Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

ASA e Marinha procuram hoje meias-finais

Melo Clemente - 25 de Abril, 2019

Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos, vulgo Unitel Basket, a melhor de trs.

Fotografia: Agostinho Narciso | Edies Novembro

 Igualados a uma vitória cada (1-1), as formações do Atlético Sport Aviação (ASA) e Grupo Desportivo Marinha de Guerra voltam a defrontar-se hoje, a partir das 18h00, no Pavilhão Arena do Kilamba, em desafio a contar para a terceira partida dos play-off dos quartos-de-final da 41ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos, vulgo Unitel Basket, a melhor de três.
Depois de ter perdido, por apenas um ponto de diferença (90-91), na primeira partida dos play-off, os pupilos de Walter Costa cilindraram na terça-feira, os comandados de Carlos António Dinis, em pleno Pavilhão Victorino Cunha, por 103-64, partida onde os marinheiros foram claramente superiores em todos os capítulos.
Com a formação aviadora a viver uma crise profunda, em termos financeiros, a equipa do Grupo Desportivo Marinha de Guerra apresenta-se com um ligeiro favoritismo à passagem para as meias-finais da 41ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculino (Unitel Basket).
Apesar dos marinheiros terem vulgarizado os aviadores na terça-feira, o desafio desta noite, poderá ser marcado pelo signo de equilíbrio, a julgar pelo valor das duas colectividades.
Entretanto, o vencedor do desafio desta noite, vai medir forças, nas meias-finais da aludida competição, a melhor de cinco, com o Clube Central das Forças Armadas Angolanas (1º de Agosto), conjunto que conseguiu o apuramento sem realizar qualquer partida nos quartos-de-final, em virtude da desistência da Academia Helmarc.
 Por seu lado, o Grupo Desportivo Interclube, que deixou nos quartos-de-final o Clube Universidade Lusíada, vai defrontar o Atlético Petróleos de Luanda, que deixou pelo caminha a similar do Futebol Clube Vila Clotilde.
A final da 41ª edição do Unitel Basket será jogada no sistema de play-off, a melhor de sete partidas.     

AfroLiga
Fiba-Afrique sorteia sábado "Final Four"


A Comissão Técnica da Fiba-Afrique vai efectuar este sábado, dia 27 do mês em curso, em Abidjan, capital da Costa do Marfim, o sorteio da primeira edição da "Final Four" da antiga Taça dos Clubes Campeões Africanos da "bola ao cesto", competição agora designada AfroLiga, cuja fase final acontece de 24 a 26 de Maio próximo, no Pavilhão Arena do Kilamba, em Luanda, segundo apurou o Jornal dos Desportos.
Quatro formações vão disputar a fase final da primeira edição da  AfroLiga. Tratam-se do 1º de Agosto, equipa angolana mais titulada do continente africano, com oito troféus conquistados, Association Sportive de Sallé de Marrocos, Smouha Sporting Club do Egipto e Jeunesse Sportive Kairouanaise da Tunísia, respectivamente.
Entretanto, das quatro equipas acima referenciadas, apenas o Clube Central das Forças Armadas Angolanas (1º de Agosto) e Smouha do Egipto entram para a "Final Four" sem qualquer desaire, sendo por isso, as principais equipas a atingirem a final da primeira edição da AfroLiga.
Os vencedores das meias-finais vão disputar o troféu da primeira edição da AfroLiga, ao passo que os vencidos disputam o terceiro lugar.     

QUEZADA
NO TOP CINCO

O base dominicano, naturalizado norte-americana, do 1º de Agosto, Emanuel Quezada, está no top cinco, após à conclusão das partidas do "G8", que definiu as equipas que vão disputar a "Final Four".
Quezada acabou por seu um, dos elementos chaves do Clube Central das Forças Armadas Angolanas (1º de Agosto), em busca do nono troféu continental.
Emanuel Quezada obteve uma média de 23, 5 pontos e 6,5 assistências, por desafio.
Completam a lista, Maodo Malick, dois metros e dez centímetros de altura, do Jeunesse Sportive Kairouanaise da Tunísia, com uma média de 18, 4 pontos e 11 ressaltos por partida, Wayne Arnold (Sallé), com 15, 5 pontos por jogo, James Justice Jr, do Smouha do Egipto, com 20, 5 pontos e 8,5 assistências por partida e Todd O´Brien, do Al Ahly do Egipto, com 21, 5 pontos e 15, 5 ressaltos por encontro.    M.C