré-olímpico

01 de Julho, 2016

Armando Costa, base, e Olímpio Cipriano, extremo base, foram os primeiros dois atletas a serem excluídos

Fotografia: Jornal dos Desportos

Os internacionais angolanos, Armando Costa, base, e Olímpio Cipriano, extremo base, foram os primeiros dois atletas a serem excluídos  da pré-selecção nacional de basquetebol em seniores masculino, que cumpre um estágio pré-competitivo no Reino de Espanha, tendo em vista a sua participação no torneio pré-olímpico de Belgrado, Sérvia, prova selectivas aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Brasil, segundo apurou o Jornal dos Desportos junto da equipa técnica nacional.

O novo seleccionador nacional, Carlos António Dinis, deve anunciar nas próximas horas o nome do terceiro jogador que vai falhar igualmente o torneio pré-olímpico de Belgrado, competição a decorrer de 4 a 10 do mês em curso.

Armando Costa, tetra campeão africano, atleta que tinha sido dispensado, antes da pré-selecção nacional seguir viagem para Espanha, ganhou peso a mais, situação que obrigou o seleccionador nacional a prescindir dos serviços do internacional angolano.

Por seu lado, Olímpio Cipriano, atleta que conta igualmente com quatro títulos africanos e várias participações em fases finais de campeonatos do mundo, foi afastado devido a pouca entrega nas sessões de treino, segundo fez saber a nossa fonte.

Com o afastamento do base Armando Costa, abrem-se boas perspectivas para o jovem Gerson Domingos, do Grupo Desportivo Interclube, que pode fazer a sua estreia com a camisola da Selecção Nacional.

Entretanto, ontem, os hemdecacampeões africanos venceram o All Star de Espanha, por 74-69, no terceiro jogo de controlo, antes de rumar para o palco da competição.

Reggie Moore, Valdelício Joaquim e Edson Ndoniema foram os melhores marcadores do cinco nacional, com nove e oito pontos respectivamente. Carlos Morais, Bruno Fernando e Roberto Fortes terminaram com sete pontos cada.

 A Selecção Nacional vai disputar o torneio pré-olímpico de Belgrado, Sérvia, inserida no Grupo A, ao lado da similar da Sérvia, país anfitrião, e Porto Rico, adversário de estreia. No Grupo B estão as selecções do Japão, Letónia e República Checa. Já em Turim, Itália, estarão as selecções da Grécia, México e Irão no Grupo A, ao passo que no Grupo B estão as selecções do Itália, Croácia e Tunísia, outro representante do continente africano.

Manila, Philipinas, outra sede do torneio pré-olímpico, estão as selecções da Turquia, Senegal, outro embaixador do continente berço, e Canadá, no Grupo A, ao passo que no Grupo B estão os combinados da França, Nova Zelândia e o país anfitrião, Philipinas.

Trabalham em Espanha os seguintes atletas: Gerson Gonçalves, Leonel Paulo, Reggie Moore, Hermenegildo Santos, Edson Ndoniema, Islando Manuel, Felizardo Ambrósio "Miller", Valdelício Joaquim, Carlos Morais, Roberto Fortes, Gerson Domingos, Bruno Fernando e Sílvio Sousa.