Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Associao de Benguela forma treinadores

26 de Outubro, 2014

A aposta na formao de treinadores e de juzes est inserida na estratgia de desenvolvimento de basquetebol da Federao Angolana

Fotografia: Mota Ambrsio

O dirigente associativo explicou que vão ser formados no próximo ano 35 treinadores, igual número de árbitros (incluindo juízes de mesa e estatísticos), de forma a elevarem a qualidade técnica.

Júlio Paiva indicou que o plano gizado pela instituição também inclui a capacitação de outros seis treinadores de nível II para que possam passar para o nível III e preencham o quadro obrigatório nacional. A perspectiva é a padronização do trabalho em matéria de treinos.

O responsável da associação de Benguela informou que o curso de capacitação visa suprir a carência no capítulo de formação. Neste momento, assegurou, muitos técnicos e árbitros trabalham em diferentes equipas e competições sem possuírem a formação adequada.

Júlio Paiva justificou que a formação de treinadores e de árbitros resulta do compromisso do presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Paulo Madeira, que reafirmou, recentemente, o cumprimento do seu programa para o desenvolvimento do basquetebol na província de Benguela, em particular, e no país, em geral.Júlio Paiva salientou que a grande movimentação do basquetebol em Benguela é outro motivo pelo qual a federação angolana da modalidade vai promover a acção de formação, através da associação provincial de Benguela.

TCHIOCO EM VANTAGEM NA TAÇA DE ANGOLA

O Desportivo do Tchioco venceu o Heja Sport Clube do Lubango por 61-58, em jogo da primeira mão da fase provincial da Taça de Angola de 2014, em seniores masculinos. Num jogo equilibrado disputado no Pavilhão do Benfica do Lubango, a frieza do Tchioco foi determinante para suportar a pressão adversária nos últimos segundos.A segunda mão é jogada na próxima quarta-feira no mesmo recinto.

 O vencedor representa a província da Huíla na fase nacional da competição.