Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

BAI condiciona defesa do título

Álvaro Alexandre - 31 de Outubro, 2016

Campeões mundiais estão sem dinheiro para seguir viagem ao México

Fotografia: Domingos Cadência

A Selecção Nacional Sénior Masculina corre o risco de não participar do 25º Campeonato Mundial de Pesca Desportiva de Corrico de Alto Mar, a decorrer de 5 a 12 de Novembro, na região costeira de Acapulco, no México, por falta de verba.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, o vice-presidente da Federação Angolana de Pesca Desportiva (FAPD), Rogério Matos, disse que a direcção do Banco BAI negou autorizar o levantamento de 21,5 mil euros para assegurar as ajudas de custo dos pescadores.  
                        
Rogério Matos, que também é o seleccionador nacional, alertou que "a Selecção angolana de pesca desportiva de alto mar, pode falhar a participação no próximo Campeonato do Mundo, no México, após conquistar dois títulos consecutivos (2014 e 2015)". O período está estreitamente escasso e os horizontes estão totalmente fechados.

"É iminente o perigo da não participação na defesa do título conquistado no ano transacto, na cidade do Lobito. Estamos a correr contra o tempo. Temos dois dias para equacionar o problema das divisas. Apelamos  ao bom senso da direcção do Banco BAI para facilitar o levantamento do dinheiro em moeda estrangeira para não comprometermos os objectivos do país", implorou.

O seleccionador nacional garantiu que todas as questões administrativas estão resolvidas e o único impasse é a falta da moeda estrangeira.

"O embarque da Selecção Nacional está marcado para quarta-feira e a chegada está prevista para a próxima sexta-feira. Não temos tempo para realizar treinos de reconhecimento. O campeonato começa no sábado, um dia depois da nossa 'possível' chegada à aldeia do Campeonato do Mundo. A Federação Angolana assegurou o transporte aéreo dos atletas, a hospedagem e a taxa de participação", garantiu.

O seleccionador Nacional Rogério Matos convocou os pescadores Carlos Louro (Team Release), Luís Mateus (Tudo Fish), Marco Queiroz (Team Calulo), António Garrocho (Dragões), Júlio Rocha (Team Náutico), João Lopes (Team Náutico), Ruben Leal (Team Náutico) e Airton Moreira (Monster Fishing Team).

Estão inscritos no Campeonato do Mundo, as selecções de Angola, África do Sul, Senegal, Egipto, Tunísia, Alemanha, França, Espanha, Itália, Suíça, Portugal, Áustria, Brasil, México, Costa Rica, Porto Rico e Estados Unidos da América.