Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Baduna aplaude a homenagem

Helder Jeremias - 15 de Fevereiro, 2017

Baduna domina nos últimos tempos os campeonatos nacionais de jovens

Fotografia: Miqueias Machangongo

O antigo extremo da Selecção Nacional, Edmar Vitoriano "Baduna", considerou de "mais que merecida" a homenagem efectuada pela Associação Nacional de Treinadores de Basquetebol ao ex-seleccionador nacional, Vladimiro Romero, durante o jantar de confraternização no âmbito da eleição e tomada de posse da direcção de Anselmo Monteiro.

Para Baduna, o gesto expressa bem o reconhecimento pelo "grande contributo" do malogrado treinador para o engrandecimento do basquetebol angolano, tal como fizeram outras grande personalidades que também foram dignas de homenagem, como são os casos dos antigos presidentes da Federação Angolana de basquetebol e o catedrático professor Vitorino Cunha.

Na qualidade de um dos atletas mais acarinhados pelo técnico que em vida defendeu com brio as cores de Angola na arena internacional, Edmar Vitoriano "Baduna" defende que o seu nome está gravado de forma indelével no historial da modalidade. Por esse motivo, a sua pessoa deve continuar a ser enaltecida para que as novas gerações tenham conhecimento da sua obra.

A desempenhar as funções de treinador nos escalões de formação do Atlético Petróleos de Luanda, Baduna reconhece que se tem notado alguma escassez de jovens com talento para darem um maior fôlego ao basquetebol nos últimos tempos. Acredita que a estratégia da nova direcção da ANTB vai conferir aos profissionais as ferramentas necessárias para se inverter o quadro.

"O basquetebol que se pratica hoje, não é diferente ao do nosso tempo, pese embora nos dias que ocorrem nos depararmos com a escassez de atletas com grandes capacidades. Neste contexto, cabe-nos, enquanto treinadores, trabalhar com afinco no sentido de tornar os potenciais talentos em atletas de referência nos clubes nacionais", disse.                
HJ