Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Atletas reconhecem qualidades

Melo Clemente -Los Angeles - 12 de Março, 2016

Estrela dos Los Angeles Lakers abandona carreira no fim da época desportiva

Fotografia: AFP

Aos 37 anos de idade Kobe Bryant é a estrela da formação dos Los Angeles Lakers, continua a ser uma figura incontornável da liga norte-americana de basquetebol (NBA) e em particular da formação do Estado da Califórnia.

Longe dos tempos áureos em que ajudou de forma decisiva a colectividade a conquistar cinco anéis da NBA, sob a liderança do técnico Phil Jackson, o astro Kobe Bryant tem sido afectado nos últimos tempos por uma onda de lesões, facto que “obrigou” o extremo base a anunciar o fim da longa carreira (20 anos) ao serviço dos Los Angeles Lakers, no final da actual temporada.

Hoje, a popularidade de Kobe Bryant é inquestionavelmente mundial por conta das suas qualidades técnicas e tácticas, o que faz dele um dos melhores jogadores da actualidade e dos últimos tempos.

Aliás, a próxima estátua a ser colocada no pátio do gigantesco Pavilhão Staples Center na cidade de Los Angeles, com capacidade de 18.997 pessoas, vai ser a do bicampeão olímpico.

Na quinta-feira, o internacional norte-americano voltou a estar em grande destaque no duelo com LeBron James, conhecido nas lides da bola ao cesto como o “The King” (rei), apesar da sua equipa ter perdido com a formação do Cleveland Cavaliers, por 108-120.

LeBron James reconheceu que Kobe Bryant é um dos maiores jogadores da actualidade e a sua retirada das quadras vai seguramente deixar muita saudade. “O Kobe Bryant é daqueles jogadores que qualquer adepto gostaria de ver jogar para sempre. Kobe é realmente um ícone do basquetebol mundial e honestamente  por aquilo que fez e tem feito, merece o reconhecimento do público da cidade de Los Angeles e não só”, disse o bicampeão da NBA com as cores do Miami Heat.

No final da partida, LeBron James abraçou de forma demorada o astro Kobe Bryant que fez arrancar das bancadas fortes aplausos.

Quem também destacou as qualidades de Kobe Bryant é o jovem Julius Randle, extremo poste 21 anos de idade, dois metros e alguns centímetros e 113kg.

“É sensacional jogar ao lado de um dos melhores jogadores da actualidade. Constitui um sonho para qualquer atleta jovem jogar ao lado de Kobe Bryant e felizmente consegui realizar este sonho. Nós jovens temos apreendido muito com ele”, reconheceu Julius Randle que interagiu com o grupo de profissionais da comunicação social que esteve na cidade de Los Angeles a participar da NBA All Acess Tour'2016, a convite da SuperSport, canal da DSTV.

Para além de duas medalhas olímpicas conquistadas em Beijing'2008 e Londres'2012, cinco títulos da NBA, Kobe Bryant conta com 17 participações no All Star Game (Jogos das Estrelas), tendo sido eleito MVP (Jogador Mais Valioso) em quatro ocasiões.

Kobe fez a estreia na NBA aos 18 anos e 72 dias de idade. O astro dos Los Angeles Lakers foi ainda o jogador mais jovem a jogar um All - Game, com 19 anos e 169 dias.  

A 22 de Janeiro de 2006, frente ao Toronto Raptors, Kobe Bryant anotou 80 ponto, a segunda maior pontuação feita por um jogador na história da NBA. O extremo base tem ainda o recorde da NBA de bolas de três numa única partida (12). A lenda dos Lakers tornou-se o jogador com mais pontos na história da equipa do Estado da Califórnia, superou a antiga glória Jerry West.  Kobe tem mais de 30.000 pontos e 6.000 assistências.


DESPEDIDA
Confraternização
fecha a excursão


Um almoço de confraternização a realizar-se no IW Marroit Hotel marca hoje dia 12 em Los Angeles, cidade do Estado da Califórnia, o encerramento da NBA All Acess Tour/2006, uma organização da SuperSport, canal da DSTV, em parceria com Liga Norte -Americana de Basquetebol.

Durante aproximadamente uma semana, os profissionais da comunicação social ligados ao desporto e membros da Super Sport dos mais variados países participaram da NBA All Acess Tour'2016, efectuaram visitas a sítios e monumentos históricos de Los Angeles.

As visitas realizadas a Universal Estúdios de Hollywood, Mercado de Agricultores e Pavilhão do Staples Center, casa dos Los Angeles Lakers e Los Angeles Clippers, marcaram significativamente os convidados da SupertSport, canal da DSTV. Entretanto, o ponto mais alto da NBA All Acess Tour/2016 foi sem margem de dúvidas o facto da comitiva ter assistido em pleno Pavilhão do Staples Center às partidas entre Los Angeles Lakers e Cleveland Cavaliers e no encerramento Los Angeles Clippers e New York Knicks.

Os integrantes da comitiva da SuperSport, Canal da DSTV, começam a deixar a cidade de Los Angeles, a partir de segunda-feira. 
 MC